frases de agradecimento

Frases de agradecimento: como construir e quando usar?

A primeira pergunta que precisamos responder é o que é uma frase de agradecimento. Continue a leitura para saber mais!
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Em conteúdos para a web, a frase de agradecimento é um dos muitos componentes de um blog perfeito. Esse item estratégico pode ser colocado ao final do download de um material, na hora do cadastro ou no primeiro e-mail de uma newsletter, mas é o que permite que sua audiência entenda o quão importante é para o seu blog.

Boas frases de agradecimento pode ser o suficiente para convencer quem consome o seu conteúdo que valeu a pena dar um voto de confiança para o blog em questão e compartilhar seus dados com ele.

E, por isso, ela é parte de uma relação de reciprocidade dentro do Marketing de Conteúdo, que estabelece um senso de gratidão entre as partes.

Aprender a fazer frases de agradecimento é entender os mecanismos que fazem com que seu leitor fique grato pelo conteúdo alcançado e inicie um relacionamento franco com o blog de uma marca, tornando-se então aberto para as ofertas que receberá e as ideias com que entrará em contato.

Quer dominar a arte de fazer frases de agradecimento ótimas? Confira as dicas que preparamos para você.

Escreva frases de agradecimento sinceras

Para que suas frases de agradecimento de fato funcione ela precisa parecer sincera. Por isso, ao escrever esse pedaço da sua comunicação tire um tempo para pensar como deseja transmitir a mensagem. Um simples “obrigado” pode parecer o suficiente, mas deixar o seu interlocutor sentindo-se vulnerável.

Afinal, ele acabou de compartilhar pelo menos alguns de seus dados com você. Em geral, as frases de agradecimento são a etapa posterior de um download gratuito e isso significa que pelo menos o e-mail do consumidor já estará nas suas mãos.

Nada mais justo que mostrar para ele o tanto que essa confiança é apreciada com um obrigado mais que especial.

Deixe de lado a timidez e fale sobre como foi importante que ele desse aquele primeiro passo. Seja breve e conciso, mas não use a desculpa da falta de espaço para ser indelicado. Utilize o imperativo e faça frases encorajadoras que sejam capazes de demonstrar o quão benéfica para o leitor será a relação que acabou de ser iniciada ali.

Por último, leia e releia as suas frases de agradecimento tantas vezes quanto possível. Ela precisa fazer sentido, não deve ser exagerada e tem de ser a pedra fundamental no desenvolvimento de uma troca mutuamente benéfica entre as partes envolvidas.

Contextualize o motivo do sua gratidão

Para que o leitor entenda exatamente porque está recebendo uma frase de agradecimento ao fazer a inscrição na sua newsletter ou executar um download é preciso que você explique o que acabou de acontecer.

Portanto, uma frase de agradecimento realmente boa tem pelo menos uma recapitulação da troca de informações que aconteceu ali. Fale sobre o quanto é importante ter as informações de contato do usuário e poder compartilhar com ele as novidades mais incríveis do blog.

Ou utilize o espaço para explicar que aqueles dados não serão utilizados para nenhum fim não autorizado. Ou seja, que o blog não fará spam, venderá sua lista de clientes em potencial ou ferirá de qualquer forma que seja a relação estabelecida.

Mostre que você é grato pela confiança e por que o seu interlocutor foi capaz de dar o primeiro passo. E deixe claro o quanto será vantajoso para ele ter feito isso. Utilize uma estrutura de tópicos se quiser levantar alguns dos principais pontos positivos ao final da sua frase de agradecimento.

Essa estrutura fará com que seja simples elencar os principais benefícios para o leitor e deixar bem claro tudo que acontecerá a partir dali. Se ele for receber contatos adicionais ou informações que não entendeu ainda que solicitou a partir daquele gatilho é hora de deixar isso evidente.

Demonstre a importância da ação em questão

O que uma frase de agradecimento precisa fazer é expor a importância da ação executada. Por esse motivo ela tem de ter uma estrutura que permita não apenas recapitular essa ação, mas também fazer com que ela pareça uma boa ideia.

Simplesmente informar o leitor de que ele se inscreveu na sua newsletter ou acaba de receber, por e-mail, um link para download pode ser bom o bastante.

Entretanto, utilizar a frase de agradecimento como uma oportunidade para mencionar outras coisas que podem ser do interesse dele, como materiais relacionados ou vantagens que estão ao seu alcance faz com que a ação lhe pareça mais relevante e precede um bom relacionamento com o usuário.

Utilize a linguagem mais próxima do seu leitor possível

Como todas as outras peças de conteúdo que fazem parte do seu blog é importante atentar-se para a linguagem das frases de agradecimento. Ela não pode ser formal demais caso todo o resto dos materiais seja escrito com um tom de familiaridade entre as partes. Nem deve ser extremamente casual se for parte do precedente de uma relação B2B.

As frases de agradecimento devem parecer-se com todos os demais itens de comunicação verbal e não-verbal de uma página. Concentrar-se nisso vai ajudá-lo a fazer com que seus agradecimentos pareçam mais genuínos e não uma mensagem automática que não tomou mais do que dois segundos do seu tempo.

Uma boa ideia é customizar a frase de agradecimento, incluindo o nome do usuário como solicitado no formulário. Isso ajuda a fazer dela mais personalizada e pode torná-la mais verdadeira aos olhos do leitor.

Adicione informações extras que não couberam nas etapas anteriores

Ainda não teve a oportunidade de informar para o seu leitor o que acontece a partir do momento em que ele concorda com uma oferta? Aproveite a página de agradecimento para fazer isso. Estruture em alguns passos simples quais serão as etapas a partir de agora e mostre que tipo de comunicação ele pode esperar receber da sua marca.

Assim, quando os seus e-mails chegarem no futuro ele saberá exatamente o conteúdo deles e poderá determinar rapidamente que demonstrou interesse no recebimento daquelas peças. Anunciar como será a relação entre as partir a partir da frase de agradecimento pode aumentar as chances das suas mensagens serem abertas no futuro e qualificar leads para que eles de fato convertam.

Agora que você já sabe como construir frases de agradecimento está um passo mais próximo de criar o website ideal para uma estratégia. Continue aprendendo com o e-book Guia definitivo do texto perfeito e entenda como o conteúdo que você cria influencia nos resultados!

Ebook sobre Texto Perfeito