Ideias inovadoras para ganhar dinheiro hoje mesmo!

Ideias inovadoras para ganhar dinheiro na internet (e administrá-lo corretamente) hoje mesmo!

Você já faz um monte de atividades na internet, muitas delas por hobby. Já pensou em monetizá-las e fazer uma renda extra ou mesmo integral? Este guia pode te salvar nessa jornada!

Sem tempo para ler tudo? Aperte ▶ e ouça este conteúdo na íntegra!

Já faz tempo que a internet deixou de ser somente um meio de se comunicar com os amigos ou buscar entretenimento — hoje em dia ela proporciona muito mais do que isso! É possível ganhar dinheiro na web, criar o seu próprio modelo de trabalho remoto e ainda fazer os seus horários.

Mas atenção: nada é tão fácil quanto parece. Como quase tudo na vida, você precisa estar disposto a trabalhar e continuar se qualificando, seja para adaptar suas habilidades ou para desenvolver novas qualidades. Por outro lado, pode ter certeza de que não vão faltar oportunidades para quem estiver realmente comprometido.

Para provar isso a você, trouxemos 10 ideias de como você pode começar ainda hoje.  no final do texto, há várias dicas para organizar o seu orçamento. Veja só!

Blog

Quantas vezes por dia você procura e lê sobre assuntos em blogs? Ter um blog é provavelmente a primeira opção que vem à mente daqueles que pensam em ganhar dinheiro na internet, não é mesmo?

Você pode produzir diversos tipos de conteúdo para blog, seja sobre finanças, viagens, maquiagem, saúde, o que for de seu interesse. Conforme o número de acessos e o engajamento dos leitores crescem, as suas chances de obter renda por meio de espaços publicitários também aumentam — que é uma das maneiras de monetizar um blog, pela exibição de anúncios.

Programas de afiliados também costumam ser bastante utilizados por blogueiros. Nessa modalidade, o blogueiro indica produtos e serviços para sua audiência e ganha uma comissão a cada venda realizada. Falaremos mais sobre este assunto ainda neste post.

YouTube

Você pode usar suas habilidades em um determinado assunto para fazer vídeos e publicá-los em um canal do YouTube. Tem muita gente que já começou a ganhar dinheiro online usando dessa ideia!

Pode ser falando de política, ensinando artesanato ou receitas inovadoras. O importante é focar num assunto específico, que vai fazer com que as pessoas se lembrem de você quando pensarem no assunto, e busquem sempre pelo seu conteúdo.

O YouTube permite que você escolha a opção de mostrar anúncios no seu vídeo (desde que nele não contenha nenhum conteúdo de terceiros) e ganhe com o número de visualizações.

Para obter uma renda significativa, você vai precisar ser consistente. O ideal é ter pelo menos 30 mil visualizações no canal. Não desanime! Pense que quanto antes você começar, mais cedo vai chegar lá.

Instagram

Tem muita gente por aí já ganhando dinheiro com essa rede social. Um setor em potencial é a moda. Você pode ser “patrocinado” para postar fotos suas usando as roupas de uma marca (e, muitas vezes, ganhar a peça). Também é possível negociar e cobrar um valor fixo por publicação.

Para isso é preciso que você tenha um número considerável de seguidores e um bom engajamento nos posts. Vale a pena estudar estratégias que atraiam a atenção das pessoas, como o uso correto de hashtags.

Infoprodutos

Você tem um conhecimento profundo em alguma coisa? Por exemplo, é o mestre do jogo de futebol de botão? Está aí uma boa oportunidade de divulgar o que sabe e dividir o seu conhecimento. Hoje em dia, muitas pessoas produzem e-books, videoaulas e materiais sobre habilidades em que têm experiência. E não pense que não dá certo, porque funciona muito bem.

Tudo está cada vez mais digital, e vender conhecimento ou uma habilidade única com o uso da internet possibilita que você alcance e impacte muito mais pessoas do que se fosse fazer presencialmente. Se você fizer tudo com integridade e verdade, tem grandes chances de sucesso.

Consultoria

Muitas pessoas de profissões diferentes encontraram na internet uma maneira de vender suas consultorias. Pode ser até por Skype. Entre esses profissionais estão coaches, advogados, contadores, agentes de viagem, etc. Dá para ser criativo, se posicionar bem no mercado e divulgar seus serviços ganhar um dinheiro extra.

Fotografia

Você pode unir um hobby a uma remuneração extra e vender suas fotos online. Existem diversos bancos de imagem que permitem que você divulgue suas fotos e venda a quem se interessar por elas. Alguns dos principais são o Shutterstock, iStock e Dreamstime.

Essas plataformas servem como intermediadoras e ganham uma porcentagem, mas ainda assim é vantagem escolhê-las por causa da grande exposição que oferecem.

A maioria dos bancos vende imagens para publicidade, comunicação e marketing em geral, por isso é interessante que você estude um pouco os padrões de fotos mais vendidas nesses portais e tente adequar sua fotografia a eles.

Programas de afiliados

Esse tipo de programa (sobre o qual já comentamos na primeira dica) remunera as indicações de vendas. Você faz o seu cadastro de afiliado do produto ou serviço e recebe um link exclusivo para divulgação. Toda vez que alguém comprar o produto com o link que você distribuiu, você ganha uma porcentagem do valor total.

Quer um exemplo? Os blogs de viagem utilizam bastante essa estratégia quando indicam sites para compra de passagem, hotéis ou passeios turísticos em determinadas cidades. Também funciona em blogs especializados em maquiagem e beleza — ao escrever uma resenha sobre um determinado produto, indicam um determinado site para comprá-lo no fim do post.

