Por Katiuscia Couto

Jornalista que troca séries por livros. Apaixonada pelo universo da escrita.

Publicado em 08/07/2019. | Atualizado em 11/07/2019


A profissão de freelancer tem tudo a ver com a Geração dos Millennials e, neste post, listamos 5 dicas para ajudá-los a ter sucesso como profissionais autônomos!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Seus pais imaginariam essa vida de freelancer millennial? Provavelmente eles o incentivariam a ter um emprego estável e construir uma carreira dentro de grandes organizações, certo?

Eles jamais acreditariam na possibilidade de viver como autônomo, muito menos sendo redator de blog na internet. Mas as mudanças estão acontecendo e essa já é uma realidade no mundo todo.

Então, se está buscando criar uma carreira sólida como redator de sucesso, continue a leitura desse artigo agora mesmo e veja as melhores dicas!

Uma pausa importante antes do conteúdo…

Antes de partir para as dicas de fato, preciso esclarecer que neste material você não vai encontrar fórmulas prontas do sucesso. Desculpe! Está preparado mesmo assim? Então, boa leitura!

1. Pratique o ócio produtivo

Como assim para ter sucesso eu preciso ficar ocioso? Veja bem, é ócio produtivo!

Essa é a primeira dica do freelancer millennial de sucesso: não fique sem fazer nada. Faça nada útil. Quando pensar em não fazer nada, faça nada com produtividade. Use as coisas à sua volta. Veja de que maneira:

Seu celular

Você não precisa abandonar o aparelho se quiser ser mais produtivo, pelo contrário, use seu celular com pesquisa de assuntos relevantes e que agreguem ao seu trabalho.

O brasileiro passa em média nove horas do dia conectado, por que não usar isso a seu favor estudando ou lendo sobre o mercado de trabalho? Enquanto os outros estão apenas rolando o feed sem fim, alimente seu cérebro com conhecimento. 

Estude com ele enquanto faz uma refeição, colocando um vídeo no youtube ou assistindo a uma série que exercitará seu cérebro. Um bom exemplo de adquirir conhecimento é por meio de documentários. Pode ser sobre comportamento humano, por exemplo, já que assim o redator pode conseguir se aproximar dos leitores usando as técnicas que aprendeu no filme.

Algumas pessoas conseguem ficar sem celular enquanto estão focadas trabalhando, mas se você é do time oposto não precisa se desesperar. Basta ter bom senso e responsabilidade com as suas entregas.

Com objetivo de te ajudar a ser mais produtivo, tem os aplicativos que silenciam as notificações. Você pode tentar usá-los e deixar somente ativas as sinalizações que realmente precisa acompanhar no telefone, como agenda e outros organizadores de tarefas.

Seu tempo no metrô

A segunda ideia de ócio produtivo é o quanto, como redator, você se dedica à leitura. Costuma ter um tempo do seu dia com os livros? Saiba que essa prática é muito importante para o freelancer millennial, ainda mais quem trabalha com produção de conteúdo em texto.

A leitura de qualquer estilo enriquece o vocabulário. Já pensou em usar o tempo que precisa ir de um compromisso ao outro no trajeto para ler? Ou enquanto espera o metrô?

Se não tem esse hábito sugiro que comece aos poucos, com uns 15 minutos ou 10 páginas por dia, por exemplo, até que consiga pegar o ritmo. Você só tem a se beneficiar com essa prática.

A leitura também desperta a curiosidade, a nossa segunda dica para o seu sucesso.

2. Seja questionador e curioso

Quem disse que é preciso seguir regras e listas de perfeição no home office?

Uma das grandes dúvidas dos autônomos é sobre criar rotina. Ao que me parece, as pessoas buscam adaptar algumas das regras de trabalhos fixos para o escritório em casa, mas isso é realmente efetivo?

Saia do comum! Seja a pessoa que questiona sobre rotina, mas seja curioso o suficiente para testar a sua própria forma de trabalhar. Quem disse que é obrigado a trabalhar em horário comercial para ser produtivo?

Acredito que o ponto mais importante aqui seja como seu lado profissional lida com os prazos. Se você é do tipo mais produtivo à noite e suas tarefas precisam ser entregues pela tarde, ok. Faça no seu tempo, mas sem extrapolar a saúde, principalmente seu sono.

3. Não separe trabalho da vida pessoal

Calma! A dica aqui não é virar um workaholic, mas é preciso entender que não há separação entre vida pessoal e trabalho. Afinal, um redator pode usar tudo o que consome nos seus períodos livres durante o dia e transformar em conteúdo, não?

Além disso, para construir uma marca como redator é necessário investir em marketing pessoal e também no personal branding e, portanto, usar um pouco do seu tempo livre para dedicar a isso. Ou seja, ficará difícil mostrar seus valores sem ser o mais transparente possível.

Veja exemplos de empresas que estão investindo no bem-estar dos funcionários com mesas de jogos, salas de descanso e promoção de happy hour. Você acha que elas querem ver somente o lado profissional dos colaboradores?

Mas não se esqueça de manter o equilíbrio, o que nos leva à próxima dica de freelancer millennial de sucesso.

Confira um compilado de dicas e leituras para seguir crescendo na carreira freelancer! 🚀
Marketing Pessoal: o que é e como trabalhar sua imagem profissional
Como criar um blog grátis personalizado: veja as 9 melhores opções!
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Trabalho Remoto: 8 sites e 10 dicas para ganhar dinheiro sem sair de casa
As 13 melhores opções de trabalho de fim de semana!
Nômade digital: o que é, como se tornar um e as principais vantagens

4. Desacelere

Não podemos negar que tudo está andando muito rápido e as pessoas estão cada vez mais com os prazos apertados, mas em algum momento você vai precisar desacelerar para avaliar o caos.

O mundo corre, mas o seu sucesso como freelancer millennial parece não andar no mesmo ritmo? É assim mesmo.

A construção de uma boa reputação não é da noite para o dia e de nada adianta trabalhar correndo se não prestar atenção em qual caminho está indo. Além disso, a vida de redator não é apenas ficar escrevendo o dia todo. E como ativar a sua criatividade?

Mude de cenário. Vá a eventos. E não se esqueça do networking, ele será importante na sua carreira.

Conhecer pessoas diferentes nesses encontros é sempre válido, nem que seja analisar outros cargos e, quem sabe, pegar insights adaptáveis a sua rotina.

Não quero dizer para largar seus compromissos e tirar umas férias. É possível desacelerar enquanto trabalha, deixando a rotina mais leve.

Vá trabalhar de um café qualquer dia desses. Costumam ser lugares calmos e inspiradores.

5. Cuide da sua saúde mental

Essa deve ser a dica mais valiosa para o seu sucesso: cuidar da sua saúde mental. A essa altura já percebeu que ser autônomo não tem nada de glamoroso como as imagens Instagramáveis mostram.

Tudo bem que por vezes, até mesmo para estimular a criatividade, você trabalhe algumas horas do sofá, mas a realidade por trás desse dia de trabalho é uma dor nas costas no final do dia.

É preciso compreender que pode ser que tenha épocas em que você trabalhe muito mais, em outras você vai ficar sem um único texto para escrever profissionalmente. E tá tudo bem.

Aproveite esses dias mais tranquilos para estudar, se aperfeiçoar, colocar as leituras em dia e até mesmo captar alguns clientes.

Manter o equilíbrio é essencial. Não pense que só porque uma semana foi mais calma, você está fora do jogo. Não deixe que isso crie pensamentos autossabotadores.

Ter autoconhecimento pode ajudar nesse momento. Respire fundo e não tenha uma crise. Converse com profissionais da área e até mesmo com seus amigos quando as coisas não estiverem indo como imagina.

Você também pode usar esses momentos para escrever livremente, sem a pressão do trabalho, mas automaticamente colocando a escrita em dia.

O importante é saber que não está sozinho nessa de freelancer millennial e que sempre pode encontrar ajuda. As coisas realmente estão mudando e não há problema nisso, apenas seja adaptável.

Quer saber em que momento de freelancer millennial você se encontra e o que fazer daqui pra frente? Então faça nosso quizz e descubra agora mesmo!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *