Freelancer em Tempo Integral

Freelancer em Tempo Integral: você está pronto para se tornar um profissional independente full-time?

Confira as principais dificuldades e desafios da vida freelancer, seu lado positivo e decida-se: você está preparado para ser freelancer em tempo integral?
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Será que você está preparado para ser freelancer por tempo integral? Muitos de nós fazemos freelas isoladamente. Seja porque a grana está curta ou seja porque pintou um projeto incrível do qual queremos muito fazer parte, mas sempre mantendo nossos empregos e planos de carreira pré-estabelecidos. Porém, se você acompanha os conteúdos aqui do blog já sabe que ser freela por opção é uma realidade dos nossos tempos.

Cada vez mais profissionais estão abandonando a segurança do escritório para tomarem as rédeas da própria carreira e isso não é mais algo tão inusitado. Porém, permanece a pergunta: será que esse é a mudança certa para você?

No artigo de hoje vamos ajudá-lo a entender se é hora de dar esse passo e falaremos sobre o que será importante para ter sucesso trilhando esse caminho. Pronto? Então, vamos lá!

O que ponderar antes de tomar essa decisão?

Quase tudo que você conhece sobre trabalho vai mudar no momento em que decidir se tornar freelancer em tempo integral. É que, dentro dos escritórios, todos que não são o dono do negócio têm uma quantidade limitada — por maior que ela possa parecer — de atribuições no dia a dia. Ser freelancer é mudar de categoria, passando de funcionário para empreendedor, e vem com uma porção de atribuições que você pode imaginar.

Isso quer dizer que, mesmo que se tenha um perfil extremamente apropriado para a área em que se atua, nem sempre existe, dentro do profissional, o perfil para ser autônomo. Dar esse passo sem entender a diferença será bastante arriscado.

Nos tópicos a seguir mostramos o que um freela deve ponderar antes de abandonar o mundo corporativo. Veja o quão confortável se sente com as seguintes afirmações.

Tenho orçamento para me manter por um bom tempo

A não ser que você já tenha alguns clientes enfileirados, precisará ter uma reserva financeira para se manter por um tempo. Até se estabelecer como freelancer as contas continuarão a chegar e é preciso lidar com elas sem muito stress adicional, afinal, suas energias precisam estar focadas na construção de uma base de clientes. Mas, muito além desse primeiro momento, um autônomo sempre precisará ter uma relação diferente com dinheiro do que aquela de um profissional CLT.

É que cabe a você garantir o seu sustento nas mais variadas situações. Em caso de doença, por exemplo, não terá uma licença com a qual sobreviver até que a saúde melhore. Ter orçamento para se manter por longos períodos de tempo é um dos princípios da vida do freelancer e é preciso averiguar se está pronto para ter esse tipo de controle financeiro.

Adoro minha profissão

Pode parecer clichê, mas gostar da sua profissão fará toda a diferença no sucesso como freelancer. Dentro das empresas, executar bem aquilo que é pedido de você é o essencial, já que há todo um grupo de pessoas motivadas ao seu redor, prontas para te lembrar o quão importante é o que está fazendo ali.

Na carreira como autônomo, porém, seu motivador será você mesmo. Se não gostar muito daquilo que faz e não estiver super interessado em se atualizar e adquirir novos conhecimentos, poderá se ver “preso” em uma área de atuação que não é tão a sua praia quanto imaginou.

Consigo planejar bem o futuro

Um problema comum para o freelancer é viver no passado. A maioria dos seus planos instantâneos, aqueles que dependem de orçamento imediato, terão que se adequar a isso. É que propostas comerciais levam um tempo para serem aprovadas — e nem sempre são.

Para conseguir sobreviver a isso você terá que ser ótimo em planejar o futuro e precisará fazer isso todos os dias, pelo resto da sua carreira.

Confira um compilado de dicas e leituras para seguir crescendo na carreira freelancer! 🚀
Marketing Pessoal: o que é e como trabalhar sua imagem profissional
Como criar um blog grátis personalizado: veja as 9 melhores opções!
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Trabalho Remoto: 8 sites e 10 dicas para ganhar dinheiro sem sair de casa
Como criar um portfólio de redator impressionante!
O que colocar em um currículo freelancer: tiramos todas as suas dúvidas!
As 13 melhores opções de trabalho de fim de semana!
Nômade digital: o que é, como se tornar um e as principais vantagens

Por que virar freelancer em tempo integral?

Não estamos aqui apenas para fazê-lo pensar no que faz com que a vida de um freelancer seja difícil. Não poderíamos concluir esse artigo sem mencionar alguns dos motivos pelos quais a carreira de autônomo tornou-se uma opção tão atraente para a maioria das pessoas. Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios de apostar nessa mudança.

Autonomia sobre ganhos

O país está em crise e vai levar um tempo para sairmos dela. Profissionais freelancers, porém, estão melhor equipados para conseguir superá-la porque não têm seus futuros linkados a uma única empresa. Se um parceiro está com dificuldades de ganhar dinheiro para custear os serviços que você presta, há muitos outros por aí que precisam da sua ajuda e isso vai ajudá-lo a compor a sua renda.

Com múltiplos clientes, um freelancer está apto a ganhar bem mais do que alguém que tem salário fixo. Utilizando plataformas e aplicativos para se trabalhar sem sair de casa, ele tem como conhecer novos clientes constantemente.

Horário flexível

Uma das principais reclamações, principalmente das “pessoas noturnas”, é que trabalhar no horário comercial é bastante limitante. O mesmo é válido para as mães e pais que querem fazer parte de maneira mais constante da rotina dos filhos e para todos que conseguem desempenhar suas tarefas remotamente, mas não são autorizados a fazer isso na empresa em que trabalham.

Como freelancer você será o principal responsável por definir as suas horas e esse já é um motivo e tanto para optar pela carreira.

Qualidade de vida

Outro motivo para se tornar um freelancer é a qualidade de vida. Os horários flexíveis, controle sobre os próprios ganhos e a liberdade de escolher para quem se quer trabalhar criam um ambiente propício para melhorias como aprender um novo idioma, passar mais tempo próximo dos amigos ou começar a praticar um esporte. Tudo isso é bom para a sua vida no longo prazo e vai torná-lo um profissional melhor e mais feliz.

A decisão de se tornar freelancer em tempo integral é muito íntima. É provável que você conheça pessoas que, em situações menos favoráveis, tiveram a coragem de fazer essa mudança em suas carreiras e, outras, que mesmo com tudo alinhado não o fizeram. Pensar sobre o assunto, porém, já o coloca muito mais próximo da primeira categoria e é um bom indicativo de que esse é um de seus objetivos como profissional.

E aí, pronto para descobrir definitivamente se ser freelancer em tempo integral é o movimento certo para a sua carreira? Faça nosso quiz e descubra qual o próximo passo para o sucesso como profissional!

Powered by Rock Convert