Dicas ganhar confiança profissional

Ganhar confiança no mundo profissional: 7 dicas para ter sucesso!

Pode não ser fácil, mas ganhar confiança é, sem dúvida, um dos fatores decisivos para ter sucesso em qualquer profissão.

Em um mercado de trabalho mais concorrido do que nunca, não é incomum que os profissionais se sintam inseguros ao se posicionarem no escritório ou em uma entrevista de emprego, ainda que possuam experiência e conhecimento capazes de fazê-los esbanjar competência na área em que atuam.

O comprometimento com sua imagem profissional é essencial nessas horas para passar a ideia de credibilidade e ganhar confiança dos seus superiores ou recrutadores, além de conquistar promoções e indicações para a participação em projetos melhores.

Neste post, você vai aprender a se posicionar de forma diferenciada no mercado de trabalho para se destacar na multidão, sendo você um freelancer ou trabalhador formal.

1. Planeje sua carreira

Determinar o que você quer fazer e onde deseja chegar para depois se preparar para esta jornada é um processo difícil, mas que pode ter um grande impacto tanto no seu desenvolvimento profissional quanto pessoal.

O mercado valoriza quem tem determinação, ambição e foco. Para isso, procure analisar a cultura de cada empresa em que deseja trabalhar e veja se ela atende às suas expectativas. Ainda que o mais comum seja o contrário, os recrutadores preferem candidatos que tenham um perfil alinhado com a instituição que trabalham, e não apenas experiência e conhecimento técnico.

Se você deixar claro que sabe planejar, é organizado e o desenvolvimento contínuo é uma prioridade para você, certamente, vai ganhar confiança em qualquer profissão.

2. Cuide de sua inteligência emocional

Muita gente não conhece um tipo de habilidade que se deveria aprender na escola: a inteligência emocional. Trata-se, resumidamente, da boa gestão das próprias emoções, tendo impacto também na qualidade dos relacionamentos pessoais e profissionais.

De acordo com um estudo realizado pela consultoria TalentSmart, o quociente emocional (QE) é capaz de ser mais decisivo para o sucesso da carreira profissional do que o próprio QI. Isso porque as pessoas emocionalmente inteligentes são mais maduras, flexíveis, respeitosas e empáticas, o que pode fazer a diferença, principalmente, naqueles locais em que se trabalha sob pressão.

3. Crie um portfólio notável

Se você acredita que as pessoas já sabem que você é um profissional competente e espera que o seu reconhecimento faça jus a essa realidade, saiba que os tempos mudaram. Atualmente, não é possível ganhar confiança sem exibir seu trabalho e suas habilidades.

Sendo assim, a criação de um portfólio de qualidade não é mais uma recomendação, mas sim uma necessidade para causar uma primeira (ou segunda, se você já estiver empregado) boa impressão. Diversas plataformas online, como o Behance, Carbonmade e Wix estão disponíveis sem custos, então, não há desculpas para não começar agora!

4. Cumpra até as menores promessas

Ninguém gosta de ouvir desculpas para um atraso ou trabalho que não foi feito, certo? Por isso, uma dica simples, porém básica para ganhar confiança é honrar seus próprios compromissos e realmente fazer o que você disser que vai fazer.

Aproveite para mostrar iniciativa e realizar tarefas além das solicitadas, sempre que possível. Se um relatório tem prazo de três dias para finalização, entregue-o em um. Ofereça ajuda aos colegas sobrecarregados e lembre-se que assumir projetos que ninguém pensaria enfrentar, mas que devem ser feitos, é uma ótima maneira de ser notado e valorizado em seu âmbito profissional.

5. Nunca deixe o networking de lado

Uma das melhores maneiras de conquistar oportunidades de confiança no mundo profissional é expandir a sua rede de contatos. O networking não é apenas capaz de te render boas amizades ao compartilhar ideias e experiências, mas também pode popularizar seu trabalho por meio do famoso “QI” (quem indica).

Algumas atitudes simples que podem te ajudar a conquistar e fortalecer relacionamentos são:

  • reservar um dia por mês para almoçar com alguém fora de seu círculo social;
  • comparecer a happy hours, celebrações e eventos da empresa;
  • participar de congressos, feiras e palestras relativos a sua área de atuação profissional;
  • frequentar espaços de coworking;
  • se mostrar presente e ativo nas redes sociais;
  • identificar pessoas influentes de sua área ou empresa e compartilhar suas estratégias de trabalho com elas;
  • solicitar feedbacks detalhados de seus superiores sempre que possível.

6. Valorize as oportunidades de aprendizado

Para se tornar um mestre em qualquer assunto, você precisa primeiro ser um aprendiz. Ainda que você já seja um pioneiro na área em que trabalha, continue se desafiando e tentando expandir seus conhecimentos ainda mais. É assim que crescemos profissionalmente.

Algumas atitudes relativamente simples, mas que são muito bem-vistas por chefes e superiores, é a solicitação de oportunidades de treinamento, cursos e participação em projetos ambiciosos. Demonstre curiosidade até sobre os assuntos que não são do seu setor e diga que deseja trabalhar tanto seus pontos fortes quanto fracos. A aprendizagem contínua garantirá seu desenvolvimento.

7. Preocupe-se em ser lembrado e não apenas notado

Para ganhar confiança no ambiente profissional você precisa se preocupar mais com o seu legado do que o próprio ego.

Aqueles líderes que são verdadeiramente influentes no mundo todo e possuem carreiras exemplares não estão preocupados com a próxima promoção, com o aumento de salário, o status de “bem-sucedido” ou outros objetivos de curto prazo, mas com a vida de outras pessoas que deseja mudar nos próximos 50, 100 ou até 200 anos.

Por mais que uma ambição deste tamanho pareça exagerada ou utópica, ela indica perseverança, vontade de fazer a diferença e uma enorme vocação para o serviço que alguém se dispôs a exercer, tão forte que o dinheiro passa a ser insignificante diante de sua responsabilidade profissional. Qual empregador não confiaria em um trabalhador como esse?

Ganhar confiança nem sempre é um processo fácil ou rápido. Perdê-la é ainda pior, pois se trata de uma conquista frágil e valiosa. No entanto, a sua ascensão profissional certamente não acontecerá sem ela. Sendo assim, não deixe de seguir as nossas dicas se quiser enriquecer a sua carreira de verdade.

Agora é hora de falar de você! Quais são suas estratégias para mostrar o seu caráter e confiabilidade profissional? Conhece alguma outra dica que não mencionamos aqui no post? Compartilhe-a conosco aqui na seção de comentários e interaja com nossos leitores!

Livros para Profissionais Criativos