Por Juliana Pires

Publicado em 17/03/2020. | Atualizado em 16/03/2020


Trabalhar com foco no cliente envolve oferecer uma experiência que supere suas expectativas e o fidelize. Isso requer conhecê-lo muito bem, ter um relacionamento próximo com ele e gerenciar essa relação de forma sistemática. Os benefícios incluem ter uma renda estável e construir uma boa reputação no mercado.

Seguir uma carreira como freelancer tem sido o foco de profissionais das mais variadas áreas. No entanto, existem questionamentos que não saem da cabeça dessas pessoas, independente da sua área de atuação.

Como conseguir clientes sendo um freelancer? Como criar uma reputação no mercado? O que fazer para ter o meu trabalho recomendado? Essas são apenas algumas dores de quem quer viver do trabalho autônomo — e até mesmo de quem já vive dele.

O que muitos não percebem, no entanto, é que todas essas questões levam a um ponto em comum: o foco no cliente, que é o que um freelancer tem de mais valioso. Afinal, é o cliente quem proporciona uma renda estável e é a experiência dele que faz com que seu trabalho seja recomendado e que seu nome cresça no nicho em que atua.

Portanto, é essencial entender o que é o foco no cliente e de que forma essa estratégia pode beneficiar o freelancer. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é foco no cliente e por que ele é importante?

Houve um tempo em que a opinião e a experiência do cliente dentro de um processo de compras não tinham a mínima importância. Assim, com uma oferta limitada, uma demanda crescente e pouca concorrência, quem dominava o mercado não precisava se preocupar com as necessidades de quem comprava.

Hoje, porém, esse cenário é inimaginável. O cliente é quem determina o que quer comprar, quando e de que forma. Ele sabe muito sobre o produto, sabe fazer questionamentos e tem um número infinito de opções para escolher.

O poder está nas mãos do consumidor, de modo que não faz sentido adotar estratégias que não priorizem o foco no cliente. Mas o que isso significa na prática?

Uma estratégia com foco no cliente procura entender — e atender — todas as necessidades do comprador para criar experiências que superem as expectativas e os fidelize. Para isso, é preciso:

  • Conhecer tudo sobre o cliente;
  • Criar um relacionamento próximo;
  • Gerenciar esse relacionamento sistematicamente.

Como o freelancer pode trabalhar o foco no cliente?

Trabalhar o foco no cliente é uma estratégia possível para todos os modelos de negócio e principalmente para freelancers. Tudo o que você precisa fazer é pensar de que forma a experiência do consumidor pode ser cada vez melhor dentro daquilo que você oferece.

O primeiro passo é fundamental: não o trate como um número, mas sim como um indivíduo que tem dores, expectativas, objetivos, forças e fraquezas. Seu cliente gosta de sentir-se único e se identifica quando percebe que você se esforça para que ele tenha sucesso.

Depois, é preciso se esforçar para conhecer tudo sobre o perfil do seu público. Para isso, você pode:

  • Frequentar grupos de discussão sobre a sua área;
  • Observar o que seus clientes mais gostam em seu trabalho;
  • Fazer pesquisas de satisfação após a conclusão de um projeto.

Que outras medidas você pode adotar em sua estratégia?

Até aqui você já sabe quais são os primeiros passos para começar a entender as necessidades dos seus clientes. Mas como usar essas informações para criar um relacionamento de sucesso? Você pode adotar algumas medidas, como mostraremos a seguir.

Responda aos questionamentos do público

Descobriu quais são as principais dúvidas dos seus clientes em relação ao seu serviço? Então use esses questionamentos como base e crie conteúdos para responder a essas questões.

Você pode criar um blog ou gravar um vídeo para discutir sobre cada ponto encontrado. Também é possível usar essas informações de outras maneiras, como:

  • Incluir uma aba de “dúvidas frequentes” em seu site;
  • Responder aos questionamentos em seu portfólio;
  • Usar as respostas no seu script de vendas.
Powered by Rock Convert

Tenha foco no atendimento de qualidade

Você não precisa reinventar a roda para ter sucesso em uma estratégia de foco no cliente. O bom e velho atendimento de qualidade ainda é uma das principais formas de começar a encantar o público desde o primeiro contato.

Isso é pensar na experiência do cliente do começo ao fim, portanto, crie um canal de comunicação eficiente, rápido e acessível, procurando reduzir o tempo de resposta.

Entregue mais que o combinado

O conceito de foco no cliente é ir além do que ele já espera e surpreendê-lo com algo a mais. Por isso, para ter sucesso nessa estratégia é essencial entregar mais que o combinado e apostar no overdelivery.

Se você desenvolveu um novo layout para o blog do seu cliente, por exemplo, não se limite a entregá-lo. É possível desenvolver um passo a passo de como instalar esse novo layout em uma plataforma, o que pode ser usado para atender a outros clientes.

Trabalhe o onboarding

Trabalhar com uma empresa sem conhecer a sua rotina interna é um dos maiores desafios para que profissionais freelancers obtenham sucesso. Por isso, você pode começar a usar algumas técnicas de onboarding com seus clientes.

Antes de iniciar um projeto faça questão de trocar informações junto à empresa com a qual você vai trabalhar. Conheça o máximo possível sobre a sua cultura, seus processos e a sua realidade como um todo.

Peça feedbacks sobre o seu trabalho

Terminou um projeto? Então procure saber como foi a experiência do cliente durante todo o processo por meio do feedback e investigue quais aspectos foram recebidos com uma boa aprovação e quais deles poderiam ser melhores.

Além de encontrar informações valiosas sobre como reformular sua estratégia de forma mais eficiente, você ainda mostra ao seu cliente que se preocupa em oferecer o melhor ao final de um projeto.

Manter o foco no cliente deixou de ser uma estratégia e passou a ser uma necessidade para qualquer negócio. Por isso, o profissional freelancer precisa trabalhar sua imagem diante do público e mostrar que está apto e disposto a solucionar todos os seus problemas.

Sem essa fidelização, a rotina de buscar um novo cliente a cada dia torna-se muito mais cansativa e incerta. Portanto, comece a olhar hoje mesmo para as necessidades do seu público e direcione seus esforços para atendê-las.

Acha que as dicas sobre foco no cliente acabam por aqui? Nós elaboramos um guia básico para te ajudar a se relacionar melhor com os seus clientes. Baixe agora!

relacionamento-com-o-cliente-as-melhores-dicas-de-fidelizacao-para-freelancersPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *