Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 29/09/2017. | Atualizado em 22/01/2019


As principais formas de ganhar dinheiro como revisor são:

  • Trabalhos acadêmicos
  • Livros
  • Notícias
  • Copidesque
  • Entre outros!
Descubra agora como é a rotina de um revisor freela e comece já!

Você tem um talento com a língua portuguesa e sabe otimizar textos como ninguém, certo? Mas se você não consegue encontrar oportunidades de ganhar dinheiro como revisor, fique tranquilo.

No texto de hoje, lhe mostraremos 6 formas diferentes de se destacar nessa carreira, fazer uma renda extra e conquistar a sua independência. Confira a seguir:

Por que trabalhar como revisor?

Antes de qualquer coisa vamos destacar os benefícios de trabalhar como revisor. Essa é uma das principais oportunidades que você tem para trabalhar da sua própria residência, fazendo dinheiro sem sair de casa. Se isso não for atrativo o suficiente, há que se lembrar que dá para fazer um bom dinheiro como revisor.

Pegando uma quantidade consistente de trabalho todos os dias e sendo organizado, você conseguirá garantir uma renda extra ou transformar isso na sua profissão de tempo integral. Ser um revisor freelancer lhe dá a flexibilidade que você procura desde que você consiga entregar as demandas no prazo esperado pelo cliente.

Seu trabalho pode ser concluído em inúmeros dispositivos, assim você não fica preso dentro de casa e de frente para o computador. Do celular, tablet ou notebook em um café é possível fazer seu trabalho de revisão e continuar o seu dia normalmente. Fora isso, a demanda por trabalho é constante.

Afinal, onde há uma redação, uma revisão se faz necessária!

Comunidade Rock Content - Faça parte da maior base de freelancers do BrasilPowered by Rock Convert

Revisar é o processo final na edição de um texto. Trata-se de conferir se conteúdo e estrutura, depois de finalizados, estão polidos o suficiente para a publicação. Ou seja, procurar erros de grafia, digitação, estilo e gramática que podem comprometer a autoridade de uma publicação.

Todo mundo que produz conteúdo pode ter a necessidade de trabalhar com um revisor. Isso inclui blogueiros, pequenos negócios e grandes marcas. Daí já dá pra ver a quantidade de trabalho que o espera se você se especializar nesta carreira.
Se você é um profissional da área, pode ser chamado para fazer a revisão de coisas tão diversas tal qual um livro ou um textinho para ser postado em mídias sociais.

Entretanto, alguns revisores gostam de se especializar e acabam trabalhando mais frequentemente com seus formatos preferidos de conteúdo, que podem ser:

  • trabalhos acadêmicos;
  • artigos;
  • posts para blog;
  • livros;
  • ebooks;
  • manuais de usuário;
  • menus de restaurante;
  • newsletters etc.

Você deve estar se perguntando, então, como conquistar uma oportunidade na área. É preciso de um diploma específico para ser revisor? A resposta é não.

Tudo que você precisará é de um ótimo vocabulário e talento para a gramática. Afinal, revisão não é só pegar erros de digitação por aí. Você deve conhecer coisas como o bom uso da vírgula e regras de pontuação para executar bem o seu trabalho.

Em alguns casos será exigido um diploma em Letras ou equivalente, mas na maioria deles apenas a experiência é o suficiente para ser contratado.

Então, se você não tem nenhum dos dois e ficou interessado pela profissão comece agora mesmo a entrar em contato com pequenos negócios ou publicações online e ofereça a eles os seus serviços. Assim você pode começar a construir um portfólio.

E se você já tem experiência e quer saber apenas como ganhar dinheiro como revisor, não se preocupe. As 5 formas diferentes que prometemos listar para lhe ajudar estão aqui:

1. Corrigindo trabalhos acadêmicos

Uma das principais maneiras de se trabalhar como revisor de conteúdos é na área dos trabalhos acadêmicos. Nunca há uma baixa demanda pelos serviços deste tipo de revisor, que tem um fluxo constante de trabalho chegando à sua porta.

Corrigir trabalhos acadêmicos é uma boa fonte de renda, pois geralmente se tratam de textos relativamente extensos e complexos, em regime de urgência, pelos quais você pode cobrar um preço mais alto do que o normal.

Para se destacar aqui, entretanto, será preciso fazer um nome. Há centenas de milhares de revisores que trabalham especificamente com textos acadêmicos, portanto, ser recomendado faz uma diferença e tanto. O atendimento que você dá aos seus clientes deve ser excelente para que você consiga essa recomendação.

É imprescindível construir uma reputação no meio acadêmico e você fará isso com um bom trabalho, o cumprimento de prazos e com preços competitivos. Um bom site e um blog, em que dá dicas a respeito da formatação de trabalhos acadêmicos, por exemplo, pode ajudar a trazer leads e fechar novos negócios.

Para conseguir se destacar, você terá de ser criativo. Mas pode valer muito a pena trabalhar no ramo dos trabalhos acadêmicos.

Se você também fizer a formatação de trabalhos segundo as normas da ABNT, por exemplo, pode cobrar um pouco mais por seus serviços e agregar valor àquilo que vende.

2. Revisando livros

A revisão de livros é outra forma gratificante de trabalhar com aquilo que você ama. Trata-se da normatização do português de títulos diversos.

O trabalho pode ser feito tanto como freelancer, contratado diretamente pelo autor de um livro, ou por uma editora ou como revisor em tempo integral, que fica a cargo de todas as revisões de uma mesma casa editorial.

Entre as suas demandas, é claro, há uma exigência de que o profissional seja um aficcionado pela literatura e a conheça bem. Afinal, referências e citações podem conter um jargão específico que alguém pouco familiarizado com elas não entenderia.

Se você acredita que está preparado para essa missão, quem sabe o emprego de revisor de livros é para você? 🙂

3. Trabalhando em veículos noticiosos

Trabalhar em veículos noticiosos é mais uma forma que um revisor encontra de fazer a sua voz ser ouvida. Ali, ele pode trabalhar na correção de textos, matérias e editoriais a fim de que o veículo não incorra em erros evitáveis.

Seu papel é fundamental para manter a credibilidade do jornal, revista ou periódico em que trabalha e ele pode ser contratado como freelancer ou em tempo integral.

Um revisor para conteúdos noticiosos deve estar sempre atualizado a respeito dos acontecimentos do mundo e conhecer como ninguém o nome de grandes líderes internacionais, capitais e seus países e outras informações que podem ser úteis. Mesmo porque, seu papel muitas vezes vai um pouco além da revisão e esbarra no fact-checking, em alguns casos.

O conhecimento amplo dessas variáveis pode salvar publicações e poupar a autoridade de um jornal de muitos percalços.

4. Voltando sua carreira para a produção de conteúdo para a internet

Voltar a sua carreira para a produção de conteúdo na web é uma ótima ideia se você é um revisor. Afinal, onde mais está se produzindo tanto conteúdo quanto na internet atualmente? Provavelmente em lugar algum.

São milhares de posts publicados diariamente e todos eles precisam de revisão, quer a tenham ou não. Empresas de pequeno, médio e grande porte necessitam igualmente destes serviços e pagam muito bem por eles. E agências de produção de conteúdo são outros grandes clientes que podem alavancar a sua carreira ou dar a você a sua primeira oportunidade.

5. Buscando colocação em agências de publicidade

Agências de publicidade são também um ambiente que precisa constantemente do trabalho de revisores, em suas peças, para garantir que nada seja publicado da forma errada.

De carteira assinada ou freelancers, revisores de conteúdo podem ser contratados por essas agências para averiguar o texto de campanhas inteiras, comerciais, spots de rádio, outdoors e todo outro tipo de peça publicitária possível.

É seu papel, nesse ambiente, garantir que a voz do cliente seja ouvida sem ruídos, ou seja, que a sua mensagem seja transmitida sem nenhum equívoco.

Por isso, revisores que trabalham em agência de publicidade devem estar atentos para o vocabulário específico dessas agências e manter-se antenados com as novidades do mercado.

6. Trabalhando em copidesque

O copidesque é um tipo de revisão editorial, que leva em conta correção ortográfica e gramatical, clareza, adequação às normas editoriais e executa uma limpeza geral no texto. O copidesque trabalha nos departamentos de publicidade, nos jornais e nas revistas e também em periódicos publicados na internet.

Ao contrário de um revisor tradicional, ele tem a liberdade para mexer no texto e alterar o seu sentido, quando vê a necessidade disso. É por isso que essa modalidade é tão preferida em conteúdos web!

Seu papel é arredondar publicações para que elas fiquem boas o suficientes para serem vinculadas a uma marca. Trabalhar com copidesque pode ser um desafio para quem está habituado à revisão tradicional.

Checklist de Revisão de Conteúdos Web

Como é a rotina do revisor de conteúdo?

A rotina do revisor de conteúdo freelancer é tão livre quanto a de qualquer outro profissional que trabalha neste regime. Ele escolhe quantos trabalhos pegará todos os dias e por quanto tempo trabalhará, a fim de fazer uma renda bacana.

O profissional tem a liberdade de trabalhar em outro emprego, caso seja do seu agrado, e fazer as revisões quando chega em casa (ou antes de sair). E pode também conciliar os estudos com essa modalidade de trabalho, que é muito mais flexível e exige menos horas do que um cargo convencional.

Dentro ou fora de casa, dá para fazer os seus trabalhos como revisor freelancer e continuar cumprindo suas demais obrigações, sejam elas com outro emprego, com uma faculdade, com compromissos familiares ou até mesmo com a sua própria empresa.

Essa é a profissão ideal para quem precisa tirar uma grana e não tem tempo para se dedicar a um novo trabalho, mas tem muita vontade de crescer e consegue administrar vários desafios simultaneamente.

A maneira como você escolhe trabalhar é muito particular e caberá apenas a você. Mas o importante mesmo é que o freelancer encontre um jeito de proceder com relação às suas obrigações de freela que funcione para ele e para seus clientes. Nunca atrasando prazos nem deixando de se comunicar bem com as outras partes envolvidas no processo.

É claro, também é importante que ele se sinta bem fazendo isso. Não vale pegar tantos freelas que você não tenha tempo para cuidar de você mesmo e acabe ficando estressado demais. A qualidade do seu trabalho sofrerá e você também.

Equilíbrio é a palavra-chave quando o assunto é o trabalho como freelancer. Você terá uma série de vantagens, como flexibilidade, alta disponibilidade de tempo, um fluxo de dinheiro garantido, etc. Mas terá também de aprender a cultivar valores como responsabilidade, disciplina e força de vontade.

Sem eles, é improvável que você seja bem-sucedido trabalhando por conta própria. Quer você escolha corrigir matérias em veículos noticiosos, trabalhar com blog posts, buscar uma colocação em agências de publicidade ou revisar livros.

Do que precisa um revisor freelancer?

Para que um revisor freelancer execute o seu trabalho, não é preciso muito. Ao contrário de um designer, que precisa de um computador de última geração para lidar com arquivos pesados, um revisor não exige mais do que um equipamento básico pois trabalha com documentos de texto e PDFs. Isso não significa, porém, que ele não tenha algumas exigências específicas.

Uma mesa e cadeiras confortáveis, por exemplo, são essenciais para um bom trabalho. Iluminação adequada, material de escritório para fazer anotações, um bom dicionário e uma gramática podem ser de grande ajuda. Além disso, alguns equipamentos digitais que permitam estar sempre online e à disposição do cliente também podem ajudar, como um telefone celular ou um tablet.

Uma boa conexão com a internet hoje é necessária em quase todas as profissões. E se você trabalha como freelancer, será também fundamental para que você execute bem as suas funções. Ademais, acesso a ferramentas de edição de texto como o Word, o LibreOffice ou o Google Docs é essencial. Caso contrário, executar o seu trabalho pode ser mais desafiador do que precisa.

Software para correção de textos, do tipo que verifica a sintaxe e ortografia dos períodos pode ajudar, mas não é necessariamente essencial. Se você puder fazer esse tipo de investimento, recomenda-se. Fora isso, disposição e um bom cafézinho são os dois melhores amigos do revisor freelancer.

Agora que você já sabe tudo sobre como ganhar dinheiro como revisor, quais são as vantagens da profissão e em que áreas você pode aplicar seu conhecimento, o que está esperando? É hora de começar a construir o seu portfólio e dar um passo adiante.

Quer ganhar dinheiro como revisor agora mesmo? Inscreva-se por meio deste formulário e venha ser um revisor da Rock Content! A nossa comunidade adoraria ter você como membro!

Comunidade Rock Content - Faça parte da maior base de freelancers do BrasilPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *