Por Raphael Alves

Publicado em 19/04/2021. | Atualizado em 16/03/2021


Atividades profissionais evoluem e tornam o mercado ainda mais variado e diversificado. Com a evolução do campo de atuação do gerente de projetos, hoje já é possível atuar como gerente de projetos freelancer. Este artigo é o primeiro passo para quem deseja ingressar no ramo.

Embora o título “gerente de projetos” pareça bastante abrangente, as responsabilidades de quem atua na profissão mostram que sua função vai além de manter projetos no trilho. Existem traços característicos de um gerente de projetos que tornam sua atuação bem-sucedida e relevante para as empresas.

Não é por acaso que a profissão se adaptou tão bem ao contexto de crescimento do trabalho freelancer no Brasil e no mundo. Segundo dados recentes do World Economic Forum, chegamos perto de 200% de crescimento em contratações de freelancers digitais. São mais atividades se adaptando ao trabalho remoto, e a gestão de projetos é uma delas.

Aqui nós explicamos a atuação do gerente de projetos como freelancer, o mercado para essa profissão, as vantagens e outras informações para você planejar o início de carreira.

O que faz um gerente de projetos freelancer?

O gerente de projetos freelancer assina contratos para prestar serviços a uma ou mais empresas. Dependendo dos acordos, o gerente pode estabelecer parcerias fixas, prestar serviços para uma variedade de clientes ou ambas as coisas.

Qualquer empresa que cria um produto ou serviço pode contar com um gerente de projetos para conduzir os objetivos da tarefa e a equipe responsável. Portanto, é natural que o profissional conduza simultaneamente projetos de diferentes naturezas.

As funções mais básicas de um gerente de projetos são:

  • assegurar que o projeto fique dentro do planejamento dos líderes e diretores da empresa, principalmente em termos de custo e prazo;
  • aplicar métodos de gestão de acordo com as particularidades de cada projeto (Kanban, Scrum, Agile Project Management etc);
  • gerenciar conflitos, comunicar decisões e resultados;
  • definir e monitorar KPl’s (indicadores de desempenho).

Algumas competências favorecem o exercício da atividade de gerente de projetos, como liderança, organização, transparência na comunicação, resolutividade, capacidade de trabalhar sob pressão e agilidade.

Contudo, o gerente de projetos independente também precisa construir uma carreira freelancer bem sucedida. Isso envolve estratégias para prospectar e manter o foco nos clientes, investir em marketing pessoal, fazer networking e divulgar seus trabalhos.

O valor de quanto ganha um gerente de projetos depende de vários fatores: tempo de atuação, qualificação na área, comprometimento nas estratégias de prospecção e a demanda do mercado pelos serviços na área de projetos.

Planner 2021Powered by Rock Convert

Quais são as vantagens de trabalhar no ramo?

A atuação de um gerente de projetos freelancer dá ao profissional mais flexibilidade para organizar seu horário de trabalho, além de um controle maior sobre o desenvolvimento da própria carreira. Veja mais algumas vantagens aqui embaixo:

  • possibilidade de escolher quais projetos deseja ou não participar;
  • oportunidade para trabalhar em projetos de diferentes naturezas;
  • chance de se encontrar com mais pessoas e ampliar seu networking.

Ao lado das vantagens, é claro que os desafios são reais, como a necessidade de manter a motivação para trabalhar e prospectar clientes para não passar longos períodos sem novos projetos.

Contudo, podemos dizer que as boas perspectivas de mercado para a profissão são cada vez melhores, o que reduz o risco de ficar sem trabalhos.

Qual é a procura por esse tipo de profissional?

A cada quatro anos, o Project Management Institute (PMI) realiza uma análise do mercado de trabalho, trazendo projeções sobre as oportunidades para a área de projetos. O PMI é uma organização sem fins lucrativos que é referência internacional em gestão de projetos.

Um dos relatórios mais recentes do PMI é o Job Growth and Talent Gap 2017–2027, que revela dados interessantes sobre as demandas de trabalho para o gerente de projetos.

Segundo o relatório, empregadores precisarão de 87,7 milhões de pessoas atuando em funções orientadas para o gerenciamento de projetos até 2027. Isso representa um crescimento de 33% no número de trabalhos oferecidos na área de projetos.

A PMI ainda revela que o Brasil está em 4° lugar entre as nações que mais demandam profissionais qualificados em gerenciamentos de projetos. A pesquisa foi feita com 11 países, o Brasil ficou atrás apenas de China (1°), Índia (2°) e Estados Unidos (3°), e na frente de países como Japão (5°), Inglaterra (6°) e Alemanha (7°).

Portanto, a expectativa é de grande procura por profissionais qualificados na área de gerenciamento de projetos.

Como se tornar um gerente de projetos? Veja 3 dicas

Quando você decide trilhar seu caminho como freelancer, o desafio que surge de maneira imediata é a busca por potenciais clientes.

Cada freelancer desenvolve sua própria estratégia para manter uma quantidade de trabalhos ativos, mas existem dicas simples que podem ajudar você a fundar as bases necessárias para construir uma carreira de sucesso.

1. Fortaleça sua presença digital

O marketing digital oferece ferramentas úteis para quem está começando atrair a visibilidade de clientes. Por exemplo, atualize seu perfil no LinkedIn, com posts sobre experiências de trabalho e conteúdos interessantes sobre assuntos da área de projetos.

Kit do Marketing Pessoal no LinkedInPowered by Rock Convert

2. Monte um portfólio

O portfólio bem organizado com os melhores projetos é uma estratégia poderosa para todo freelancer. O portfólio ganha ainda mais importância para quem busca seus primeiros clientes, já que o profissional nessa situação não é muito conhecido pelo público e dificilmente conta com a ajuda de indicações.

3. Vá em busca de certificações

Não existe uma formação específica para um gerente de projetos. O que existe é a necessidade de adquirir as competências que favorecem o exercício da profissão, o que pode ser desenvolvido com a ajuda de certificações na área. Para quem vai entrar no ramo de gerente de projetos, nossa sugestão são as certificações do PMI.

Com certificações da organização internacional, você aprende com quem é referência na área e ainda ganha mais credibilidade ao se apresentar para potenciais clientes.

Se você chegou até aqui, deu para perceber que o trabalho de um gerente de projetos vai muito além da atividade de gerenciamento em si. Para profissionalizar sua atuação, é preciso prospectar clientes, manter a comunicação com eles, fidelizá-los e ainda dedicar horas de estudo para se especializar na área e conquistar certificações.

Mas não desanime! Este post foi só o primeiro passo para ingressar na área como freelancer. Para melhorar ainda mais o planejamento da sua carreira, baixe nosso material completo sobre como profissionalizar sua carreira como freelancer!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *