Por Matheus Pereira

Analista de Planejamento na Rock Content.

Publicado em 13/10/2016. | Atualizado em 31/10/2018


Confira como você pode aproveitar o Google Trends para criar conteúdos incríveis!

Acertar na escolha da palavra-chave é o sonho de todos profissionais que trabalham com planejamento de conteúdo. A boa notícia é que essa conquista pode se tornar menos dolorosa. Não será necessário usar a cor da sorte no réveillon ou pular as sete ondas no mar no final do ano. Basta continuar lendo esse texto!

Afinal, vamos apresentar a poderosa ferramenta Google Trends. Nela, é possível descobrir os assuntos que estão sendo mais comentados na internet. Além disso, você conhece o comportamento do internauta, quando ele pesquisa por um site, imagem ou vídeo.

Preparado para conhecer essa ferramenta? Vamos lá!

O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar as principais tendências entre os usuários na internet.

Lançada pela Google, essa ferramenta ajuda a descobrir quais são as buscas que os internautas estão realizando em relação a diversos termos.

A ferramenta ainda mostra as pesquisas que os usuários executaram para tirar dúvidas sobre assuntos como política, esportes e culinária.

Existe também a possibilidade de acompanhar os resultados de acordo com informações segmentadas por período de tempo, categoria, regiões (país e estado) e fontes de busca (google news, google shopping, google imagens e youtube).

Inclusive, esse site contém tantos dados interessantes, que a própria equipe do Google criou um blog com conteúdos e curiosidades sobre a informações obtidas no Trends!

Por que usar o Google Trends?

Provavelmente você já deve ter utilizado o planejador de palavras-chave em suas estratégias de marketing digital. Talvez, outras ferramentas que estão disponíveis no mercado. Logo, não consegue entender por que investir em outro recurso. Certo?

Para acabar com esse dilema, veja abaixo, quatro motivos pelos quais o Google Trends precisa ser incluído em suas estratégias.

  • A ferramenta é fácil de usar;
  • A ferramenta possibilita trabalhar com segmentação;
  • A ferramenta é intuitiva;
  • A ferramenta ajuda você a se destacar no mercado de trabalho.

Embora possua muitos recursos, poucos profissionais conhecem a plataforma, o que é uma ótima saída de produzir excelentes pautas e se destacar no trabalho como freelancer.

curso completo do blog pessoal

Como usar o Google Trends?

Para iniciar os trabalhos com a plataforma do Google Trends, o planejador de conteúdo deve acessar o link https://www.google.com.br/trends/. O acesso é permitido sem a necessidade de fazer um cadastro.

Logo na primeira página, você visualiza os assuntos que são mais comentados no mundo virtual. Se deseja fazer uma pesquisa mais específica, filtre a busca por região.

Para encontrar os assuntos mais importantes de acordo com o seu nicho, vá até a caixa de busca explorar tópicos.

Depois desse procedimento, um gráfico é gerado. Nele, você pode perceber de que forma um determinado termo cresceu ao longo do tempo. Nesta etapa, é permitido não só modificar o intervalo de tempo, mas também o país, fonte de busca e categoria. Dessa forma, você terá informações mais precisas sobre o assunto que está pesquisando.

Quais são as principais funcionalidades?

O Google Trends possui várias funcionalidades. Para que você não fique perdido durante a produção de pautas, vamos explicar como funciona cada uma. Este é o momento para que você veja o quanto essa ferramenta é essencial para suas estratégias de marketing.

Conheça mais detalhes do Google Trends:

Filtrar por região

Na plataforma, você pode filtrar suas pesquisas de acordo com a sua região, seja por país ou estado. Geralmente, alguns assuntos são mais regionais que temporais. Imagine que você está produzindo pautas para uma imobiliária de Olinda.

Desenvolver conteúdos sobre a queda dos preços dos imóveis em Recife seria mais adequado do que apresentar o panorama do mercado imobiliário em Minas Gerais, não é mesmo?

Entender a relevância

Um outro recurso bastante interessante é a possibilidade de analisar como um determinado termo evoluiu ao longo do tempo. Isso é muito importante, pois ajuda a produzir pautas evergreen de mais qualidade e que sempre sejam interessantes para a persona.

A crise hídrica que afetou o país, por exemplo, teve o seu ápice de busca em 2015, porém, o número caiu drasticamente em 2016. Devido a esse fator, não seria um assunto adequado para o blog do seu cliente, pois oscila muito ao longo do tempo.

Enquanto isso, o termo Gestão de projetos pode ser usado com frequência, pois o gráfico mostra que há várias pessoas interessadas nesse determinado assunto, independentemente do período analisado.

Comparar palavras-chave

A dúvida na hora de escolher a palavra-chave de uma pauta é muito comum. A insegurança é maior quando você está em dúvida entre dois termos.

Para definir a melhor opção, basta compará-los no Google Trends. Imagine que você tem um site sobre comunicação digital e quer desenvolver vários conteúdos sobre as áreas de marketing. No entanto, não sabe qual caminho seguir: marketing de conteúdo ou marketing digital? A plataforma tira sua dúvida.

Descobrir as variações

Para facilitar na produção das pautas, o planejador de conteúdo deve ter em mente que um mesmo assunto pode ser pesquisado de várias formas.

O resultado irá depender em qual plataforma ele está. Quando ele pesquisa por  “Campeonato Brasileiro” no Google, as principais buscas são: tabelas e jogos. Quando esse mesmo termo é pesquisado no Google Imagens, temos resultados do tipo: logo, campo de futebol e bola. Ao pesquisar no Youtube, temos: gols da rodada e melhores momentos da partida. Saber essas diferenças ajuda a aperfeiçoar suas buscas na plataforma.

O Google Trends deixa o seu trabalho como planejador de conteúdo mais prático e fácil. Com essa ferramenta, será possível produzir novas pautas com mais qualidade, precisão e agilidade.

A plataforma mostra ainda que a escolha da palavra-chave não pode ser feita de qualquer maneira. É necessário uma pesquisa criteriosa para desenvolver o conteúdo mais adequado para a sua persona. Afinal, é através dela que podem sair grandes ideias para o seu conteúdo, não é mesmo?

Lembre-se: a produção de pautas não se resume apenas na busca pela palavra-chave. Ela é apenas uma parte desse trabalho. É necessário ter cuidado também com o direcionamento da tarefa, com a descrição da pauta, com os títulos, com o call to action, com as referências, com o funil de vendas e o prazo da tarefa.

Quer conferir outros elementos para criar um texto perfeito? Confira aqui nosso guia definitivo e entenda todas as etapas de produção de um conteúdo!

Posts populares com esse assunto