Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 05/10/2017. | Atualizado em 06/10/2017


Quer fazer um blog crescer de verdade? As parcerias de marketing serão muito importantes nesse caminho.

Um Guest Post é muito importante para que o seu blog consiga a autoridade em buscadores como Google, Yahoo! e Bing. Ter blogs parceiros é parte fundamental dessa equação e o ajudará nessa jornada, fazendo com que seja mais simples rankear entre os primeiros resultados de pesquisa dentro da sua categoria. Mas por que isso acontece?

Você já deve ter ouvido falar de link building e provavelmente acredita que ele é válido apenas para a construção de ganchos internamente, mas isso não é verdade. Linkar seu conteúdo a peças externas e blogs de terceiros também ajuda a construir uma reputação sólida para o seu website e a transformá-lo numa referência para os buscadores. E é aí que entra a importância dos Guest Posts.

Na prática, eles são uma forma para que você agregue conteúdo em blog de terceiros e vice-versa. Este recurso será apresentado a você em detalhes no nosso post de hoje e vamos entender melhor situações em que o Guest Post se faz necessário, trazendo os melhores resultados.

Pronto para aprender? Então continue a leitura.

O que é Guest Post?

Antes de qualquer coisa vamos definir o que é um Guest Post, para que você tenha certeza do que está falando quando se referir ao termo por aí. Do inglês, Post de Convidado, Guest Post significa escrever um conteúdo e publicá-lo no blog de outra pessoa e não no seu. Mas por que alguém faria isso?

Primeiramente, porque é uma ótima forma de se conectar a novas audiências e espalhar seu nome ou a marca da sua empresa por aí. Mas esse não é o único e exclusivo motivo para a popularidade do Guest Post. Há por trás dele muita ciência, pelo menos do ponto de vista do SEO.

Guest Posts constroem relacionamentos. Afinal, blogueiros precisam de bons conteúdos e ser um bom escritor convidado adiciona valor ao blog de outra pessoa bem como estreita a relação com ela. Isso significa crescer em influência no círculo de pessoas que publicam na internet e amplificar a sua rede de contatos, o que é muito bom.

Em segundo lugar, Guest Posting é uma ótima ideia em termos de Search Engine Optimization, ou SEO, esse termo que usamos tanto aqui no blog e que é tão relevante para o universo online.

Quanto mais backlinks (links de outras fontes que não o seu blog ou site) uma página tem, mais relevante ela se torna e por isso, mais confiável ela é (pelo menos para buscadores como o Google). Conforme o tempo passa, a quantidade de backlinks adquiridos aumentará o valor do seu blog, fazendo com que seu conteúdo seja mais fácil de ser encontrado em ferramentas como o Google, o Yahoo! e o Bing.

Se isso não fosse o bastante, Guest Posts ainda têm uma última e excelente vantagem. Eles introduzem você para novas pessoas e o seu negócio também. Afinal, são a oportunidade perfeita de conversar com uma comunidade já estabelecida de pessoas e passar a sua mensagem. Se você adiciona valor à discussão, verá que algumas dessas pessoas se tornarão parte da sua audiência também, e isso é muito bom.

Quando fazer Guest Posts?

Agora que você já conhece as principais vantagens do Guest Post, deve estar se perguntando quando é hora de recorrer a este tipo de conteúdo em seu próprio blog e qual é o momento perfeito para começar a estabelecer uma rede de blogs parceiros.

O ideal é começar a fazer isso bem no início de suas publicações, entrando em contato com pessoas que possuam conteúdo voltado para um público similar ao seu, mas não sejam exatamente suas concorrentes. Assim, vocês podem trabalhar em parceria, complementando o labor um do outro, sem jamais competir.

A hora certa de fazer Guest Posts, porém, varia. É preciso antes de tudo determinar qual o seu objetivo com esse tipo de conteúdo e por que um determinado veículo é o certo, em detrimento de tantos outros. Em geral, posts de convidados começam pelos seguintes motivos:

  • para que ele tenha a oportunidade de se posicionar como autoridade em um assunto;
  • para aumentar sua exposição e consequentemente o tráfego de seu website;
  • para construir backlinks para sua página.

Lembre-se de que com o tipo de conteúdo certo nos blogs adequados você pode fazer as três coisas acima de uma vez só. Por isso, determine uma periodicidade dentro da qual você pode recorrer aos Guest Posts e crie uma rede de contatos para não fazê-lo sempre nos mesmos blogs. E fique atento para retribuir, permitindo também postagens em sua página.

Como conseguir o melhor resultado?

Que Guest Posts são importantes você já sabe e que eles ajudam o SEO de uma página a melhorar bastante também, mas como conseguir que os seus resultados sejam os melhores possíveis utilizando essa técnica? As dicas a seguir podem ajudá-lo.

Escolha uma palavra-chave de grande importância

O primeiro passo para obter sucesso em seus Guest Posts é, como em qualquer outro conteúdo para blogs, escolher a palavra-chave certa. Mas como fazer isso quando você está escrevendo no blog de outra pessoa? É importante contar com a ajuda do parceiro!

Ele deve orientá-lo a respeito dos interesses e particularidades de seu público, incluindo quais palavras-chave são adequadas. Esse passo é de grande importância e é o que fará com que seu conteúdo se destaque entre tantos outros. Atente-se para preencher o seu texto com esse termo em uma boa densidade, pois ele continuará sendo tão importante no blog do parceiro como quanto é no seu blog.

Tenha parceiros que compartilhem a mesma persona

Outro aspecto importante do Guest Post é que ele deve ser escrito para um público que compartilha as mesmas necessidades que o seu, ou seja, para uma persona similar a que visita o seu conteúdo diariamente. Afinal, o seu objetivo ali é conquistar novas fontes de tráfego e quem sabe novos negócios, por isso, não faz sentido escrever para uma persona completamente diferente da que frequenta o seu blog normalmente.

Lembre-se! Você quer encontrar, então, endereços web que estejam numa área de interseção e tenham uma audiência muito similar a sua, mas que não compitam diretamente com você. Mais ou menos como quando há uma loja de doces e uma de salgados na mesma rua e as duas se complementam. É isso que você deve tentar reproduzir no modelo online.

Escreva para um blog do mesmo nicho que o seu

Digamos que você fale sobre design. O seu primeiro passo deve, portanto, ser o de encontrar um blog da área para falar também sobre esse assunto. Quanto mais próximo do seu nicho for o blog para o qual fizer seu Guest Post, mais fácil será transformar esses outros leitores em uma audiência cativa para o seu.

Promova seus guest posts como promoveria qualquer outro conteúdo de seu blog

Lembre-se de promover o conteúdo dos seus Guest Posts nas suas redes sociais com a mesma intensidade que promoveria o conteúdo de um post comum. Ainda que seu parceiro faça o mesmo, é sua responsabilidade em primeiro lugar divulgar e fazer com que esse post seja um sucesso, portanto você deve compartilhá-lo em seus canais de mídias sociais e promover sua existência.

Não escreva para promover seu blog

Um erro tremendo que você pode cometer ao fazer Guest Posts é escrever para promover o seu blog diretamente. A maioria das pessoas, no começo da sua jornada para o Guest Posting, o faz e vê que os resultados são fatalmente ruins. A princípio, o autor do blog pode simplesmente recusar o seu post e evitar os seus próximos contatos.

Escreva um conteúdo interessante, que possa ser referenciado posteriormente e que tire dúvidas reais dos leitores daquele blog. Fale de algo que você entende bem e não promova simplesmente a sua página. Essa é a melhor forma de obter sucesso nessa empreitada.

Responda todos os comentários

Algo muito importante, especialmente em Guest Posts, são os comentários. Porque eles são a sua oportunidade de se conectar com novas pessoas, que podem virar clientes, leitores ou prospects. Por isso, é mais importante do que nunca que você esteja atento a eles e os responda com atenção.

Todos os comentários em um Guest Post devem receber um feedback do seu autor, por mais trabalhoso que isso seja. É esse feedback que vai garantir às pessoas que vale a pena ficar atento à sua mensagem e quem sabe se tornar um leitor do seu blog também.

Aqueles comentários que não podem ser respondidos de uma só vez, porque são extensos demais, podem inclusive virar novos posts e você deve convidar quem os inspirou a conhecê-los.

Enderece seu conteúdo a principiantes

Há uma regra para Guest Posts e ela é a seguinte: eles devem ser sempre endereçados a principiantes. Quando você publica conteúdo no blog de terceiros, está falando com uma audiência que não é familiarizada com o seu negócio, por isso, deve ser extremamente cuidadoso nas suas palavras. Tenha em mente que para conquistá-la será preciso introduzir muito bem o seu tema e explicá-lo como se estivesse apresentando-o pela primeira vez.

Por mais que você esteja trabalhando com a mesma persona para quem escreve em seu blog, os objetivos dela ao visitar a página de um parceiro são muito distintos e isso tem de ser levado em consideração.

Alinhe seu estilo ao blog em questão

Um ponto importante é que você não está escrevendo em seu próprio site, por isso, é preciso alinhar o seu estilo ao do blog em questão. Leia um pouco do que já foi escrito pelo veículo em que você publicará seu conteúdo antes de criá-lo. Outra dica é fazer com que a sua linguagem se adeque naturalmente a do autor. Assim será mais fácil conseguir que os seus objetivos sejam concluídos.

Vale a pena fazer Guest Post?

A resposta é sim! Depois de tudo que você viu ao longo deste artigo você também já deve estar convencido disso. Guest Post é uma excelente oportunidade de construir um nome para você e seu blog e se expor para pessoas que ainda não conhecem seu trabalho.

Além disso, é uma das melhores formas de construir uma rede de backlinks, ou seja, de links de referência que podem ser utilizados para subir de ranking em buscadores como o Google e o Bing. Ou seja, facilitam na hora de ser encontrado quando as pessoas estão navegando por aí.

Não bastasse tudo isso, escrever Guest Posts vai aumentar as suas habilidades como escritor e prepará-lo para produzir conteúdo cada vez mais interessantes e convincentes – o que pode ser um bom caminho.

Guest Posting é uma oportunidade e tanto de expandir seu networking, conhecer novas pessoas e se tornar uma parte de uma comunidade online que pensa parecido e publica conteúdo constantemente. Essa comunidade não só receberá seus Guest Posts bem como contribuirá para o seu blog, criando uma relação mutuamente benéfica que tem de tudo para fazer bem para os sites de ambos.

Não obstante, essa técnica é boa para o reconhecimento da sua marca pessoal e profissional! Também faz com que mais pessoas entrem em contato com o que você tem a oferecer. Por isso, é importante para o branding e para a sua autenticidade como escritor.

Afinal, você já sabe que é possível construir autoridade na sua indústria, negócio ou como freelancer por meio de posts em blogs. O Google adora conteúdo novo, atualizado e que responde às perguntas de seus usuários. Ele recompensa esse tipo de conteúdo com as melhores posições em seu buscador.

Recursos como o Guest Post são apenas uma maneira de acelerar como a sua autoridade é percebida pelo motor de buscas e destacar a relevância do material produzido por você. Esperamos que este guia a respeito de posts de convidados tenha lhe ajudado a entender como eles funcionam, quais seus benefícios e por que é uma boa ideia investir nessa ferramenta.

Viu como o Guest Post pode ser relevante para um blog? Para continuar aprendendo com conteúdos como este, assine a newsletter da Comunidade Rock Content e receba em seu e-mail nossas principais atualizações!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *