Saiba por que ser adepto da modalidade ghost writer!

Saiba por que ser adepto da modalidade ghost writer!

Hoje em dia é cada vez mais comum que as pessoas adotem a escrita como uma das opções de trabalho em seu cotidiano. Seja para escrever livros, artigos, colunas, ou até mesmo textos para marketing de conteúdo, há muitas opções disponíveis no mercado para quem quer ser um ghost writer. Mas por que você deveria ser um ghost writer? Confira:

Hoje em dia é cada vez mais comum que as pessoas adotem a escrita como uma das opções de trabalho em seu cotidiano. Seja para escrever livros, artigos, colunas, ou até mesmo textos para marketing de conteúdo, há muitas opções disponíveis no mercado para quem quer ser um ghost writer. Mas por que você deveria ser um ghost writer? Confira:

Entenda o que faz um ghost writer

Basicamente, um ghost writer é aquela pessoa que não recebe créditos de autoria pelo texto que escreveu. E isso faz parte de um contrato ou acordo de cessão de direitos autorais. O ghost writer escreve livros, textos, apostilas e outros materiais, vende a uma pessoa (física ou jurídica) os direitos autorais sobre essa obra e recebe por isso.

Posteriormente, não há nenhuma violação ou irregularidade se o texto for divulgado como sendo de autoria de outra pessoa. Aliás, é justamente isso que se pretende fazer por meio da contratação de um ghost writer. Então se não há autoria e direitos sobre a obra, por que essa é uma ocupação que tem crescido tanto no mercado de trabalho? Existem várias vantagens relacionadas a essa profissão. Confira:

Pratique sua escrita diariamente

Ser um ghost writer é uma forma de praticar suas habilidades de redação diariamente. Quanto maior o fluxo de trabalho, mais regularidade você terá para praticar sua escrita em frente ao computador. Com o tempo, isso não apenas melhora sua capacidade de argumentação, organização de ideias e exposição de informações importantes, como também reduz a incidência de erros gramaticais e expande seu vocabulário. Ou seja, ainda que você queira escrever textos autorais no futuro, terá muita experiência com a qual contar e aprimorar suas habilidades.

Receba sua renda compatível com o trabalho

Muitas vezes, o regime de contratação de ghost writers ocorre por meio de trabalhos freelance. Isso significa que você é contratado por obra, livro ou texto que escreve. Assim, você ganha exatamente pelo trabalho que faz. Se quiser escrever mais textos e pegar mais trabalhos, vai receber mais por isso. Se precisar dar um tempo nas atividades e tirar férias, terá que se programar com um período sem essa renda.

redator_freelancer-sua-nova-oportunidade-de-carreira

Escreva sobre temas variados

Não há uma área específica em que o trabalho de um ghost writer é mais requisitado. Existe a necessidade de escrever sobre os mais variados assuntos, desde livros sobre nutrição, fitness e saúde, até textos sobre finanças pessoais, administração e recursos humanos.

Se você é uma pessoa criativa, curiosa e interessada em aprender sobre temas distintos de sua área de formação, terá a oportunidade de escrever em várias temáticas. O que realmente importa é a qualidade de sua redação, correção ortográfica e gramatical, além de um trabalho preciso de pesquisa e verificação de informações.

Distancie-se emocionalmente dos textos

Ghost writers não serão de forma alguma vinculados a autoria dos textos que escrevem. Por mais que isso possa ser um problema para alguns redatores, isso também representa uma boa oportunidade pessoal para se distanciar emocionalmente de seus textos e escrever com mais liberdade. Ao saber que sua autoria não será identificada, você pode se arriscar a escrever sobre temas até então inexplorados, sem medo da reação do público, amigos e familiares.

Na verdade, você inclusive poderá testar suas habilidades escrevendo sobre temas que sempre te interessaram, mas que você nunca teve a coragem de pesquisar e escrever. Nesse contexto, um engenheiro poderá escrever sobre psicologia e comportamento, assim como um advogado poderá explorar seus conhecimentos sobre arte e entretenimento. Experimente essa liberdade!

Evite o contato direto com clientes

Em geral, o ghost writer não é contratado diretamente pela pessoa ou empresa que assumirá a autoria dos textos. Esse tipo de distanciamento também é benéfico ao redator, que poderá escrever com mais liberdade e autonomia, tendo recebido suas instruções de escrita de forma objetiva e sintética. Lidar com clientes é um problema para muitas pessoas, principalmente aquelas mais introvertidas, ou que têm pouca paciência para lidar com o público. Geralmente, o ghost writer não tem que se preocupar com isso.

Aproveite a tendência de expansão do mercado

Há uma forte tendência de expansão desse nicho no mercado de trabalho. Cada vez mais, empresas, colunistas, e outros interessados estão migrando sua atuação para plataformas online (sites, apps, blogs, redes sociais, etc.). Isso faz com que a importância do marketing de conteúdo, por exemplo, seja ainda maior.

Blogs institucionais são uma boa forma de atrair clientes, enriquecer os produtos e serviços oferecidos, além de fidelizar consumidores. Por essa razão, há uma demanda crescente por redatores nessa área. Além disso, os desenvolvimentos tecnológicos que facilitaram o acesso a ebooks e outras obras digitais também expandiram as possibilidades de atuação como escritor.

Sim, existem desvantagens!

Claro que a rotina de um ghost writer não é livre de desvantagens. Inclusive, é preciso lidar com diversos problemas no dia a dia, que podem ser mais ou menos graves, a depender da personalidade e das características de cada redator. Confira algumas dessas desvantagens:

Ter que encontrar a voz do cliente

Já que o texto não é seu, você precisa encontrar exatamente a voz de seus clientes. Muitas vezes, a linguagem deve ser jovem e informal, enquanto outra vezes precisa ser elaborada e técnica. Ou seja, cada texto apresenta necessidades próprias. Você precisa conseguir adaptar sua linguagem a elas!

Concessão completa de direitos autorais

Você está confortável com a ideia de ceder completamente seus direitos sobre um texto? Algumas pessoas não se sentem bem com essa ideia, preferindo escrever apenas para sites e editoras que garantam seus créditos de autoria.

Relativa incerteza profissional

Ghost writers normalmente são contratados em regime de prestação autônoma de serviços (freelancer). Isso pode significar uma relativa incerteza profissional, já que há épocas com mais oferta de trabalho, e outras com menos. Para superar essa incerteza, é precio muito planejamento e disciplina financeira, além de um bom histórico de compromisso e relacionamento com seus clientes, para garantir maior regularidade de serviços no futuro.

Como você pode perceber, há muitas vantagens relacionadas a essa profissão. O trabalho de ghost writer está em expansão no Brasil, e está na hora de você aproveitar essa oportunidade! Que tal se inscrever na plataforma da Rock Content para ser um redator freelancer? Clique aqui e saiba mais informações!

Ainda sem comentários

Cancelar