Por Monique Gomes

Jornalista certificada em marketing, feminista, cinéfila e livre de glúten.

Publicado em 23/04/2018. | Atualizado em 23/04/2018


Frases filosóficas podem dar um toque bem especial ao texto. Mas precisamos saber quando e como usá-las, ou acaba tendo um efeito contrário e seu conteúdo fica comprometido. Aprenda agora como utilizá-las em sua redação!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

“Não sou livre enquanto outra mulher for prisioneira, mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas”. Essas palavras da Audre Lorde são perfeitas para ilustrar a história de uma feminista que luta pelo direito das mulheres. As frases filosóficas dão um toque especial ao texto, você não acha?

Elas fazem a gente pensar, ajudam a visualizar melhor o contexto e fortalecem um argumento. Não é à toa que são um sucesso em redações de vestibular, artigos de opinião, textos para blogs e grandes matérias jornalísticas.

Pensando nisso, hoje vamos te dar umas dicas de como enriquecer os seus textos com essa estratégia. Continue a leitura!

Primeiro, confira algumas frases filosóficas interessantes

“Como dizem os construtores, pedras maiores não se ajeitam sem as menores” — Platão

“Nós somos o que fazemos todos os dias. Deste modo, a excelência não é um ato, mas um hábito” — Aristóteles

“A felicidade depende de nós mesmos”— Aristóteles

“A saúde é a maior posse. O contentamento é o maior tesouro. A confiança o melhor amigo” — Lao Tzu

“Nossa maior força não é nunca cair, mas crescer a cada vez que caímos” — Confúcio

“Não há vento favorável para o marinheiro que não sabe para onde ir” — Seneca

“A democracia não é apenas a lei da maioria, é a lei da maioria respeitando o direito das minorias” — Clement Attlee

“O novo não está no que é dito, mas no acontecimento de sua volta” — Michel Foucault

“A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação” — Oscar Wilde

“É melhor corrigir os seus próprios erros do que corrigir os outros” — Demócrito

“Se queres prever o futuro, estuda o passado” — Confúcio

“O homem nasce livre, mas por toda parte se encontra acorrentado” — Jean Jacques Rousseau

“Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, são as ideias” — Victor Hugo

“Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros” — Confúcio

“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências” — Pablo Neruda

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” — Nelson Mandela

Agora, saiba como e quando usá-las

Você pode usar uma frase de reflexão de forma direta ou indireta. Na primeira, ela aparece exatamente como foi dita pelo autor. É por isso que deve conter aspas e os créditos da pessoa.

Lembre-se de que esses detalhes são fundamentais, pois, sem eles, é como roubar a ideia de alguém. Ou seja, a prática do famoso plágio. Isso, é claro, não é nada bom para a sua reputação de freelancer.

Já a forma indireta é caracterizada pelo uso de paráfrase. Ou seja, a teoria é do autor, mas o jeitinho de se expressar é todo seu. Aqui, não precisa usar as aspas. No entanto, é sempre bom colocar a fonte: é elegante, honesto e demonstra que você tem bagagem cultural.

No exemplo abaixo, observe a frase original e, em seguida, a paráfrase aplicada:

“A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota” — Jean Paul Sartre.

Um mês depois do assassinato brutal de Marielle Franco e Anderson Gomes, a polícia não sabe informar quem foram os responsáveis pelo crime. A vereadora abraçou a militância em direitos humanos após perder uma amiga em consequência de bala perdida, antes mesmo de se tornar uma parlamentar.

Nas redes sociais, muitos criticam a repercussão desse fato na mídia, uma vez que todos os dias diversas pessoas morrem injustamente. Acontece que, nesse caso, houve um atentado contra a democracia e a liberdade de expressão. Isso faz com que essas mortes tenham outro contexto.

Ao mesmo tempo, independentemente da maneira como a vida de alguém é interrompida, Sarte estava certo quando disse que a violência é sempre uma derrota. Afinal, nessa guerra, todos perdem. 

