Por Larissa Borges

Larissa Borges, jornalista e produtora de conteúdo na Rock Content

Publicado em 26/04/2018. | Atualizado em 25/04/2018


Em um mundo onde uma imagem vale mais que mil palavras, manter o leitor atento do início ao fim em um texto online é um dos grandes desafios dos redatores. Mas, para isso, existem as frases de impacto.

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Afinal, se o conteúdo não convencê-lo, pode ser que ele nem volte mais no seu blog. E ninguém quer perder leitores, não é mesmo?

Ainda bem que existem técnicas de escrita para facilitar a vida de quem escreve. Uma delas é a construção de frases de impacto que, se usadas no momento certo, podem convencer o leitor a seguir em frente no texto e até mesmo completar a ação sugerida, como baixar um e-book.

Por exemplo, você nem terminou de ler esse texto e, pasme, já está sendo “vítima” de uma estratégia de persuasão. Ficou curioso para descobrir qual técnica usamos? Vem com a gente e descubra!

Frases de impacto, todo mundo usa

Assim como as Havaianas, todo redator usa palavras para manter o leitor atento ao longo do texto. Por que isso é tão importante? Porque mais que garantir a leitura até o final, as sentenças são uma forma de convencer a pessoa de que seus argumentos são bons o suficiente para solucionar o seu problema.

Lembre-se: a pessoa faz uma pesquisa na internet sempre visando resolver alguma dúvida. Por exemplo, provavelmente, você chegou neste post porque quer saber como fazer texto para web melhores. Uma das opções é desenvolvendo a escrita persuasiva, na qual as frases de impacto são uma técnica importante.

Esse modelo de sentença permite que o redator conduza o cliente na sua jornada em busca de uma resposta. E não é dizendo “Compre batom”, que você conseguirá isso. Essa frase servia para propagandas infantis nos anos 90. O leitor atual é muito mais exigente e inteligente.

Além disso, as relações de confiança são construídas a base de diálogos e não de imposições. Por isso, as frases de impacto só fazem sentido se estiverem amparadas por um contexto e em uma estratégia de comunicação. Como colocar essa estratégia em prática nos seus textos?

Abuse e use de técnicas

É preciso desmistificar a ideia de que escrita é algo difícil. Para isso, não é preciso ser muito criativo, basta seguir algumas técnicas e praticá-las que os resultados aparecerão. Confira:

Conheça bem o seu leitor

Não tem mistério. Se souber quem é a sua persona ficará mais fácil escolher a linguagem e o tom do texto. Por exemplo, se o seu público é fã de Choque de Cultura, falo com tranquilidade, que se você usar bordões do programa terá sucesso na sua comunicação.

Mas, lembre-se: tem que fazer sentido para o seu público e também para o seu negócio. De nada adianta fazer um texto aproveitando o meme mais recente da internet, se o seu leitor não entenderá a mensagem.

Faça analogias

Nesse método, qualquer semelhança não é mera coincidência. O objetivo da analogia é ilustrar ou exemplificar um argumento para o leitor de forma simples. A ideia é associar dois elementos de esferas diferentes para construir a sua frase, explorando as semelhanças entre eles, a fim de convencer o público.

Quanto mais inusitada a analogia, melhor para prender e deixar o leitor surpreso. Por exemplo: “A atividade intelectual é um pouco como a sedução. Se você for direto ao alvo, é quase certo que não seja bem-sucedido”. Essa é a primeira frase de um artigo sobre democracia escrito pelo historiador inglês, Tony Judt, para a revista Piauí.

No mínimo, você ficou curioso para descobrir como termina o texto, não é mesmo?

Use o método APP

Criada por Brian Dean, CEO de uma das maiores empresas de SEO do mundo, a Backlinko, a técnica APP é bem simples de utilizar. Tanto que ela fez parte da introdução deste texto.

O seu objetivo é fisgar a atenção do leitor por meio de três fases: agree (concordar), promise (prometer) e preview (prévia).

Foi assim que fizemos a introdução desse texto: concordamos com uma dor dos redatores, prometemos que tem uma solução para resolver essa questão e mostramos o nome de um dos métodos que pode ajudá-los. Se você chegou até aqui no texto, é sinal de que ela funciona, certo?

Seja objetivo

Carlos Drummond de Andrade tem razão: “Escrever é cortar palavras”. Para criar argumentos convincentes seja objetivo. Quanto menos firulas, maiores as chances de levar a ideia principal da mensagem ao seu leitor.

Escolha bem as palavras. Aposte em frases curtas. Busque sempre construir sentenças diretas, ou seja, usando sujeito + verbo + objeto + complemento. Essa fórmula evita ambiguidade e deixa o texto bem mais simples.

Utilize verbos no imperativo

Você percebeu que todas as nossas dicas estão no modo imperativo? Faça, use, utilize, aposte, seja, conheça. O motivo de explorar o modo imperativo foi totalmente calculado. Isso porque esse tempo verbal transmite a ideia de ação e é uma forma de dar conselho ou fazer um convite ao leitor.

Não precisa usar essa técnica apenas nos intertítulos, viu? No CTA, por exemplo, os verbos no imperativo são essenciais para finalizar o seu texto de acordo com o objetivo traçado.

Traga autoridade para o texto

Em alguns momentos teremos dificuldades em criar uma frase de impacto que convença o leitor. Nessas horas, vale a pena pesquisar algum especialista no assunto e fazer uma citação dele no texto.

Além de reforçar a mensagem que você quer transmitir, você traz mais autoridade para o seu conteúdo, mostrando que sabe sobre o que está falando. Por exemplo, se for falar de marketing, use uma frase de Philip Kotler. O autor é um dos mais respeitados no segmento e trará mais veracidade ao seu argumento.

Escrever um texto de qualidade e convincente é uma tarefa que exige treino. Embora seja possível, não é necessário usar todas as dicas em apenas um texto. Pense na estrutura do conteúdo com antecedência, foque em um método e use em um parágrafo do seu texto.

No fim, quando menos perceber, estará usando frases de impacto ao longo do conteúdo. Quer saber mais sobre como tornar os seus textos para web ainda melhores? Saiba aqui como escrever um texto perfeito!

Ebook sobre Texto Perfeito

Posts populares com esse assunto