Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 24/10/2017. | Atualizado em 14/08/2018


O Google My Business é a ferramenta que vai facilitar com que seu negócio seja encontrado nesse motor de busca. Considerando que boa parte das pesquisas são feitas com intenções comerciais, você não pode deixar de usá-lo em seus negócios ou de seus clientes.

O Google My Business é uma ferramenta gratuita, disponibilizada pelo buscador mais popular do mundo para que o seu negócio possa ser facilmente encontrado pelas pessoas que o procuram na internet.

Sua função é administrar a presença de uma empresa em todas as plataformas do Google, incluindo a busca e o Maps, para unificar as informações disponíveis sobre um determinado empreendimento na world wide web.

Quando você verifica e edita suas informações utilizando o Google My Business passa a fazer parte de um seleto grupo de comerciantes que pode dar maior suporte aos seus clientes utilizando o buscador para contar um pouco mais sobre a história do seu negócio e sua presença.

Por isso, você pode (e deve!) ao menos entender como essa alternativa é útil para seus jobs. Muitas vezes, ela pode ser um complemento para o sucesso dos seus clientes. Me acompanhe ao longo do texto e entenda tudo!

Compreenda as funcionalidades do Google My Business

Há muitos benefícios em se utilizar essa plataforma, na qual você pode se registrar visitando a URL google.com/business. O primeiro deles é o de administrar todas as informações sobre o seu empreendimento de um só lugar, reduzindo a possibilidade de existirem discrepâncias sobre elas na internet.

Com o Google My Business você decide exatamente o que um usuário vê quando pesquisa pelo seu negócio na web e que tipos de produtos e serviços ele poderá encontrar ligados ao nome da sua empresa.

Isso significa mais controle e também mais precisão, já que você pode atualizar as informações quando precisar e vê-las mudarem em tempo real. Coisas como o horário de funcionamento da sua loja, seu website e a sua localização estarão sempre atualizadas e disponíveis para consulta porque quem administrará essa informação a partir de agora é você mesmo.

Outro grande benefício de usar o Google My Business é poder interagir diretamente com consumidores, que estão ansiosos por receber respostas das marcas com que fazem negócio on e offline. Os reviews deixados por seus consumidores poderão ser respondidos e as fotos do seu estabelecimento atualizadas para mostrar exatamente o que seu empreendimento faz.

Segundo o próprio Google, a tendência é que quanto mais atualizadas essas informações estiverem mais solicitações de direções para chegar a sua loja o buscador receberá, portanto, já dá para ver porque pode ser uma boa ideia inscrever-se no serviço.

relacionamento-com-o-cliente-as-melhores-dicas-de-fidelizacao-para-freelancers

Compreenda o perfil da sua audiência

Mas os benefícios não param por aí.

Com o Google My Business, você poderá entender muito melhor o perfil do seu consumidor, com os dados analíticos captados pelo próprio Google e consolidados no seu perfil no serviço.

Ele mostrará para você como e quando as pessoas buscaram pela sua empresa e que tipo de termos mais chamam a sua atenção nesses momentos, além de levantar quantas pessoas ligaram para o seu negócio porque viram o número no Google e quantas chegaram a visitar o seu website.

Com essas informações será possível criar campanhas publicitárias melhores, dentro e fora do AdWords e atender o seu público-alvo não será mais um tiro no escuro.

Gostou de conhecer o Google My Business e acha que ele pode fazer toda a diferença para o seu negócio?

Pois saiba que ele também tem um aplicativo mobile. Você pode administrar tudo a respeito da sua empresa direto do celular, de onde quer que esteja e manter sempre atualizadas as informações sobre ela que constam em seus resultados do Google.

Mas para extrair o melhor da ferramenta, não basta conhecer o que ela tem a oferecer e entender seus recursos. Confira algumas dicas de como maximizar a eficiência do Google My Business a seguir!

Torne sua página atraente com o máximo de informação possível

O primeiro passo para utilizar o Google My Business com maestria é tornar a sua página tão atraente quanto possível com o máximo de informação sobre o seu negócio que você conseguir compartilhar.

Ao fazer login na ferramenta, você será apresentado a um dashboard, de onde será possível editar os dados da sua companhia. Escolha essa opção e entre no perfil da sua empresa para colocar as informações que clientes procuram sobre ela no Google.

A maioria dos campos que constam ali são autoexplicativos, ou seja, não precisamos nos ater a eles aqui nesse tutorial para que você domine a ferramenta. Tratam-se de coisas como o horário de funcionamento da sua empresa, o endereço do seu website e o seu telefone.

Adicione essas informações e prossiga para as partes mais complexas do seu perfil, nas quais você pode precisar de alguma ajuda para fazer o preenchimento correto dos dados.

Quando falamos em partes mais complexas, queremos dizer a introdução do seu negócio, a categoria dele e as fotos. Pode parecer que todas essas coisas são muito simples, mas esses são os três grandes aspectos que influenciam no SEO, ou seja, na capacidade que a sua empresa tem de ser encontrada na internet. Portanto você quer dedicar atenção especial a cada um destes campos.

Introdução

A introdução do seu negócio deve ser clara e ao mesmo tempo concisa, contendo palavras-chave que resumam o que o seu negócio faz. Uma frase ou duas deve ser mais do que o suficiente para explicar o propósito do seu negócio, mas é preciso fazer esse texto amigável para buscadores porque ele pode ser o ponto de partida para alguém encontrar a sua empresa na internet.

Colocar simplesmente que você vende café pode não ajudar tanto as pessoas quanto o fato de que você vende cafés especiais na cidade de Belo Horizonte, por exemplo.

Categoria

Selecionar a categoria é outra parte de completar o seu perfil que pode ser complicada porque há uma miríade delas dentre as quais escolher. Você pode selecionar, inclusive, mais de uma, o que recomendamos que faça se seu negócio se especializa em mais de uma atuação. Mas é muito importante que a sua seleção seja o mais precisa o possível.

Por que? Porque o Google faz sugestões para os seus clientes de busca com base nas categorias de coisas que eles estão procurando, portanto, você pode conquistar muitos novos clientes assim. Tire um tempo para escolher sua categoria bem e o faça com cautela.

Imagens

Por último, as fotos. Preocupe-se em colocar fotos o suficiente para identificar o seu estabelecimento comercial, ou seja, imagens de sua logo, fotos da fachada, do prédio em que se encontra, da sua equipe, do interior da loja etc. Identifique-as e coloque uma boa legenda em cada uma para que o seu cliente saiba exatamente do que cada captura se trata.

O Google sugere adicionar algumas fotos para cada tipo de categoria e tem tamanhos pré-determinados para elas. Fique atento a isso para não correr o risco de prejudicar a visualização das suas imagens. Uma boa dica é nunca usar uma foto que você não usaria em publicidade paga.

Feito isso, seu perfil estará completo e terá todos os requisitos para ser encontrado pelas pessoas que buscarem a sua empresa na internet. Fique atento a ele o atualize com frequência, de acordo com os resultados recebidos. Otimizar seu perfil no Google My Business é tão importante quanto criá-lo.

Aprenda a lidar com os componentes do seu Dashboard

Há vários componentes adicionais no seu dashboard do Google My Business e para se dar bem utilizando a ferramenta é preciso se acostumar com todos eles. Além dos recursos que permitem editar o seu perfil, há a possibilidade de conectar a sua página no Google+ e administrar seu conteúdo direto do Google My Business, o que pode facilitar muito a vida de donos de negócios.

Há também a ferramenta de Insights que permite que você verifique quantas pessoas visualizaram seu display digital, ou seja, as informações da sua empresa que aparecem ao jogar seu nome no Google. Essa aba é muito importante e pode ser customizada de acordo com as suas necessidades, de modo que você pode escolher as estatísticas que deseja ver ao fazer login.

Existe também em seu dashboard uma aba de reviews, na qual é possível ver e responder aos comentários deixados por clientes a respeito do seu negócio. A ferramenta Hangouts permite começar uma conferência direto do Google My Business e o Analytics pode ser conectado a sua conta, para provê-lo com análises mais complexas a respeito das interações feitas com a sua marca no Google My Business.

Entender e aprender como utilizar o seu dashboard é muito importante porque ele fará parte do seu dia a dia a partir de agora. O Google My Business deve ser verificado periodicamente para compreender o desempenho da sua empresa na internet e responder a dúvidas e comentários de clientes.

Adicione um endereço de contato

Nós falamos da importância de incluir as suas informações corretamente na hora de fazer a configuração da sua página no Google My Business, mas você ficaria chocado com a quantidade de pessoas que se esquece do essencial: incluir informações de contato para que seus clientes saibam exatamente com quem falar se encontrarem um problema, tiverem uma dúvida ou precisarem de ajuda.

É imprescindível adicionar um endereço de e-mail que seja utilizado frequentemente por você e possa ser contatado pelos consumidores que o encontrarem no Google e você não vai querer cometer o erro de não fazê-lo.

Todo negócio precisa ter um endereço físico e um endereço virtual no Google My Business para que o seu perfil seja considerado completo. Se você não tem um endereço de e-mail para o qual seus clientes possam mandar suas dúvidas e sugestões, o providencie antes de criar o seu perfil no serviço e lembre-se de disponibilizá-lo na plataforma.

Aproveite ao máximo os recursos gratuitos do Google My Business

Como já dissemos, o Google My Business em si é um recurso gratuito e isso é ótimo. Por isso, o seu negócio deve aproveitar a maioria dos serviços e funcionalidades que a plataforma disponibiliza sem cobrar um centavo sequer para promover-se.

Sua ferramenta de insights, analytics, reviews e a conexão com as redes sociais são muito positivas e podem alavancar a maneira como um negócio se posiciona na internet, devendo ser utilizadas ao máximo.

Todavia, seria leviano fazer um guia tão elaborado quanto este e esquecer de mencionar que o Google My Business tem recursos premium que podem ser aproveitados pelo seu negócio mediante o pagamento de algumas taxas.

O Google AdWords, combinado com o Google My Business, pode gerar resultados incríveis para o seu negócio com a colocação de anúncios de mídia de display direcionados. Você pode achar uma boa ideia investir nesse tipo de iniciativa se quiser ver resultados mais rapidamente ou com um nicho específico de mercado.

Cabe a cada negócio analisar sua estratégia comercial e verificar se vale a pena colocar algum dinheiro em publicidade paga, seja no Google My Business ou em qualquer outro veículo online. Se essa for a sua decisão, não deixe de usar os insights e outros recursos disponibilizados pela ferramenta (e preferencialmente a ajuda de um profissional) para conseguir obter os melhores resultados com a sua publicidade paga.

Leia as Quality Guidelines e entenda o que pode e o que não pode

Como todo serviço Google, o My Business tem Quality Guidelines que garantem que o seu funcionamento se dará de acordo com o esperado. Ou seja, embora a plataforma seja gratuita, é preciso que os seus usuários adiram a algumas regras que tornam o seu uso justo para todos.

Você pode conferir quais são essas Quality Guidelines clicando aqui, mas de forma geral elas dizem respeito a não representar o seu negócio de forma equivocada na internet propositalmente, nem usar o número máximo de categorias para tentar trapacear com o SEO.

No documento também estão listados os tipos de negócios que não podem se registrar para uma conta no Google My Business, como negócios em que não há contato com seres humanos e os clientes não tem como pedir ajuda.

Há ainda regras sobre promoções e concursos feitos com o uso da plataforma e a proibição de atividades ilegais, como é comum nesse tipo de documento.

E aí, pronto para usar o Google My Business para obter os melhores resultados para o seu negócio? O serviço é completamente gratuito e está disponível para empresas de todos os portes, podendo favorecer principalmente as menores, que mais dependem da internet para divulgar seus produtos e serviços.

Gostou desse post? Então assine a newsletter da Comunidade Rock Content e continue aprendendo conosco!

Posts populares com esse assunto