uma bolsa de compras representando ecommerce

Como gerar tráfego para e-commerce produzindo conteúdo para blogs?

Quer fazer o seu e-commerce ou de um cliente decolar? Aprenda como criar conteúdo relevante nessa área!
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Artigo produzido pela equipe da Hotmart.

O aumento da procura por e-commerces é um movimento cultural mundial, que permanece ganhando espaço e influenciando novos comportamentos econômicos. Isso porque as pessoas estão cada vez mais procurando soluções rápidas e seguras para fazerem tarefas diárias, e fazer compras não poderia ficar fora dessa realidade.

Por esse motivo, vários empreendedores, sejam eles do mercado físico ou online, têm demonstrado bastante interesse em começar ou expandir seus negócios para um e-commerce. Porém, há uma dúvida quanto a viabilidade desse tipo de loja, já que muitas pessoas ainda não têm bastante conhecimento sobre como gerar tráfego para e-commerce, ou seja, ainda não entendem bem as técnicas para atrair clientes no mercado online.

Se há algo que todos precisam saber, seja quem está começando agora ou quem já está nesse ramo há mais tempo, é que o planejamento é o grande segredo para o sucesso na atração de novos clientes para sua loja virtual.

Sabemos que esse é um trabalho incansável e sempre inacabado, que exige conhecimento, insigths, dedicação e, às vezes, até um pouco de sorte. Porém, há algumas técnicas que você pode utilizar para te ajudar a aumentar o número de usuários em seu e-commerce, e é sobre isso que falaremos neste post.

1. Entenda seu tipo de negócio

Com um público diversificado, as lojas virtuais têm evidenciado o poder da tecnologia. Eliminando as barreiras sociais, o e-commerce vem acentuando as vendas pela qualidade e variedade dos produtos, além do grande alcance que não é delimitado por barreiras geográficas.

No entanto, tudo pode parecer muito bonito no papel, mas sem otimizar, criar instrumentos de aproximação com clientes, entre outras estratégias de marketing digital que têm a função de destacar um e-commerce na ordem de busca na web, todos os planos podem ir por água abaixo.

Portanto, gerar tráfego para e-commerce de forma orgânica significa estudar e aplicar todas as ferramentas e formas de um plano de marketing digital. Só assim mais clientes, mais vendas e mais relacionamentos duradouros são firmados e, obviamente, você estará sujeito a ganhar mais.

2. Conheça sua audiência

Para negócios digitais, é prioritário conhecer sua audiência, ou seja, quem é sua persona, e entender suas particularidades, gostos e hábitos. Naturalmente, isso não é uma tarefa fácil, mas é um ponto irrefutável para que você possa estabelecer suas estratégias.

O planejamento para organizar sua loja virtual deve englobar um ambiente que proporcione vendas, tendo como base fatores que chamem a atenção de seu público. Por exemplo, uma boa apresentação de seu produto, preços atraentes, facilidades na compra, como check-out com apenas um clique, promessas de entrega ágeis, e até mesmo envio de bônus.

Porém, não pense que sua estratégia para aumentar o tráfego em seu e-commerce signifique apenas bons produtos, ofertas e layout bonito.

Definitivamente, não é isso!

Antes de serem internautas, usuários da internet são pessoas à procura de “algo mais”, e isso você consegue oferecer com conteúdos que geram valor e sejam úteis em seu blog.

3. Crie seu próprio blog

Simples, prático e objetivo, os blogs são canais de relacionamento que podem agregar muito valor à vida de seus clientes. Além disso, o blog é um espaço para desenvolver a relação afetiva entre seu negócio e o cliente, já que nesse canal de comunicação é possível ter um contato direto com as pessoas a partir de suas dúvidas em comentários de seus posts.

Isso cria uma possibilidade esplêndida para fidelizar e vender muito mais, já que você tem a possibilidade de educar sua audiência a respeito de possíveis problemas que ela tem e que pode solucionar com algo que você ensinar em seu blog.

Por que criar um blog?

Você já entendeu que os blogs possuem a função de divulgar, informar e, assim, somar a vida dos usuários com conteúdo informativo.

Mas você sabe quais são as vantagens desse tipo de estratégia de marketing?

  • O blog é um cartão de visita para sua empresa, já que nele você pode divulgar informações a respeito de seu negócio;
  • É possível criar e aumentar sua credibilidade em seu nicho;
  • Você consegue aproximar sua marca e os cliente;
  • É possível divulgar seus produtos, porém, isso deve ser feito de forma sutil, interessante e dinâmica;
  • Proporciona inserção em todos os ambientes e redes virtuais;
  • É possível conquistar um público selecionado, que realmente tem interesse nos temas que você aborda.

Obviamente, seu blog precisa manter o foco nos propósitos do e-commerce, e ambos precisam estar sintonizados. De nada adianta ter, por exemplo, um e-commerce sobre moda fitness e escrever um blog sobre fast-food. Porém, seria interessante entregar conteúdo com receitas de comidas fitness e exercícios físicos para pessoas fazerem em casa, o que interessaria muito mais pessoas que compram roupas de ginástica.

Como planejar seu blog para gerar tráfego para e-commerce?

Algumas pessoas acham que o planejamento de um blog é algo simples. Mas, essa tarefa requer muito trabalho e comprometimento, ainda mais quando o objetivo é o sucesso de seu e-commerce.

Além de ser fundamental a organização referente ao mapa do site; a escolha do público-alvo; o conteúdo de qualidade; a criação do wireframe, isto é, o esqueleto do site; o design das páginas do site; o estilo de sua página, há outras tarefas que precisam ser bem pensadas e estruturadas.

A partir de agora, vamos te mostrar algumas maneiras de chamar a atenção para o blog de seu e-commerce.

SEO

Uma técnica muito usada para gerar tráfego nos blogs em geral e que não pode ser deixada de lado quando você criar o seu é o SEO (Search Engine Optimization).

Uma das grandes ambições dos blogs é estar nas primeiras posições dos buscadores, como Google. Por esse motivo, as técnicas SEO precisam ser empregadas com sabedoria em todas as suas postagens.

A técnica SEO possui várias dicas que para te ajudar a rankear melhor, o que aumentará o tráfego em seu blog. Porém, trouxemos aquelas que são essenciais e que você não pode esquecer nunca:

  • Observe o tamanho de seu post (é recomendável escrever textos completos, por isso, procure manter um mínimo de 1500 palavras);
  • Mantenha coerência na utilização das palavras-chaves (tente usá-las no título, em alguns subtítulos e aleatoriamente durante o texto);
  • Prefira parágrafos curtos para que a leitura seja dinâmica e as informações não se sobreponham, com atenção especial ao primeiro parágrafo;
  • Não crie subtítulos muito extensos e que não estejam padronizados com o conteúdo de seu texto;
  • Coloque imagens compatíveis com o assunto e sejam também otimizadas.

Redes Sociais

A eficiência do blog para gerar tráfego para e-commerce só se dá com a persistência, ou seja, utilizar todos os canais de comunicação, mas com estratégias bem definidas.

A publicidade online pode acelerar o crescimento de seu blog, e o uso das redes sociais é uma tática importante de marketing para isso.

Mantenha seus perfis profissionais nas redes sempre atualizados e ofereça também vídeos como formas de interação com seu leitor. Além disso, nunca se esqueça de disponibilizar botões de compartilhamento de seus posts para que os usuários possam indicar suas publicações para outras pessoas. Assim, você consegue atingir um público que não conhecia ainda sua marca.

Conteúdo

Qualidade, confiabilidade e clareza são critérios fundamentais para produzir bons conteúdos. Porém, algumas pessoas ainda têm um pouco de inexperiência, ou mesmo falta de criatividade, em relação ao que se pode falar no blog.

Se seu blog tem como propósito informar, será que você precisa realmente escrever com foco em vendas? Ou ser cético e estático em relação aos assuntos?

Não! O blog te permite explorar, diversificar, criar, ao ponto de poder suprir grande parte das curiosidades e necessidades de seu leitor, sempre buscando oferecer mais, sustentados por verdades e fatos que valem a pena para quem busca por seus conteúdos.

Peguemos como exemplo um e-commerce de aromatizantes de ambientes.

O que poderíamos criar em forma de conteúdo para esse cliente?

Claro que temos que focar em seu produto, mas nada impede de contar curiosidades sobre o perfume e sobre a importância de aromatizar ambientes até mesmo como parte da decoração, não é mesmo?

É óbvio que fatores que influenciam os buscadores do Google não podem ser ignorados, como mencionamos acima, mas o blog não deve ter apenas o propósito de vender.

Experiência

Para gerar tráfego para e-commerce, o leitor, seu possível cliente, precisa perceber a intenção de contribuir para facilitar sua vida. seja por meio de conteúdos educativos, pela navegação simples no site e, mais ainda, quando ele for direcionado a seu e-commerce.

Lojas virtuais devem oferecer melhor atendimento do que lojas físicas, respondendo aos questionamentos, explicando sobre os produtos, e cumprindo o que prometem principalmente no que diz respeito aos prazos de entrega. Isso são valores que podem ser explorados no blog.

Fidelizar

Ser fiel não está atrelado à obrigatoriedade. Nos tornamos fiéis a algo porque respeitamos e gostamos, por isso, você precisa criar ações para fidelizar seus clientes.

Para isso, as técnicas de marketing de conteúdo são essenciais, porque você consegue mostrar para as pessoas os verdadeiros valores de sua marca e produtos.

Conclusão

As estratégias de comunicação com foco em fidelização e vendas são primordiais para o sucesso de qualquer negócio. Outros pontos indispensáveis dessas estratégias, além da criação e manutenção de seu blog, são:

  • Landing Page: a página para a qual você direciona o tráfego, contendo informações objetivas, com foco na conversão de leads;
  • Hotsite: páginas especiais, temporárias, criadas especificamente para promoções, lançamentos de produtos ou grandes eventos, como um aniversário de 5 anos do e-commerce, por exemplo, atrelado a algum tipo de benefício para os clientes;
  • E-mail Marketing: Utilização de softwares para criar e-mails direcionados, segmentados, visando manter uma relação mais próxima com seu público.

As tecnologias e estratégias disponíveis são variadas, por isso, você deve manter o foco em seus objetivos para  atingir as metas traçadas. É preciso aprender a extrair o máximo dessas ferramentas para gerar mais tráfego para seu negócio e, assim, aumentar também seu volume de vendas.

Sejamos honestos: oportunidades existem aos montes e, com a velocidade da internet, elas praticamente saltam da tela a todo instante. Então, para ser um empreendedor de sucesso, você deve se habituar a prestar atenção aquilo que pareça uma boa ideia para seu negócio.

Lembre-se sempre de metrificar e fazer testes para perceber se o que você tem feito está mesmo gerando resultados. Afinal, a única forma de atrair clientes de alto nível é qualificar cada vez mais seu trabalho executado.

Você conseguiu perceber a importância de criar conteúdo de qualidade para gerar tráfego para e-commerce? Então, aproveite para ler nosso post sobre como criar um blog e comece a usar esta estratégia em seu negócio.

Guia Completo de Produção de Conteúdo