Por Nara Porto

Redatora especialista em Gestão de Pessoas, Negócios e Trabalho Remoto.

Publicado em 26/08/2020. | Atualizado em 26/06/2020


A Revolução Industrial 4.0 descreve uma fase que vivemos que traz transformações profundas na sociedade. Essas mudanças também impactam na necessidade de contratação de serviços e exigem profissionais com as habilidades necessárias. Como você tem se preparado?

Já percebeu como o mundo tem mudado em uma velocidade absurda? Nessa Revolução Industrial 4.0, especialistas já identificaram que estamos inseridos no mundo VUCA, que é o acrônimo das características desse momento: volátil (volatility), incerto (uncertainty), complexo (complexity) e ambíguo (ambiguity).

Com isso, é natural que surjam novas necessidades à medida que este mundo se modifica, exigindo que os profissionais do mercado tenham práticas, talentos e aptidões que permitem às empresas lidarem com todas essas mudanças para garantir diferencial competitivo de forma rápida e consistente. Mas que habilidades são essas? Listamos as principais neste artigo!

1. Criatividade

A criatividade consiste em ter novas ideias e transformá-las em realidade. Quando você tem essa habilidade, consegue identificar novas maneiras de gerar soluções por meio do pensar e produzir, e isso envolve criar algo de valor para o serviço que está fazendo.

Considerando a necessidade que as empresas têm de inovarem constantemente em seus produtos e serviços, sem dúvidas, a criatividade é essencial para isso. Com ela, você consegue trabalhar com conteúdos criativos por meio da curiosidade, originalidade e resolução de problemas ao ter ideias incríveis.

Guia da escrita criativaPowered by Rock Convert

2. Negociação

Saber negociar é quase uma arte. Um bom negociador consegue perceber todos os lados durante uma negociação e levar ao entendimento entre as partes, de modo que todos saiam ganhando. Isso significa que ela é um processo de comunicação fundamental num mercado cada vez mais competitivo.

Dentro da Revolução Industrial 4.0, por exemplo, haverá momentos em que será preciso mostrar a importância de investir em ideias inovadoras, influenciar as pessoas sobre suas decisões e entender as suas necessidades e as da empresa para se comunicar com clareza. Assim, ter poder de negociação fará toda a diferença.

3. Inteligência emocional

A SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional), define essa competência como “a capacidade de administrar as próprias emoções e usá-las a seu favor, compreendendo também as do outro”. Ao tê-la, você controla as sensações que sente e toma decisões mais analíticas e menos impulsiva.

Quando falamos de inteligência emocional, estamos nos referindo a um conjunto de habilidades que, quando se relacionam, formam essa capacidade, que são autorresponsabilidade, percepção, reação, foco e ação. E diante dos desafios do âmbito profissional, tudo isso é importante para se conhecer e lidar com o outro de forma positiva.

4. Resolução de problemas

Quando você consegue perceber as complicações que existem a sua volta e identificar estratégias para resolvê-las, você tem a habilidade de resolução de problemas. Na prática, essa habilidade consiste em analisar o cenário e pensar em soluções para sair daquela situação, como uma trilha em direção à porta.

A Revolução Industrial 4.0 traz uma série de desafios por causa do mundo VUCA, como falamos logo no início. E como esses problemas, muitas vezes, são considerados inéditos, essa habilidade é essencial para identificar a causa da situação e pensar em alternativas de resolver da melhor maneira, independente de quantos planos sejam necessários.

5. Pensamento crítico

O pensamento crítico se dá ao raciocínio que você faz diante de uma situação com o intuito de buscar razões ou causa para tal fato. E assim como acontece na inteligência emocional, o pensamento crítico também é um conjunto de habilidades, mas desta vez são cognitivas e levam a analisar situações, elaborar ideias e levantar hipóteses sobre algo.

No dia a dia, essa habilidade é fundamental para fazer as perguntas certas e ter disposição de mudar seu ponto de vista, se for necessário. Pensar de forma crítica significa se abrir aos fatos e soluções e ter proatividade para se transformar a realidade situacional.

6. Comunicação

Talvez você já saiba que a comunicação é a troca de informações entre uma ou mais pessoas, onde temos o emissor e o receptor. Mas, na prática, sabemos que não é tão simples assim. Para se comunicar é preciso ouvir com atenção, usar a linguagem certa e garantir que o outro entendeu sua mensagem. Do contrário surgem os conflitos.

Saber se comunicar é essencial para as novas relações de trabalho, principalmente na era digital em que as pessoas conversam pela internet e trocam informações por meio de ferramentas compartilhadas. Além disso, esse aumento de informação pode causar problemas, como ruídos que levam a duplo sentido, exigindo cada vez mais que o profissional tenha essa habilidade.

7. Colaboração

O trabalho colaborativo é aquele que é feito de forma integrada entre as equipes, permitindo reduzir burocracias e entraves, e acelerando a automatização e o compartilhamento de informações. Com isso, todos os envolvidos participam ativamente, como uma engrenagem, e trabalham com o mesmo propósito.

Diante dos desafios e necessidades da Revolução Industrial 4.0, a colaboração é fundamental para dar velocidade a troca de informações e geração de tarefas que impactam no desenvolvimento final de um projeto ou de um processo. E para isso, você precisa se dispor a contribuir com o time e utilizar tecnologias que permitem isso.

8. Adaptabilidade

Diante de tantas mudanças e num cenário tão complexo, você precisa se adaptar não apenas as necessidades que já conhece, mas também àquelas que ainda surgirão. Uma pessoa adaptável é aquela que tem flexibilidade de se ajustar as mudanças ao superar os entraves que existem.

E essa adaptação pode ser necessária de diversas formas. Por exemplo, ao prestar serviços para uma empresa, pode ser necessário se adaptar a novos recursos, mudanças de tecnologia e até lidar com novos responsáveis em cada projeto. Quando você se disponibiliza a aprender e abraçar o que é novo, essa adaptação se torna bem mais fácil.

Com este novo cenário da Revolução Industrial 4.0, é essencial acompanhar essas novas tendências para identificar oportunidades valiosas para a sua carreira e desenvolver as habilidades necessárias. Veja em quais áreas você pode oferecer diferencial entre outros produtores de conteúdo e pratique esses aprendizados, até que eles se tornem hábitos e virem habilidades!

Quer saber como se diferenciar no mercado tecnológico? Então, baixe nosso e-book incrível sobre a carreira do futuro para profissionais de tecnologia!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto