Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 13/11/2017. | Atualizado em 02/03/2018


Ganhar mais dinheiro escrevendo requer capacitação contínua, metas e objetivos bem claros, diversificação de assuntos, domínio de línguas estrangeiras e uma boa rede de parcerias. Saiba mais agora.

Todo redator sonha com a possibilidade de ganhar mais escrevendo, mas o grande desafio é descobrir como fazer isso sem ter de trabalhar em dobro, sacrificar suas amizades ou encontrar um emprego de tempo integral. É possível, numa carreira de freelancer, fazer muito mais dinheiro do que você se habituou a receber todos os meses e, no artigo de hoje, vamos lhe mostrar como.

O que reunimos aqui são pequenas atitudes que um freelancer pode tomar para diferenciar seu trabalho e ganhar mais escrevendo. Cada uma delas influenciará diretamente na sua remuneração e poderá elevar sua carreira para outro patamar.

Então, o que está esperando? Confira já as dicas para chegar lá!

1. Seja um grande especialista

A primeira e melhor maneira de começar a ganhar mais dinheiro como um redator freelancer é se tornando um grande especialista em uma determinada área. Pense, por exemplo, na comunidade de escritores da Rock Content. Para produzir conteúdo para ela é preciso dominar um determinado assunto e garantir sua proficiência nele passando por um teste.

Mas, mesmo depois de superá-lo, você não deve deixar de continuar no caminho da excelência. Afinal, as demandas que você receberá diariamente serão um constante desafio, que exigirão que contínua atualização sobre uma determinada disciplina.

Isso significa muitas horas de leitura, bastante treino e um esforço constante para superar as expectativas. Afinal, dentro dessa comunidade você será avaliado de acordo com a qualidade das suas entregas e quanto melhores elas forem maiores são as chances de você obter trabalhos que pagam melhor.

Todavia, ainda que você não participe de uma comunidade de redatores freelancers, como a supracitada, é fundamental se especializar. Cada vez mais os clientes procuram profissionais altamente capazes dentro de nichos específicos e ser um deles o diferenciará da concorrência.

2. Faça cursos de capacitação

Como ir além das leituras diárias e conseguir se aprofundar ainda mais? Fazendo cursos de capacitação. Estes podem ajudar redatores freelancers a ganhar mais dinheiro porque vão rechear os seus currículos de habilidades muito procuradas pelo mercado.

Digamos que você trabalhe como freela há algum tempo e esteja precisando levar mais dinheiro para casa. Um curso de revisão, por exemplo, pode ser o que faltava para isso.

Nele você aprenderá como se certificar de que um texto está adequado para a publicação. A partir daí, você terá mais uma área de expertise para entregar ao mercado.

Com a possibilidade de pegar mais jobs e desempenhar um papel mais amplo no processo de produção de conteúdo, você poderá fazer ainda mais dinheiro.

3. Crie metas de ganhos mensais

Uma forma de garantir que você vai ganhar uma quantidade suficiente de dinheiro todos os meses é criando uma meta que deve sempre ser cumprida. Você tem o hábito de fazer isso?

Como freelancer, é seu papel calcular o quanto você deve trabalhar para chegar aos seus objetivos. Receber mais é uma questão de ajustar as suas horas e o valor das suas demandas para chegar a essa realidade.

Uma boa ideia é criar uma planilha com todos os seus gastos e onde você pode acompanhar cada um dos seus trabalhos. Assim, quando você atingir sua meta mensal pode ficar mais tranquilo.

4. Amplie seu leque de atuação

Outra forma de ganhar mais dinheiro como redator é aumentando o seu leque de atuação. Lembra quando falamos sobre a possibilidade de fazer um curso e se tornar um revisor? É a esse tipo de iniciativa que estamos fazendo referência.

Talvez você seja um exímio produtor de roteiros, mas isso não esteja trazendo os rendimentos com que você sempre sonhou. Pode ser que seja o momento para começar a escrever outros tipos de conteúdos, como infográficos e blog posts.

Diversificar a sua atuação vai ajudá-lo em momentos de crise, garantindo que sempre existirá algum tipo de trabalho que você possa assumir. E também aumentará seus ganhos, pois trará mais tarefas para a sua rotina de trabalho.

5. Escreva em mais de uma língua

Tem habilidades em outros idiomas que não o português? Por que não usá-las para ganhar mais dinheiro? Escrever em mais de uma língua é uma forma de estudá-la e, ao mesmo tempo, trazer maiores rendimentos para casa.

Existem marketplaces em que é possível vender o seu trabalho como redator para revistas, jornais e blogs de outros países. Faça uma pesquisa no Google e considere criar um perfil nestes websites.

6. Colabore com outros profissionais

Talvez você não consiga ganhar mais dinheiro exatamente com freelas, mas já pensou na possibilidade de criar o seu próprio website? Ali, uma renda pode ser obtida de anúncios ou por meio de sistemas de apoio, como a coleta de doações.

Colabore com outros profissionais e tente criar um projeto interessante, que possa atrair muitas visualizações e seja benéfico para a comunidade. Esse tipo de esforço costuma ser muito bem recompensado com o passar do tempo e pode acabar se tornando uma fonte frequente de renda para você e seus colaboradores.

7. Melhore a precificação

Um freelancer tem uma vantagem que poucos outros profissionais conseguem exercer no seu dia a dia. Ele mesmo faz o preço de seu trabalho e decide quanto vale cada um dos seus esforços.

Por isso, muitas vezes, para ganhar mais dinheiro o jeito mais simples é ajustar os preços que você pratica. É claro que será muito mais fácil fazer isso se você puder entregar um desempenho melhor para o seu cliente, por meio de especialização e capacitação.

Todavia, talvez o que esteja fazendo com que você não ganhe tão bem quanto gostaria é o fato de que você está cobrando valores abaixo do mercado. Fale com outros profissionais, faça uma boa pesquisa e averigue se não é este o caso.

Ganhar mais escrevendo não é um sonho muito distante, desde que você consiga concentrar os seus esforços em atitudes como as que levantamos ao longo deste texto. Elas vão determinar o seu sucesso porque farão com que os serviços que você presta sejam muito diferentes dos entregues pelos seus concorrentes e, por conseguinte, melhores.

Você não precisa desistir da carreira de freelancer para alcançar a independência financeira e conseguir fazer um pézinho de meia. Ganhar mais escrevendo é completamente possível se você se mantiver focado e determinado a completar este objetivo.

Quer continuar aprendendo como ser um redator freelancer melhor e o que é possível fazer para ganhar mais escrevendo? Baixe agora mesmo nosso e-book sobre o trabalho freelancer. Lá você aprenderá todas as particularidades desse tipo de carreira e entenderá o que é preciso fazer para se tornar um profissional de destaque.

Trabalho Freelancer

Posts populares com esse assunto