Pesquisas

Empresas de satisfação e usabilidade de produtos precisam de pessoas que respondam a pesquisas em diversos nichos de mercado, como produtos para cabelo, veículos, eletrodomésticos e muitos outros. Para isso, você pode se cadastrar nos sites dessas empresas e começar a responder questionários no mesmo minuto.

Você geralmente é avisado por e-mail sobre novas pesquisas, assim como o valor pago e o tempo médio para a resposta. Por isso, é importante ficar de olho na sua caixa de entrada para não perder oportunidades!

Loja online

O hábito de comprar pela internet só tem aumentado e é por isso que montar uma loja virtual pode ser uma oportunidade para ganhar dinheiro. Se você já tem uma loja física e ainda não expõe seus produtos online, pode estar perdendo clientes.

Se você for começar do zero, vai precisar escolher um setor que não tenha tanta concorrência, montar um estoque (e manter um controle muito bom dele!) e páginas na web para oferecer os produtos. Há diversas opções de modelos de e-commerce praticamente prontos que podem ajudar bastante, basta pesquisar!

Produzir conteúdo como freelancer

Existe uma tendência muito forte no Brasil e no mundo, que é a utilização do Marketing de Conteúdo por empresas de todos os segmentos. Hoje existem agências especializadas nesse tipo de estratégia, e essa é uma ótima opção para aqueles que gostam de escrever e se interessam em produzir conteúdo online.

Algumas dessas empresas de Marketing de Conteúdo oferecem a possibilidade de cadastro em suas plataformas e permitem que freelancers comecem a produzir conteúdo segundo as suas diretrizes. É uma ótima maneira de ganhar um dinheiro extra na internet durante os horários em que você estiver livre.

Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro na internet, podendo tanto ser uma remuneração extra como a sua principal fonte de renda. Com as opções que foram apresentadas aqui, você pode escolher aquela que mais se encaixa no seu perfil e momento atual. Aí é só começar a colocar em prática agora mesmo!

Bônus: aprenda como administrar seu dinheiro como freelancer

Após descobrir algumas ideias inovadoras para ganhar dinheiro na internet, confira abaixo algumas dicas para organizar suas finanças. Afinal, não vale a pena ter o melhor trabalho do mundo se você não consegue administrar o seu fluxo de caixa!

Então, veja abaixo as nossas instruções:

Calcule o seu salário

O seu salário deve ser maior do que você receberia em um emprego formal. Ele é dividido da seguinte forma: salário, custos e reserva de investimento. É fundamental que o freelancer tenha consciência disso para adicionar o valor nos orçamentos realizados e reservar a quantia assim que receber.

Estabeleça metas

Apesar de você não trabalhar em uma empresa tradicional, é fundamental criar metas financeiras, pois elas demonstram o quanto você tem que produzir para alcançar seus objetivos.

Além disso, as metas te ajudam a organizar o seu horário. Por exemplo: imagine que você é um redator freelancer da Rock Content. Diariamente, recebe várias tarefas para serem cumpridas e está em dúvida do que fazer diante de tantas demandas.

Calma! Você não é super-herói para abraçar o mundo.

Pegue apenas pautas que cumpram seu objetivo final. Depois, curta sua vitória. Leia um livro, assista um filme, saia com os amigos ou descanse. Assim, você estará mais disposto para enfrentar uma nova carga de trabalho.

Registre tudo em uma planilha

Esta dica é bastante interessante para aqueles que se desesperam com vários cálculos e números: use uma planilha para registrar cada demanda. Na internet, é possível encontrar várias ferramentas que facilitam essa administração. Veja abaixo algumas opções.

Há também a planilha de controle financeiro desenvolvida pela Comunidade Rock Content. É simples, prática e gratuita.

Separe despesas pessoais das profissionais

Um dos maiores erros dos freelancers é misturar o orçamento profissional e pessoal. No caso dos artesãos, por exemplo, ter dinheiro disponível é fundamental para a compra de materiais e equipamentos. Caso contrário, a sua produção ficará bastante prejudicada. A saída é focar nas metas para não ser surpreendido no final do mês.

Controle o seu fluxo de caixa

Ser freelancer é um verdadeiro luxo. A flexilidade de horários é um dos principais benefícios desse tipo de profissional. Mas precisamos ser sinceros: nem sempre há trabalhos disponíveis. Então, organize o seu fluxo de caixa. Anote os gastos e o seu orçamento, e tenha uma reserva para futuros imprevistos.

Lembre-se também de não gastar o seu dinheiro acima do seu orçamento mensal que você tem disponível. A montanha-russa financeira pode te enganar, as dívidas podem se acumular e você ficará frustrado, pois perceberá que seu emprego não está gerando um bom lucro.

Busque clientes fixos

Alguns trabalhos no mercado ocorrem com mais frequência. Buscar clientes fixos é uma alternativa para manter seu fluxo de caixa saudável. Talvez, oferecer descontos é uma boa ideia para fidelizar seus clientes.

Mas isso não é o suficiente!

Um bom freelancer é aquele que cumpre seus prazos, mantem a qualidade dos seus trabalhos, acompanha as tendências do mercado e nunca se cansa de aprender. Experimente sair da zona de conforto. Quem sabe novos contatos aparecem em sua carreira?

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro na internet e como organizá-lo corretamente, que tal assinar a nossa newsletter para aperfeiçoar o seu trabalho?