foco em ambientes barulhentos

Como ter foco em ambientes barulhentos

Está cansado de perder o foco em ambientes barulhentos? Confira dicas da ciência para melhorar a concentração e ferramentas que podem ajudar!

É difícil chegar a qualquer lugar se você não consegue se concentrar nas tarefas que executa. Por isso, aprender como ter foco, mesmo nas situações mais complicadas, será um diferencial e tanto para a sua carreira.

Quer você trabalhe em um escritório, quer seja um nômade digital, nem sempre você se verá na situação mais favorável para produzir conteúdos de qualidade.

Por isso, vamos mostrar neste artigo estratégias e ferramentas que são de grande ajuda para garantir foco e produtividade. Também abordaremos os ambientes mais desafiadores para desempenhar o seu trabalho e os benefícios de ser um profissional mais focado. Pronto? Então, vamos lá!

Por que é importante ter foco?

O mundo está cheio de distrações. O barulho do trânsito, o telefone que apita com notificações sem parar e uma porção de pessoas querendo falar com você (para transmitir informações úteis ou não) — isso tudo faz com que seja cada vez mais difícil se concentrar.

O que talvez nunca tenha passado pela sua cabeça é o quanto ter foco é importante. No livro Focus: The Hidden Driver of Excellence (Foco: o motorista oculto da excelência, em português), o autor Daniel Goleman explica o porquê.

Muitas das características que destacam as pessoas em suas profissões estão ligadas à concentração: o desenvolvimento da memória, da aprendizagem e da tomada de decisão é apenas uma delas.

Se para conquistar seus objetivos é necessário desenvolver essa característica, não poderíamos começar este guia sem citar as vantagens dela.

Veja só o que as pessoas mais focadas conseguem fazer (e você talvez ainda não tenha dominado).

Mais produtividade

Uma boa capacidade de prestar atenção no que está fazendo é essencial para a produtividade. Isso acontece porque as pessoas que dominam esse aspecto da vida são capazes de fazer facilmente duas coisas: descobrir quais são os motores da dificuldade de manter o foco e eliminá-los.

Quem tem sucesso em apontar o que distrai e o que ajuda na hora de se concentrar tem facilidade de eliminar os hábitos ruins e cultivar as partes positivas da rotina. Por causa disso, é mais fácil para os portadores dessas características se organizar antes mesmo de executar uma tarefa. A produtividade maior é só consequência.

Quadro de Produtividade Para Freelancers

Menos retrabalho

Cansado de ter que fazer tantas alterações no seu trabalho? Talvez esteja lhe faltando foco. Profissionais que conseguem se desligar dos problemas ao redor têm mais chances de entender as demandas que recebem de primeira e concluí-las com sucesso.

O retrabalho é uma das coisas que mais prejudicam freelancers. Afinal, em vez de se dedicar a uma nova tarefa, eles acabam tendo de revisitar os erros que cometeram por mera distração.

Desconectar-se das redes sociais é o primeiro passo para começar a se concentrar melhor nos seus jobs. Mas aprender a lidar com o barulho ao seu redor de forma que ele não influencie os seus esforços para fazer um bom trabalho é ainda mais importante.

Mais eficiência

Muitos associam a eficiência a uma característica das máquinas. Essa palavrinha, porém, só quer dizer que um freelancer é capaz de render mais sem se esforçar tanto — e, ao mesmo tempo, errar menos.

O foco ajuda a fazer isso porque cria limites entre você e o mundo ao redor. É claro que precisamos trabalhar em ambientes movimentados e conversar com pessoas para conseguirmos realizar nossas obrigações, porém, a maneira como fazemos isso pode ser diferente.

Encontrar um espaço em que, mesmo que não esteja isolado, você consiga prestar atenção no que importa vai fazê-lo mais eficiente, além de ajudá-lo a liberar tempo no seu dia para fazer aquelas coisas de que mais gosta.

Em quais ambientes é mais difícil ter foco?

Ao procurar um lugar para trabalhar (e se manter focado), você poderá se ver em uma sinuca de bico. É que a maioria dos ambientes tem um nível de barulho muito acima do recomendado. São esses sons que não esperamos ouvir enquanto trabalhamos os que mais afetam nossa performance, porque, cada vez que nos distraímos, a tendência é levarmos ainda mais tempo para nos concentrarmos.

Considere um freela que trabalha seis horas por dia. Se formos generosos e considerarmos que a cada meia hora ele se distrai duas vezes, por um minuto, e recupera sua concentração total três minutos depois, no fim da tarde terá perdido mais de meia hora de trabalho.

Alguns ambientes estão mais propensos a causar esse efeito. Fique atento a eles.

Escritórios de plano aberto

Estudos mais recentes indicam que os escritórios de plano aberto são alguns dos lugares mais difíceis para manter o foco. Isso acontece porque o barulho é inevitável com tantas pessoas em uma só sala. Coisas simples como uma conversa, a digitação de várias pessoas simultaneamente e até a movimentação das cadeiras, quando combinadas, transformam-se em um barulhão.

Freelancers que optam por trabalhar em espaços de coworking enfrentam o desafio de se concentrar convivendo com esses barulhos. Embora esses locais possam exigir um esforço extra, dá para desempenhar o seu papel com excelência se você se comprometer com algumas mudanças na rotina.

Você sabia que mais de 30 decibéis são o suficiente para prejudicar o nosso entendimento das coisas e o desenvolvimento intelectual? E esse é um dos volumes de barulho com que lidamos mais comumente.

Um bom par de fones de ouvido, mesmo que sem música alguma, já pode ajudar, principalmente se for um daqueles modelos que cancelam o som ao redor. Eles serão fundamentais para evitar ruídos e garantir que as movimentações dos seus colegas não influenciem no trabalho que você está executando.

Os fones aumentam a produtividade e protegem o colaborador dos ruídos do ambiente. Eles podem ser grandes aliados para lidar com o barulho e focar no que é preciso fazer.

Outra técnica que pode ajudar é trocar de lugar periodicamente. Mesmo que você tenha um espaço preferido dentro do escritório, veja se consegue trabalhar por um tempinho em outra mesa e, se tiver espaço para isso, em um ambiente completamente diferente.

Caso a tarefa a ser executada tenha uma complexidade maior, confira se há uma sala de reunião vazia. Ela pode ser uma mão na roda quando o caos do escritório estiver atrapalhando demais.

Cafés e lanchonetes

Os cafés são alguns dos espaços preferidos para freelancers trabalharem. Porém, não é preciso muito esforço para perceber que um ambiente em que a porta abre e fecha o tempo todo e em que consumidores fazem pedidos sem parar pode ser desafiador. Novamente, a técnica dos fones de ouvido pode ajudar, mas se ela não for suficiente, temos outras indicações.

Uma biblioteca pública pode lhe oferecer mais privacidade e as mesmas amenidades de um café (internet e espaço para se sentar, além de ar-condicionado). Se essa não for uma opção, planejar as tarefas que você executa e dividi-las para que as mais complexas sejam realizadas em horário de menor movimento também pode ajudar.

Pensar em seus prazos e utilizar um contador de tempo como o TomatoTimer é outra maneira de executar suas tarefas com foco. Tendo um prazo a cumprir, é muito mais fácil ignorar os sons ao redor e se dedicar à atividade em questão.

Dentro de casa

Por incrível que pareça, trabalhar dentro de casa nem sempre é uma maravilha. Se você divide o espaço com seus pais ou colegas, vai perceber bem rápido que nem sempre eles estão dispostos a ficar em silêncio. Seria muito incômodo solicitar isso o tempo inteiro, afinal, as pessoas têm rotinas diferentes da sua; então, é preciso aprender a conciliar.

Você pode combinar com quem divide o espaço alguns horários em que o barulho não é permitido, ou se programar para trabalhar quando a maioria das pessoas estiver fora do ambiente ou dormindo.

Se nada disso ajudar, recorra ao isolamento. Encontre uma parte da casa em que o barulho seja mínimo, feche as portas e janelas e coloque um som ambiente e não invasivo para tocar.

Curso por email - Hacks de produtividade banner

Quais são as características das pessoas menos focadas?

Para aprender a ter foco em ambientes barulhentos, não se deve pensar apenas em como o exterior afeta você. As pessoas com baixo potencial de concentração compartilham algumas características que as prejudicam. Talvez seja hora de perceber alguns dos erros que você tem cometido e que estão o impedindo de atingir todo o seu potencial.

Pessoas sem foco têm problemas para gerir o tempo

Que o barulho está atrapalhando, não temos dúvidas, mas um problema de gestão de tempo pode estar causando mais impacto nos seus resultados do que você imagina.

Já olhou para o relógio e ficou chocado ao ver que era hora de almoçar? Pois é. Entender quanto tempo você tem disponível para realizar tarefas e como administrá-lo faz muita diferença!

Acompanhe, por meio de aplicativos, como você desempenha cada uma das suas funções. Ao dominar quantas horas ou minutos são necessários para concluir cada atividade, será mais fácil distribuir o que é preciso fazer dentro do tempo disponível.

Elas não conseguem priorizar

Talvez o seu problema não seja perder a hora, mas sim falhar em identificar quais atividades devem ser priorizadas para que tudo corra bem e as suas tarefas sejam entregues em dia.

Nem tudo que executamos precisa ser feito imediatamente. Sempre consulte quando deve entrar um job, compare com o tempo que leva para concluí-lo e faça uma lista com o que deve estar pronto primeiro. É comum que uma atividade tenha que ser concluída para que outra possa começar, então, você deve levar isso em consideração.

Nesse sentido, agendas de papel são melhores para se organizar do que as digitais. Como não podemos simplesmente desativar uma notificação e esquecer daquela tarefa, temos maior visibilidade quanto às demandas do dia.

… E acabam deixando tudo para a última hora

Há momentos em que procrastinar é ótimo para gerar resultados criativos. Porém, se formos realmente sinceros, nem todas as suas tarefas exigem tanto esforço assim. Deixá-las para a última hora trará mais problemas do que soluções.

Quem perde o foco com facilidade acaba perdendo a hora. Isso é muito prejudicial para a manutenção do ótimo desempenho que um freela deve ter. Por isso, preocupe-se em organizar seus prazos e não deixe para depois o que você pode fazer agora.

Quais ferramentas podem me ajudar com a concentração?

O que seria do freelancer se ele não tivesse a tecnologia? Talvez você ainda não esteja acostumado a usar os principais recursos disponíveis para ajudá-lo a se concentrar melhor, mas adotá-los fará uma grande diferença na obtenção de ótimos resultados.

Olha só algumas das ferramentas que salvarão a sua vida em ambientes barulhentos.

Brain.fm

Não é porque ambientes barulhentos incomodam que os sons não podem ser utilizados a seu favor. O Brain.fm seleciona todas as músicas que vão ajudá-lo a atingir os seus objetivos, independentemente de quais sejam eles.

Há canções para se concentrar, relaxar, meditar, recarregar as energias e até dormir. Ao utilizar a música como ferramenta para estimular o cérebro, é possível escolher um estado mental e se desligar completamente do mundo.

O Brain.fm garante resultados em menos de 15 minutos, ou seja, não é preciso ouvir uma playlist inteira até começar a perceber melhoras. Baseado em Inteligência Artificial, ele aplica as mesmas técnicas dos neurocientistas para criar playlists dedicadas a você.

Forest

Aquele “plim plim” das notificações do celular também pode ser um tormento quando você está tentando se concentrar. Para lidar com ele, o Forest é o recurso ideal.

O app é bem simples: o usuário escolhe por quanto tempo deseja se concentrar e planta uma árvore. Isso mesmo! Enquanto você trabalha, uma árvore digital cresce em seu celular e, se perder a concentração, ela morre.

Ao final de cada semana, o usuário pode ter plantado uma floresta inteira nesse jogo em que ganha quem clicar menos.

Headspace

Os barulhos no seu local de trabalho estão deixando você estressado? O Headspace é um app de meditação que pode ser usado até quando você está no transporte público e é todo feito baseado na ciência.

A empresa responsável pelo app conta com médicos experientes que se encarregam de estudos sobre o funcionamento da ferramenta. Há meditações para desenvolver o foco, aliviar o estresse e ser mais produtivo. Experimente!

Para se concentrar melhor em lugares barulhentos, você terá que aprender a lidar com as principais fontes de distração ao seu redor, entender estratégias para otimizar sua rotina e, quem sabe, até aderir a algumas dessas ferramentas. Porém, garantimos que o esforço valerá a pena e trará mais eficiência e qualidade para o seu dia a dia.

Esperamos que as sugestões deste artigo o ajudem a entender como ter foco mesmo nos ambientes mais desafiadores. E, se gostou da dica de usar a música a seu favor, não deixe de conferir a nossa playlist de produtividade que preparamos para você!