Por Daniel Moraes

Publicado em 12/06/2018. | Atualizado em 10/08/2018


Entenda o que aplicativos como o Trello, o Wunderlist e o Evernote podem fazer por você!

Um dos grandes desafios de quem trabalha como freelancer é manter a produtividade. O que, por um lado, pode ser considerado como cenário dos sonhos para realizar um ótimo trabalho, também corre o risco de atrapalhar a rotina.

Afinal, o conceito de liberdade quase que total para definir o expediente, o local de trabalho e a oportunidade de trabalhar sem interrupção podem dar lugar ao conforto da procrastinação.

Manter as atividades organizadas é a primeira solução para impedir que os afazeres se acumulem e a frustração chegue. Um gerenciador de tarefas é peça-chave para isso.

Veja qual o papel dessa ferramenta na sua produtividade e como se organizar de forma definitiva!

O papel do gerenciador de tarefas na produtividade

A produtividade depende muito da forma como as atividades e metas são organizadas.

Se você não souber o que precisa fazer, quando deve entregar os projetos e qual a melhor maneira de cumpri-los, vai levar o dobro do tempo para completar até as tarefas mais simples.

O gerenciador de tarefas é importante justamente para te ajudar com isso. Com ele, você poderá separar as tarefas mais importantes e urgentes, acompanhar o progresso de cada uma e enxergar os resultados conforme segue a programação.

O gerenciador de tarefas ideal é simples de entender e fácil de usar. O objetivo é simplificar a sua agenda e ajudar você a criar o hábito de não deixar as coisas para depois.

3 dicas para organizar suas metas e objetivos

Se você tem dificuldades para colocar as tarefas do dia a dia em ordem, não se preocupe. Isso é mais comum do que você imagina.

Felizmente, não é preciso muito para se organizar de uma forma que consiga manter o ritmo produtivo de forma contínua. Separamos 3 dicas básicas que você deve seguir para organizar suas metas e objetivos.

É muito importante que você faça isso, pois essa é a base que precisa para continuar organizado depois, em vez de se organizar por um curto período e depois voltar a ter dificuldades. Vejas as dicas:

1. Faça planos a curto, médio e longo prazo

A primeira medida é separar os objetivos que deseja conquistar agora dos demais. Para isso, faça uma lista com os planos de curto, médio e longo prazo.

Isso vai te ajudar a eliminar atividades que parecem relevantes, mas se revelam como distrações que nada vão contribuir para o cumprimento das metas. Além disso, vai ser muito útil para o próximo passo, no qual você terá de listar as prioridades.

2. Organize sua lista de prioridades

A lista de prioridades é a parte em que muitos se confundem. Você precisa determinar o que é mais importante e o que é mais urgente, que nem sempre são a mesma coisa.

Tarefas urgentes são as que você precisa fazer agora, mas talvez as mais importantes tenham a ver com o seu planejamento a longo prazo. Tem a ver com ações que, se não tomar já, não vai conseguir alcançar um alvo que colocou para cumprir daqui 5 anos.

O segredo é equilibrar sua agenda com ações urgentes, que precisam de atenção imediata, e as que são mais importantes para chegar nos objetivos que levam mais tempo.

3. Escolha KPIs para medir seu desempenho

Medir o seu progresso por meio de KPIs, ou seja, indicadores-chave de desempenho, é uma abordagem analítica que vai te permitir fazer ajustes sempre que necessário.

É fácil sair do rumo quando algum imprevisto acontece ou quando você não sabe exatamente em que situação está seu planejamento. Por usar KPIs, você conseguirá continuar focado na lista de prioridades e sempre se lembrar porque é importante ser organizado.

Ferramentas úteis para gerenciar suas tarefas

Depois de lançar a base para uma rotina equilibrada e produtiva, é hora de pensar nas ferramentas que vai usar para ajudá-lo nisso. Existem muitas opções de qualidade, tanto gratuitas quanto pagas.

Vamos ver agora algumas das principais, que têm tudo que você precisa para realizar desde tarefas básicas até projetos completos de longo prazo. Elas são:

1. Evernote

O Evernote é um dos apps de produtividade mais conhecidos do mundo. Com ele, você pode adicionar lembretes (inclusive com data e hora), fazer anotações e até guardar fotos de documentos importantes.

Uma das características mais legais do Evernote é que ele funciona na nuvem. Assim, é possível manter seus dados e anotações sincronizados entre dispositivos, como celular, tablet e computador.

2. Trello

O Trello usa um sistema de cartões que torna muito fácil definir e acompanhar as tarefas que você tem em andamento, o que já foi concluído, as ideias que teve durante o dia e muito mais.

O Trello é a combinação perfeita de uma solução visual e simples, que elimina a necessidade de usar listas, planilhas ou agendas.

3. Wunderlist

Por falar em lista de tarefas, o Wunderlist é uma das ferramentas mais completas para quem gosta de distribuir e organizar as atividades do dia dessa forma.

O app é parecido com o Evernote, e permite separar as listas semelhantes em pastas, compartilhá-las com outros e fazer anotações para guardar suas ideias, além de criar lembretes.

4. Quire

O Quire é um sistema de gerenciamento de projetos que preza pela simplicidade total, mas não deixa a desejar em suas funcionalidades.

Em uma barra lateral, você consegue ver os detalhes de cada tarefa criada, bem como acompanhar o progresso geral das atividades. Também pode adicionar anexos do Google Drive.

Essas ferramentas são apenas algumas, mas há muitas possibilidades a explorar, como:

Como freelancer, você precisa usar o tempo da melhor forma possível. Por isso, usar alguma forma de gerenciador de tarefas se tornou indispensável. Mas lembre-se: não se trata apenas de escolher uma boa ferramenta, mas de seguir processos que te permitam ser produtivo todos os dias.

Além do gerenciador de tarefas, há muitas ferramentas que podem te ajudar no trabalho de freela. Quer saber quais são? Então, baixe agora a nossa planilha com mais de 100 ferramentas para produtores de conteúdo!

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo

Posts populares com esse assunto