freelancer

Freelancer: descubra como organizar a agenda para respeitar os prazos

Que ser um freelancer tem o seu lado positivo todos sabem: trabalhar onde e quando quiser, no seu próprio ritmo, com suas próprias regras. É, realmente é algo ótimo de se pensar. Mas cuidado para não tentar “abraçar o mundo” e fazer mais que o possível, ou pior ainda, confiar demais em suas habilidades e deixar tudo para última hora, correndo o risco de perder o prazo e transformar o sonho em pesadelo.

Que ser um freelancer tem o seu lado positivo todos sabem: trabalhar onde e quando quiser, no seu próprio ritmo, com suas próprias regras. É, realmente é algo ótimo de se pensar. Mas cuidado para não tentar “abraçar o mundo” e fazer mais que o possível, ou pior ainda, confiar demais em suas habilidades e deixar tudo para última hora, correndo o risco de perder o prazo e transformar o sonho em pesadelo.

Como todos sabem, um freelancer vive de sua reputação tanto quanto de seu trabalho, e nos dias de hoje, rapidamente todos ficam sabendo do acontecido, seja algo bom ou ruim. Por esse motivo, darei aqui algumas dicas para se organizar melhor e não perder prazos. E como minha mãe dizia: “combinado não sai caro”.

O melhor amigo do freelancer

O Robin do seu Batman, o Pinky do seu Cérebro, chame como quiser, mas essa é a sua agenda! Ela será sua maior aliada para lidar com suas tarefas. Seja física ou virtual, use-a sem dó para organizar seus compromissos, sejam eles mensais, semanais e até mesmo os diários.

Anote seus prazos para não esquecer, verifique seus compromissos antes de aceitar um novo para não se comprometer e, principalmente, estabeleça tarefas diárias. Não importa se vai trabalhar de manhã ou na parte da noite, afinal, essa é a vantagem de ser freelancer, mas respeite seu horário!

Não faça promessas que não pode cumprir

Como freelancer, sua palavra deve ser de honra, e isso serve para sua vida pessoal também! Muitas das vezes você acaba inserindo diversos afazeres na agenda, e na gana de querer fazer tudo, acaba não fazendo nada. Isso pode fazer com que engane a si mesmo, acreditando poder terminar determinada demanda e não ser capaz de cumprir no final.

Por isso, trabalhe no seu ritmo, coloque apenas o número de tarefas que consegue realizar. Uma dica é começar com tarefas a menos e ir aumentando gradativamente até encontrar o seu ritmo. Ter só uma tarefa indispensável é uma coisa boa, pois aí terá a certeza que irá cumpri-la.

Estabeleça sua prioridade

Inúmeros trabalhos aparecendo o tempo todo, essa é a vida de um freelancer, o que torna bem complicado dar prioridade a um deles. É difícil lutar contra o tempo quando os prazos começam a apertar. por esse motivo, evite chegar a esse ponto, procure fazer uma lista de prioridades diárias.

Pode ser que você tenha atingido o Nirvana e resolveu trabalhar em uma outra demanda que não estava com o prazo tão apertado, ou simplesmente não se encontra nada inspirado para acabar aquele projeto para logo mais.

Em ambos os casos, pode não ser a melhor escolha deixar essa última de lado. Estabelecer suas tarefas por ordem de urgência e importância, e trabalhar uma a uma, vai garantir que elas sejam cumpridas e que você não tenha que se desesperar quando o prazo final de cada uma se aproximar.

Não abrace o mundo

Um dos grandes responsáveis por causar o problema citado acima é o excesso de trabalho, e no caso do freelancer, isso ocorre por aceitar pegar mais demandas do que é capaz de entregar. Não importa o motivo, se é para aumentar a renda ou criar um portfólio melhor. Ao se fazer esse tipo de coisa, o freelancer corre o risco de não só perder os prazos, como também fazer trabalhos a baixo do esperado. Por isso, conheça seus limites e consulte sempre sua melhor amiga, a agenda, antes de pegar qualquer tarefa.

Mantenha-se sempre organizado para entregar o que foi combinado na data combinada, pois sua reputação é tão importante quanto o seu trabalho. Por isso, siga as dicas e se torne um freelancer renomado.

Deixe seu comentário e nos conte se as dicas foram boas para você ou se deixamos alguma de fora!

redator-freelancer