Por Laís Bolina

Publicado em 16/07/2017. | Atualizado em 23/01/2019


Se você está ansioso pelo início da próxima temporada, pode recapitular o melhor da série Game of Thrones até agora nas crônicas de gelo e fogo!

Imagem de capa por Eran Mendel

Por mais que você nunca tenha assistido, com certeza já ouviu falar sobre Game of Thrones! A série que virou febre no mundo todo, já conquistou mais Emmys do que qualquer outra na história e é recorde de audiência em todo o planeta.

Além de lições de vida — sobre o que fazer e principalmente o que não fazer — a série mostra inúmeros ensinamentos profissionais e que podem se aplicar a diversos contextos, inclusive no dia a dia de freelancers e produtores de conteúdo web.

Duvida? Nós separamos algumas das centenas de lições que essas seis temporadas até agora nos ensinaram e inspiraram, para você se tornar um profissional melhor e, porque não, aprender com os diversos confrontos de Game of Thrones!

Ah, e se você não assistiu à serie toda, infelizmente vamos dar alguns spoilers, afinal seria impossível tirar lições sem um bom contexto, principalmente porque na série tudo muda muito rápido. Porém, se você é um fã, será um ótimo momento para recapitular algumas cenas!

Vamos?

1. O tempo pode ser um aliado ou um inimigo

Pense na trajetória de Daenerys Targaryen: no início, todos nós sentíamos pena dela. Hoje ela está a caminho de Westeros, absolutamente poderosa, com os seus dragões e sua glória!

Por outro lado, pense no caminho seguido por Joffrey Baratheon: o filho mimado do rei que, mesmo jovem, alcançou todo o poder do trono de ferro e que, em questão de dias, teve uma morte lenta e dolorosa — embora muitos acreditem que ele merecia ter sofrido mais.

O que esses dois fatos têm em comum? O tempo!

Enquanto Daenerys usou o tempo a seu favor, para se fortalecer, criar boas alianças e aperfeiçoar o seu treinamento, Joffrey fez inimigos, rompeu laços e despertou o ódio de muitos.

Você como um freelancer, tem controle a respeito de suas finanças e carreira. Por conta das incertezas, deve usar o tempo a seu favor e se organizar de maneira a extrair sempre o melhor dos mais diversos contextos.

Além disso, uma boa gestão do seu tempo também poderá contribuir muito para a sua produtividade e seus resultados. Se organize, planeje e tenha objetivos claros. Só assim você poderá extrair o máximo da sua carreira.

2. Cuidado com que diz

Para conseguir uma aliança que era fundamental para os seus planos, Robb Stark promete se casar com uma das filhas do Lorde Walder Frey. Porém, durante a guerra ele acaba se casando com outra pessoa e pagou com a própria vida por suas palavras.

Isso também pode acontecer dentro de um texto.

O ideal é que todo conteúdo produzido cumpra com sua promessa inicial, atendendo às expectativas do leitor e gerando valor.

Por isso, como um bom produtor de conteúdo, o seu papel é honrar com sua palavra e produzir conteúdos que supram as necessidades dos leitores e ajudem a construir autoridade e credibilidade online.

3. Cumpra com o que você se propôs

cersei lannister game of thrones

Gif por Eran Mendel

Os Lannisters sempre pagam suas dívidas”.

Esse é um dos valores fundamentais dessa família, e é justamente isso que faz com que eles construam o seu respeito e sua credibilidade ao longo dos Sete Reinos. E a cumprir com suas “dívidas” é um diferencial também na vida de um freelancer.

Se comprometer com uma tarefa e não cumprir é queimar a sua imagem diante do mercado e colocar a prova o seu trabalho, podendo afetar nas próximas propostas. Infelizmente o mercado já carrega essa fama e, se você quer se destacar, precisa cumprir com o que propôs.

Sabemos que imprevistos acontecem, mas se organizar e ter uma boa comunicação com o seu contratador podem fazer a diferença para que você conquiste os próximos trabalhos.

4. Tenha planejamento

“O inverno está chegando”.

Esse é o lema da família Stark de Winterfell, localizada ao norte dos Sete Reinos, e a mais castigada nos períodos de inverno. Por isso, durante as demais estações eles se preparam para a chegada do período, e com isso não sofrem com o frio, a escassez de alimento e os demais problemas da época.

Um bom freelancer entende que existe o inverno e por isso se prepara para as mais diversas situações, evitando que os problemas comprometam os seus resultados e entregas.

Por isso, assim como um Stark, é fundamental que você tenha planejamento, não se sobrecarregue com mais tarefas do que consegue executar e se organize diante de problemas e situações que podem ser contornadas.

