Por Jardel Rodrim

Criatura de fevereiro: músico que estudou Letras e já foi ator.

Publicado em 28/02/2020. | Atualizado em 18/02/2020


O marketing digital muda bastante, mas certas coisas permanecem obedecendo às mesmas lógicas. Como você tem se preparado para os desafios de 2020?

O objetivo de tentar dominar as habilidades de marketing é parecido com a explicação do poeta grego Heráclito sobre como as coisas estão em constante mudança. Segundo um pensador antigo, não é possível entrar duas vezes no mesmo rio.

As águas do marketing digital não são diferentes. A cada novo dia, quando põe os pés nelas, você é uma nova pessoa se banhando em um novo marketing, que muda tão rapidamente quanto as águas de um rio de informações e tecnologias.

E qual foi a última vez que você dedicou um tempo a compreender essas águas, na sua profundidade e velocidade? Se estudou o assunto há dois ou três anos e não deu continuidade, acredite: seus conhecimentos devem estar bem defasados.

O objetivo deste artigo é levar você para um mergulho nessa correnteza. Se nadar respeitando o percurso que traçamos, você vai sair na outra margem um baita profissional, com todos os novos conceitos e tecnologias na ponta da língua. Continue a leitura.

Por que investir em novas habilidades de marketing

O marketing, sobretudo o digital, evolui conforme as novas tecnologias. E como vivemos tempos de um crescimento incontrolável de novos recursos e possiblidades online, não há tempo a perder. Todos os profissionais devem aprender constantemente.

Todo esse aprendizado segue 3 linhas gerais: a empatia com o consumidor potencial de uma marca, o engajamento dele e uma proposta de gerar diferentes sensações e sentimentos. Em outras palavras, o marketing não é algo estritamente racional.

A dinamicidade dessa disciplina é o maior motivo para você investir tempo e dinheiro no aprendizado de novas habilidades em 2020. Um novo marco na sua carreira pode começar assim.

E tenha em mente que cada novo conhecimento não deve existir isoladamente, mas abrir a sua mente para novas formas de compreender um mesmo assunto, frutos da evolução constante do mundo digital.

As 7 habilidades de marketing que você precisa em 2020

Alguns assuntos listados abaixo são capacidades técnicas. Outros estão mais relacionadas a um entendimento geral do que seja o seu trabalho.

Então, de certa forma, o seu desafio no ano que se inicia é aprender habilidades práticas, mas que estejam carregadas de um sentido maior. E esse sentido maior, você já deve saber, chama-se estratégia. Vamos colocar os pés nas águas velozes do nosso trabalho.

1. Visão analítica

Já faz um tempo que os profissionais de marketing, antes muito ligados à área de humanas, têm se especializado na interpretação de números e nas decisões que eles sugerem. Se você já faz isso, é provável que o seu cliente não faça.

Segundo pesquisa do E-commerce Brasil, apenas 20% dos negócios brasileiros decide a partir de números. Não apenas treine para ser capaz de atuar orientando-se pelos dados, mas também trate de afiar o discurso para convencer os seus clientes a fazer o mesmo.

2. Noções de web design

Textos e imagens são grandes aliados no processo de convencimento. O problema é que, por uma espécie de cisão entre Letras e Artes Visuais herdada da publicidade clássica, essas duas habilidades hoje encontram-se divididas entre o web designer e o redator.

Em um futuro não muito distante (talvez a menos de um ano de distância), todos os profissionais de marketing vão precisar dominar um pouco das duas coisas. O web design, porém, é hoje uma habilidade muito menos estudada por eles que o texto.

Isso não condiz com a importância das imagens para a experiência de leitura, tão comum nos infográficos, vídeos e outros conteúdos visuais que, aliados, fazem as pessoas descerem pelo funil de marketing como se fosse o rio de Heráclito.

3. Entendimento de SEO

E por falar em mudanças constantes, como andam as suas habilidades de SEO? O Google aperfeiçoa a experiência dos seus usuários o tempo todo, e muitas vezes joga algumas verdades pela janela ao fazer isso.

Aceite a mudança e estude Search Engine Optimization constantemente. Isso garante não apenas primeiros lugares nos mecanismos de busca, mas compreensão da psicologia das pessoas que consomem o seu conteúdo.

4. Produção de conteúdo otimizado para mobile

Quando nossos avós começam a usar o WhatsApp no smartphone, é porque precisamos admitir que a experiência mobile vem em primeiro lugar.

Redes sociais como o Instagram e a política do Google no que diz respeito a otimizações para todos os tipos de tela já fizeram isso, e você deveria fazer também. Atualize seus conceitos de copywriting.

5. Automação de marketing

Como aliar automação a empatia? Essa é a sua função ao criar bots e fluxos de automação de e-mail marketing: fazer uso das opções disponíveis nas plataformas de gestão de leads para criar percursos didáticos que eduquem, respeitando as dores da buyer persona.

Pode parecer que essa habilidade nunca vai ser ensinada, mas empatia é uma aptidão de marketing que vem sendo transmitida nas melhores agências, e deve fazer parte também do seu dia a dia de freela.

6. Branding e costumer success

Não adianta dominar as melhores ferramentas e fazer análises de dados se você não souber se apresentar para os clientes (com as melhores práticas de branding) e, sobretudo, ensiná-lo as boas práticas para se beneficiar do seu trabalho.

Principalmente quem produz conteúdo tem dificuldades de explicar para os setores de marketing das empresas que os contratam que o conteúdo sozinho não vende. Ele precisa de uma estratégia.

E se em 2020 seus clientes não perceberem isso, pode ter certeza de que eles vão abrir mão do seu trabalho, por melhor que ele seja, sob o pretexto de que ele não funciona.

Então, aprender customer success é inadiável, e você deve saber educar o cliente para que ele não troque seu serviço por um mais barato. Afinal, nada no marketing digital é um commodity, mas ainda são poucos os empresários que percebem isso.

Em 2020, seja como o Heráclito, que viveu mais de 540 anos antes de Cristo e conseguiu a façanha de ser citado em um artigo de marketing digital que fala das habilidades de marketing mais atuais.

Se for como ele, aquilo que você aprende e ensina aos clientes vai ser lembrado por todo o sempre. Afinal, o conhecimento verdadeiro passa como as águas de um rio, mas o seu percurso é quase sempre o mesmo.

Confira o nosso Guia das Carreiras do Futuro Para Profissionais de Tecnologia. Com ele e a leitura deste artigo, você já terá dado passos largos para fazer de 2020 o ano em que as coisas começaram a mudar para muito melhor!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *