formatos de conteúdo

8 formatos de conteúdo que você pode produzir para um blog

Escolher o formato correto para os seus conteúdos faz toda a diferença, mas você não acertará sem antes planejar bastante e conhecer o seu funil de vendas.

Artigo escrito por Flaubi Farias, da Resultados Digitais.

Um dos maiores desafios para quem está começando a usar blogs em uma estratégia de Marketing Digital é diversificar os tipos de conteúdos publicados.

Afinal de contas, existem assuntos e objetivos que casam melhor com um determinado formato ou abordagem, até para serem transmitidos com mais clareza.

Além disso, sair da monotonia é importante para não ser repetitivo e tornar o seu blog mais interessante para o público. Portanto, mudanças podem ajudar a gerar mais tráfego, leads e novos clientes.

Neste artigo, listaremos 8 formatos que você deve considerar ao planejar e criar os conteúdos para o seu blog. Ademais, mostraremos como eles podem ser usados e citaremos alguns exemplos para facilitar a sua vida. Acompanhe nas próximas linhas!

1. Posts educativos

Os posts educativos têm por características serem mais explicativos e orientadores. Geralmente, eles são usados para textos de topo de funil, ou seja, para atingir leitores que estão na fase inicial de suas jornadas de compra.

Isso significa que o objetivo não é ter uma abordagem mais vendedora ou institucional. Pelo contrário, a missão é educar a audiência sobre o mercado em que sua empresa atua, explicar determinados conceitos e resolver os problemas e dúvidas do seu público.

Por exemplo, se você criou um blog para a sua agência de viagens, pode produzir posts educativos do tipo:

  • Por que uma viagem curta no final de semana pode aumentar sua produtividade no trabalho?
  • É obrigatório fazer um seguro para viagens? Qual a importância?

2. Tutoriais

Os tutoriais também carregam uma abordagem explicativa em seus textos. No entanto, eles normalmente seguem uma estrutura mais descritiva, no bom e velho estilo passo a passo.

São ótimos formatos para mostrar para os seus visitantes como executar uma ação de forma mais prática.

Por essa razão, é importante utilizar imagens descritivas e trabalhar o conteúdo de maneira lógica. Afinal, o leitor provavelmente estará realizando as ações na mesma ordem que são apresentadas no post.

Nesse caso, vamos continuar imaginando que você tenha um blog da sua agência de viagens. Os exemplos de títulos para tutoriais seriam:

  • Como tirar o primeiro passaporte? Confira o passo a passo completo!
  • Como planejar a sua viagem de lua de mel em 7 passos?

3. Notícias

As notícias que envolvem a sua área de atuação representam uma boa maneira de mostrar para o público que sua empresa se mantém atualizada no mercado.

Em alguns segmentos, isso pode ser considerado um diferencial importante. Por exemplo, se você trabalha com venda de celulares, smartphones e tablets, poderá chamar a atenção dos consumidores se postar as últimas novidades do mercado, como um lançamento do novo iPhone ou uma nova atualização no Android.

O importante é ser ágil e trabalhar com a notícia enquanto ela é nova ou está sendo bastante comentada. Afinal, são conteúdos que podem gerar uma grande audiência em curto prazo, mas que também perdem validade com o passar dos dias e semanas.

O que pode te ajudar bastante é acompanhar, continuamente, os principais portais de notícia e blogs que abordem temas da sua área.

4. Listas

As listas são um dos formatos que mais fazem sucesso em blogs. Isso porque é um conteúdo mais lúdico, escaneável e que costuma facilitar bastante a compreensão de temas mais complicados.

A disposição para ler uma lista também é maior. Afinal, um texto de mil palavras dividido em 9 blocos curtos, como esse post que você está lendo (contando com a introdução), é visualmente mais favorável à leitura.

Pelo menos, ele é mais agradável do que um texto corrido ou com poucas subdivisões, não é verdade?

Listas podem dividir um conteúdo em tópicos, tutoriais, do melhor para o pior, do primeiro ao último, enfim, é um formato bem simples de produzir.

Para um blog de um escritório de contabilidade, dois exemplos de listas seriam:

  • 7 pontos para avaliar na contratação de um contador
  • 5 dicas para evitar problemas fiscais em sua empresa

5. Estudos de caso

Os estudos de caso ou cases são um dos materiais que mais geram credibilidade para a empresa que está publicando. Afinal, eles abordam histórias reais de sucesso e contadas sob o ponto de vista dos clientes.

Isso é bastante valorizado pelos Leads e oportunidades de negócio, já que rola uma identificação por ver histórias bem-sucedidas de pessoas e empresas com os mesmos problemas.

Além disso, são formatos que detalham como dores foram superadas, objetivos foram alcançados e bons resultados foram conquistados utilizando as suas soluções. Enfim, são materiais que ensinam, inspiram e vendem.

Para tornar os estudos de caso mais atraentes, é importante colher depoimentos dos clientes mais satisfeitos e expor alguns dados que comprovem o sucesso dos cases.

Você pode aproveitar esse formato em vídeo, eBook, infográfico, podcast ou em um texto mesmo.

6. Reviews

Os reviews ou avaliações são formatos em que você pode dar um toque mais pessoal aos conteúdos. Tratam-se de análises sobre produtos, serviços ou acontecimentos que interessam ao seu público.

Nesses conteúdos, você pode falar sobre um livro, um produto que acabou de ser lançado no mercado, um filme, um evento da sua área, um game etc.

A ideia é extrair o que há de mais interessante nesses temas para o público e passar um conhecimento ou uma lição adiante.

Um blog sobre automóveis pode produzir um vídeo com uma análise sobre o novo Toyota Corolla (ou qualquer outro carro), por exemplo.

Você pode, inclusive, agregar um review a uma notícia. Assim, seu conteúdo se diferenciaria dos demais por acrescentar uma avaliação técnica ou pessoal ao tema abordado.

7. Infográficos

Os infográficos são uma das iscas digitais mais eficientes em estratégias de Marketing de Conteúdo. Isso porque eles funcionam muito bem para atrair visitantes do blog e convertê-los em Leads nas Landing Pages.

Trata-se de um material rico, que explora o apelo visual para simplificar conceitos mais complicados, passar dicas e expor dados de pesquisas.

Além disso, os infográficos também costumam ter um bom aproveitamento em backlinks e compartilhamentos de leitores e de outros blogs.

Ao produzir um infográfico, é sempre bom fazer um texto antes da imagem para introduzir os leitores na conversa, e depois para detalhar mais as informações expostas.

Por exemplo, se você tem uma agência de marketing, pode criar um infográfico com os seguintes temas:

  • 30 estatísticas que comprovam a importância do marketing no YouTube
  • Os erros mais comuns na gestão de mídias sociais para empresas de pequeno e médio porte

8. Aprendizados ou experiências

Por fim, vamos falar de outro formato que traz uma abordagem mais pessoal para os conteúdos. A ideia, aqui, é aproveitar suas experiências diárias no trabalho e/ou com clientes e transformar isso em um aprendizado para os seus leitores.

Muitas empresas não gostam muito dessa ideia por acreditarem que estão entregando gratuitamente um conhecimento que é particular da companhia. No entanto, você tem muito mais a ganhar do que a perder se compartilhar seus segredos, ferramentas e técnicas. É uma questão mais de inspiração e aprendizado do que de cópia.

Por exemplo, um blog de uma empresa de coaching e mentoring pode trabalhar com os seguintes posts:

  • 5 ferramentas que ajudaram a dobrar a produtividade da nossa equipe
  • Como um treinamento específico transformou um funcionário tímido em um dos líderes da nossa empresa

Note que há uma boa variedade de formatos de conteúdo para trabalhar em seu blog. Uns são mais factuais, outros mais analíticos, descritivos, explicativos, enfim, eles atendem a demandas específicas da sua empresa, do público e do assunto tratado. Cabe a você dominar essa variação e tornar sua produção de conteúdo cada vez mais rica.

Se você gostou desse texto, saiba que esses 8 formatos de posts foram só um aperitivo, pois o melhor vem agora. Temos um eBook com 31 tipos de conteúdos que você pode produzir para seu blog. Baixe-o gratuitamente e veja como diversificar sua produção de conteúdo.