5. Conheça os seus limites

Poucas pessoas conhecem tão bem os seus limites quanto Tyrion. O filho mais novo da família Lannister sabia que por sua aparência e pela rejeição do pai ele não poderia se dar ao luxo de apenas tirar proveito de seu sobrenome e fez suas próprias escolhas, alianças e planos.

Por isso é considerado o personagem mais inteligente e perspicaz da série, além de o mais amado por muitos telespectadores — incluindo eu.

Essa também deve ser a característica de um bom freelancer! Conhecer suas limitações é fundamental para não se comprometer com prazos e tarefas que para você podem ser improváveis ou mesmo impossíveis.

Além disso, saber a hora de dizer não também é, ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma virtude. Um bom profissional não é aquele que aceita todos os convites, mas sim o que cumpre bem com todos os que aceita.

6. Aprenda coisas novas sempre

daenerys targaryen game of thrones

Gif por Eran Mendel

Daenerys Targaryen não tinha outra opção e, por isso, se casou Khal Drogo. Diante dessa circunstâncias, ela tinha várias opções, porém escolheu se adaptar e, com isso, aprender diversas coisas novas para se inserir na cultura do marido. E foi justamente isso que fez toda a diferença em sua trajetória!

Você, como freelancer de produção de conteúdo, terá diversas oportunidades de aprender coisas novas: técnicas, áreas, temas, formatos de conteúdo e mais uma centena de coisas. Até mesmo em nosso blog existem vários posts que podem te ajudar nessa tarefa.

E esse pode ser o seu diferencial: a versatilidade!

Quanto mais conhecimento você obtém a respeito da sua área de atuação, mais oportunidades de trabalho aparecerão para você, aumentando o seu currículo e também as suas chances de conquistar boas tarefas e se destacar no mercado.

7. Não perca a cabeça

Um dos momentos mais marcantes — e com certeza desesperadores para os, até então, recém fãs da série — com certeza foi a morte de Ned Stark.

O patriarca do norte foi decapitado por ordens do, na época, recente rei Joffrey Baratheon, logo na primeira temporada da série, mostrando a todos os telespectadores que tudo poderia acontecer a partir dali, o que realmente aconteceu. E sua cabeça ainda foi exposta, para servir de exemplo, sobre a muralha do castelo.

ned stark game of thrones

Quantas vezes você, como freelancer, não perdeu a cabeça diante de um ajuste, atraso, refação ou qualquer outro contexto que fugia dos seus planos? É muito comum para qualquer profissional, e especialmente nesta área.

Por isso, controle os seus impulsos e não se desespere diante de um contexto aparentemente ruim. Todos esses momentos podem reservar grandes ensinamentos, e o poder de adaptação será também um ponto positivo nesse contexto!

8. Uma boa introdução faz a diferença

Agora, precisamos falar de uma questão um pouco mais técnica a respeito da série, mas que também é incrível! A abertura da série!

Quando a música começa a tocar você, se é um fã como eu, já sente o primeiro arrepio e é invadido por um mix de sensações e expectativas muito grande!

Numa redação web, a introdução é tão importante quanto e tem o mesmo papel: envolver o leitor e despertar nele a vontade de continuar lendo o seu texto!

Por isso, é fundamental que a “abertura” do seu texto tenha contexto e não siga simplesmente uma fórmula clichê que deixa a leitura cansativa, monótona ou que não desenvolva uma sensação de expectativa.

Ela é, depois do título — que também é muito importante — o primeiro contato do visitante com a sua produção e pode ser um divisor de águas entre o seu sucesso e o seu fracasso.

9. Por fim, leia muito!

Shame Shame Shame Game of Thrones

Gif por Eran Mendel

“Uma mente precisa de livros como uma espada precisa de uma pedra de proteção, se for para manter sua vantagem”. Tyrion Lannister

Essa é uma verdade absoluta para qualquer profissão, mas especialmente na vida de um freelancer de conteúdo web! Afinal, sempre existem novidades no mercado que podem tornar o seu trabalho mais rico e completo.

Se você produz conteúdos para blog, leia mais sobre técnicas de SEO, novas possibilidades textuais, novidades do mercado.

Se você escreve materiais ricos, saiba mais a respeito de como tornar o seu texto mais atrativo, possibilidades de acrescentar outras mídias em seu conteúdo e tudo o que envolve o tema.

Nós temos diversos ebooks, infográficos e ferramentas que podem te ajudar a ser um freelancer melhor, mais organizado e mais preparado para os mais diversos tipos de trabalho.

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *