Por Lucas Amaral

Publicado em 03/04/2018. | Atualizado em 25/09/2018


Optar pela vida freelancer é assumir que a produção diária vem acima de tudo e que o cumprimento de obrigações é chave para o sucesso. Entenda o porquê de alguns freelancers terem mais notoriedade que outros!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Se você é um produtor de conteúdo freelancer, certamente sabe que a produtividade é um dos maiores obstáculos ao optar por essa carreira.

É preciso aprender a lidar com as adversidades como o bloqueio criativo, falta de estímulo e outros empecilhos que podem surgir.

Além disso, há as distrações: seu programa de TV favorito começa, você recebe uma ligação do seu melhor amigo ou as inúmeras notificações apitando no seu smartphone.

Se você passa por essas dificuldades, saiba que não está sozinho.

É maravilhoso atuar como profissional autônomo, já que as decisões acerca de horários, quantidade de tarefas e mobilidade são exclusivamente suas. Porém, isso também pode ser um convite à procrastinação.

Mas como em qualquer outro tipo de serviço, a produção não pode parar. Por isso, freelas que são capazes de executar muitos jobs geralmente são aqueles que se destacam e conquistam as melhores oportunidades.

Se você ainda tem dúvidas disso, acompanhe o texto a seguir. Nele, você saberá por que um freelancer produtivo é o que o mercado procura e para quem há mais possibilidades de jobs. E confira por que a preguiça é um analgésico indesejado!

Se quiser várias dicas sobre organização e produtividade, assista ao nosso webinar sobre o assunto! Reunimos todos os editores do blog da Comunidade para fazer uma live com os melhores conselhos para te tornar mais produtivo! É só preencher o form abaixo para assistir quando quiser 🙂

E que tal vê-la até duas vezes mais rápido e aprender melhor? Veja como fazer isso com o hack que ensinamos para aprender rápido e comece a produzir mais em menos tempo! Esse hack inclusive foi uma das dicas do Dimitri!


Materiais e leituras recomendados no webinar:
Quer aprender rápido? Descubra agora como dominar qualquer assunto!
As mentiras contadas pelos blogs de sucesso que você precisa saber!
103 Ferramentas e Aplicativos para produtores de conteúdo
Saiba como aumentar a produtividade trabalhando em casa em 8 passos
Ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo
5 atividades para fazer nos 5 minutos de intervalo de freela
Quadro de Produtividade Comunidade Rock Content e Runrun.it
Planner 2018 gratuito para imprimir
[Kit] Checklists de freelancing e produção de conteúdo
[Ferramenta] Playlist de Produtividade
Hacks de Produtividade por E-mail!

Otimização do tempo livre

Um erro muito comum no ambiente corporativo é achar que ser produtivo é sinônimo de trabalhar muito.

Se analisarmos friamente o conceito da palavra, podemos constatar que ela significa exatamente o contrário.

Veja bem, uma empresa produtiva não é aquela que funciona 24 horas por dia, mas sim a que fabrica mais diante dos insumos disponíveis para a confecção de produtos.

No caso das pessoas não é diferente. A sua energia é a matéria-prima disponível, ao passo em que os serviços entregues são o resultado do trabalho.

Então o freelancer produtivo é aquele que fornece uma maior quantidade de serviços com o menor esforço possível. Alguns especialistas, inclusive, utilizam o termo “gestão do tempo e recursos”.

Se pensarmos mais a fundo, tudo que você precisa é de algumas horas extras no seu dia. Sejamos sinceros, é bem provável que esse seja um dos motivos pelos quais você optou por esse modelo de trabalho.

Ao aumentar seus índices de rendimento, ganhará um recurso valioso: o tempo. E, com ele, você poderá fazer o que quiser.

Sabe aquele livro que você está louco para terminar? Ou quem sabe administrar seus próprios projetos? É possível, também, que queira apenas dormir mais ou tirar umas férias um pouco mais cedo.

E acredite: o período que você gasta com o lazer é um combustível para a execução das ações do dia seguinte.

Conquista da confiança do cliente

Como sabemos, a confiança é adquirida por meio de relacionamentos. Isso não é segredo, já que em nosso próprio círculo social precisamos de demonstrações de fidelidade para adquirir uma boa reputação, não é mesmo?

Pois é, isso também ocorre na relação entre o freelancer e cliente. Quando se produz mais, essas interações tornam-se mais constantes. E quando os contatos são realizados com o intuito de trazer boas notícias, melhor ainda.

A entrega de projetos sequenciais, realização de ajustes imediatos e respostas rápidas às dúvidas e questionamentos certamente são diferenciais para se destacar no mercado.

Com isso, aumenta a segurança do contratante nos serviços oferecidos. E, consequentemente, tendência é que negócios mais sólidos sejam fechados. Contratos mais duradouros ou demandas regulares podem surgir por meio de um vínculo benéfico para ambos os lados.

Capacidade de cumprimento de deadlines

Como freelancer, você já deve ter lidado diversas vezes com deadlines. Sabemos como isso é difícil. Como as demandas não surgem exatamente na medida em que você termina os trabalhos, é natural que a organização seja comprometida.

Além disso, muitas vezes ocorrem imprevistos que comprometem o cumprimento dos prazos. É o que acontece quando a internet cai, uma visita inesperada chega na sua casa ou você adoece.

Mas quando o motivo é a baixa produtividade, isso torna-se um problema.

Uma das características mais importantes da economia sob demanda é a satisfação do contratante. Se algo foi combinado um prazo, deve ser cumprido.

Atrasos geram descontentamento e minam o relacionamento entre os envolvidos. Isso pode ser solucionado com o aumento da eficiência de trabalho. O tempo gasto é reduzido e, com isso, ganha-se em agilidade na entrega.

É possível, inclusive, que as entregas sejam feitas antes mesmo do deadline. Isso certamente agrada ao cliente, que provavelmente gostará de contar com os seus serviços na próxima vez em que surgirem novos jobs.

Entrega de maiores quantidades de serviços

Freelancers trabalham em um modelo conhecido como economia gig, uma tradução para o termo em inglês “gig economy”. Ele representa um formato de contratos de curta duração, bem diferente dos moldes tradicionais de emprego com carteira assinada.

Nesse contexto, o número de acordos firmados representa uma maior averbação. Em resumo, quanto mais trabalho, mais dinheiro.

Apesar de existirem outros fatores que contribuem para a escolha do paradigma autônomo, o financeiro é considerado por qualquer profissional. Afinal, todos temos contas a pagar, não é mesmo?

Com o desenvolvimento de habilidades que aumentam o número de serviços entregues, a vida do profissional torna-se mais fácil e agradável, já que representa um aumenta da renda.

Muitas vezes você se surpreenderá ao utilizar a produtividade a seu favor. Imagine que você termine todos os seus jobs do dia antes da hora. Você poderá produzir mais ainda e, assim, encher ainda mais a sua carteira no fim do mês.

Chances de pegar grandes trabalhos

Freelancers com bons índices de produtividade possuem maiores chances de se desenvolverem como profissionais. Com uma grande quantidade de entregas, compromisso com os prazos e uma boa relação com os clientes, novas portas se abrem.

As oportunidades para aumento de valores, então, acontecem naturalmente. Com a alta performance, aumentam também as ofertas. E essa é uma oportunidade para renegociar os custos do serviço.

Outros clientes também podem procurá-lo, então essa pode ser uma boa chance de aumentar o preço que você cobra.

Alguns freelancers, inclusive, estabelecem essa variação posterior mediante a bons resultados nos jobs iniciais. Essa prática incentiva a produção de jobs de qualidade e mostra ao cliente que você está confiante com relação àquilo que fornece.

Oportunidade de contratos recorrentes

Uma dos pontos mais importantes a ser considerado na carreira de um freelancer é a recorrência de projetos. Ele é responsável pelo fluxo de caixa, termo comumente utilizado no mercado corporativo.

Basicamente, trata-se da demanda frequente, já que muitas vezes há escassez de jobs. Ao criar uma parceria duradoura, ganha-se em estabilidade, um dos valores mais relevantes para um freelancer.

O mercado freela é vasto, mas as empresas procuram pessoas com quem possam firmar parcerias de longa duração, já que, com o tempo, os processos tornam-se mais fluidos.

O produtor de conteúdo passa a compreender os problemas da empresa, além de fatores como linguagem, tom de voz, estilo e outras preferências.

Para empresas, trocar de profissional não é vantajoso. Afinal, serão necessárias novas explicações acerca de métodos e prioridades.

Para o freelancer isso também é ótimo, já que ele não precisará se adaptar a um novo projeto, o que torna as coisas mais fáceis.

Aumento do portfólio

O portfólio de um freelancer é o seu maior tesouro. Ele não é responsável por gerar renda por si só, mas revela ao mundo a qualidade dos seus serviços.

Quando se aumenta a produtividade e, consequentemente, o número de jobs entregues, há também uma valorização do profissional, que passa a contar com um mostruário maior.

Além disso, é possível selecionar apenas os melhores serviços para serem enviados a potenciais clientes, otimizando assim as taxas de novos negócios.

Certamente em grande parte dos seus projetos lhe foi solicitada uma amostra do que você oferece. Quanto maior a sua produtividade, maior o leque de opções para demonstração.

Mas, afinal, como ser um freelancer produtivo?

Agora que você já sabe a importância da produtividade na carreira de um freela, deve estar se perguntando como se tornar uma máquina de tarefas, não é mesmo?

Apesar de cada profissional possuir um ritmo, existem algumas convenções que podem ser muito úteis para potencializar o desempenho das pessoas.

A seguir, veja uma lista de ações que podem levá-lo a um novo patamar de eficiência:

Crie um calendário de tarefas

Uma das virtudes principais de um freelancer é ser organizado. Por isso, a criação de um calendário de tarefas é uma ferramenta que pode auxiliar o desenvolvimento dos jobs.

Com ele será possível visualizar a situação como um todo, delineando os objetivos e estabelecendo uma ordem de trabalho que incentive a execução de cada um dos serviços individualmente.

Pode parecer pouco, mas a verdade é que essa prática permite ao profissional estabelecer uma linha de raciocínio em vez de se afobar devido à grande quantidade de tarefas a serem cumpridas.

Dê prioridade aos jobs mais relevantes

Outra dica é estabelecer uma ordem hierárquica para os encargos. Em seu calendário, assinale aquelas que possuem mais importantes e as elenque em uma ordem decrescente.

Os valores podem ser variáveis, como a emergência, complexidade ou valor. O importante aqui é que você entenda quais delas terá que completar primeiro.

Descanse quando for necessário

As pausas entre a realização de tarefas é muito importante para recolocar as ideias no lugar. Isso é cientificamente comprovado por diversos estudos.

Não adianta, você não será capaz de trabalhar por horas a fio, já que o cérebro humano possui limitações. Além, é claro, de outras funcionalidades biológicas, que estarão comprometidas após muitas horas à frente do computador.

A visão pode ficar comprometida, a coluna começa a doer, os pés ficam dormentes… Então faça pausas quando for necessário. Não exija de si mesmo mais do que consegue cumprir.

Dê um basta nas distrações

É muito difícil resistir às tentações que nos rodeiam enquanto realizamos um job. É certo que elas aparecem com grande frequência e, como você não possui um chefe para inspecioná-lo, é bem tentador deixar de ceder.

Mas lembre-se: ao fim do mês, pequenas tarefas que não forem entregues podem fazer muita falta. Então concentre-se no trabalho.

Desconecte das redes sociais, evite ficar de olho no celular e avise às pessoas que aquele momento exige concentração máxima. Vale até mesmo o isolamento quando é necessário foco. No fim das contas, os resultados valerão à pena.

Conte com softwares de gestão de trabalho

Existem diversas ferramentas disponíveis na web para aumentar a produtividade e organizar a sua rotina de freela.

Alguns exemplos são o Asana, o Trello, o Nibo, o Stilingue, o Snagit, o Wrike, o Harverst e o YesWare. Cada um deles possui funcionalidades distintas, mas que podem ser muito úteis para auxiliar o desempenho do freela.

Teste algumas delas e avalie quais funcionam melhor no seu cotidiano. A partir disso, certamente você notará uma curva crescente de performance.

Evite as multitarefas

Responder emails enquanto redige um texto, falar ao telefone enquanto diagrama um ebook ou acessar um site ao passo em que revisa um artigo. Essas são práticas que precisam ser evitadas para melhorar a produtividade.

Muitas pessoas acreditam que é preciso executar múltiplas tarefas para melhorar as atividades freelancer, mas a verdade não poderia passar mais longe disso.

A melhor técnica consiste em fazer uma de cada vez. É claro que, às vezes, emergências acontecem, mas tente focar no que você está fazendo agora. Assim, seu cérebro consegue focar somente em um objetivo. Se você se distrair, pode acabar confundindo e se atrapalhando.

Comece pelo mais fácil

Se as coisas realmente apertarem e você estiver procrastinando demais, vale apelar para a tarefa mais fácil. Às vezes tudo que você precisa é de um incentivo para começar a trabalhar a todo gás.

A sua mente precisa dar início, como um carro quando pega no tranco. Depois de iniciar as atividades do dia, certamente será mais fácil dar continuidade a outras mais complexas.

Estabeleça um horário de trabalho

Apesar da vantagem de trabalhar nos horários escolhidos, o freelancer tende a ser mais produtivo em algumas horas do dia.

Tente analisar e observar quais são os seus e considere realizar suas tarefas todos os dias nos mesmos horários. Assim, seu cérebro se acostuma a funcionar naquele período e você se sentirá disposto a botar pra ferver.

E então, gostou de saber todas essas informações sobre como ser um freelancer produtivo? Baixe gratuitamente o nosso quadro de produtividade e otimize ainda mais os seus processos de criação!

Quadro de Produtividade Para Freelancers

Posts populares com esse assunto