Seja qual for o estilo que você escolher, é bom averiguar se o conteúdo transcrito é realmente daquele autor. Essa prática é essencial porque evita que você cometa gafes. Imagine um pensamento de Machado de Assis atribuído à Donald Trump? Ficaria bem estranho, né?

Outro cuidado superimportante é ajustar a frase filosófica ao conjunto da sua obra: o texto. Nada de conexões que não fazem sentido, sem relação com o tema abordado. Se lembrar de algo legal, escreva e releia o parágrafo completo. Em seguida, analise se o resultado ficou bacana ou está muito forçado.

Confira outros maneiras de usar esse recurso para arrasar nos seus artigos:

No início de um parágrafo

Como você viu, esse post começou com uma citação. Confesse que você ficou curioso para saber qual o objetivo daquelas palavras! Pois é, a frase certa colocada no início do texto ajuda a prender a atenção do leitor e guiá-lo para o que vem depois.

No meio do desenvolvimento da ideia

Nesse modelo, basta encaixar a frase durante o desenvolvimento do texto:

Um bom planejamento de comunicação é desenvolvido com pesquisas de mercado para identificar as necessidades do público-alvo. Campanhas de marketing, publicidade em mídias sociais, ferramentas de relacionamento com o cliente e outros recursos também fazem parte de uma estratégia de excelência.

Como disse Siloé Almeida, conhecido administrador: “A comunicação aumenta a velocidade das realizações e multiplica os resultados”. (…)

Como um intertítulo

Por que não usar uma frase filosófica como intertítulo? Veja o exemplo:

O glúten é uma proteína que está presente na semente de alguns cereais como trigo, cevada, triticale e centeio. O termo vem do latim e significa “cola”. Tudo a ver, pois ele é responsável pela elasticidade e crescimento da massa — sem glúten, o trigo perderia todo o glamour que faz a pizza e o bolo serem como são.

Algumas pessoas possuem mais sensibilidade e podem desenvolver a doença celíaca. No entanto, os sintomas da intolerância a essa proteína são muito difíceis de diagnosticar, pois se confundem com uma série de outras enfermidades como: prisão de ventre recorrente, dores abdominais, enxaqueca, alergia etc.

“A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo”

Cícero, o filósofo autor dessa frase, viveu entre 106 a 43 a.C. e já sabia a importância de conhecer o funcionamento do próprio organismo. Por isso, se você sofre de alguns dos sintomas apontados, experimente fazer um teste antes de ir ao médico.

Tire totalmente o glúten da sua alimentação por 15 dias. Abandone aquele pãozinho francês no café da manhã, esqueça a macarronada da sua mãe no domingo, corte salgadinhos e pizzas. Dessa forma, é possível descobrir o que há de errado com a sua saúde.

Como uma comparação bem-humorada

Alguns textos permitem uma linguagem mais informal. Há clientes que dão sinal verde para o redator pulverizar um pouco de humor no desenvolvimento do artigo. Então, já que você pode brincar um pouco, aproveite para soltar a sua imaginação. Veja esse modelo:

A embalagem de um produto é o principal recurso de comunicação entre a marca e o público. Por isso, ela precisa ser bonita, atraente, criativa e atrair o consumidor logo de cara. Como disse Vinícius de Moraes: “As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”.

Tudo bem que o poeta estava se referindo às mulheres, mas, levando em consideração que essas palavras soam um tanto machista, podemos roubá-las um pouquinho só para reforçar o quanto uma embalagem precisa ser bela, principalmente quando o produto ainda é uma novidade no mercado…

Viu como usar frases filosóficas é bom para deixar o seu texto mais criativo? Leve essas dicas em consideração para se inspirar!

Quer saber mais? Faça o download do nosso Guia definitivo do texto perfeito: do brainstorm às técnicas de persuasão para tirar a sua produção de conteúdo do lugar comum de uma vez por todas.

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *