fluxo de boas-vindas

Como criar um Fluxo de Boas-vindas para sua estratégia de newsletter

Recepcionar os novos integrantes da sua lista de email é uma das primeiras oportunidades de iniciar um relacionamento por lá. Chance também de incentivá-los a seguir para o próximo estágio de conversão. Entenda aqui!
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Se você já trabalha com Marketing de Conteúdo ou Marketing Digital, sabe que apenas ter um blog, colocar conteúdos no ar e cruzar os dedos para que a empresa do seu cliente comece a vender igual água não é garantia de nada.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia complexa que envolve ações que passam por todas as etapas do funil, e diria que a palavra-chave aqui é relacionamento.

Esse relacionamento começa no momento em que um usuário acessa o seu blog pela primeira vez e, naturalmente, se você busca gerar leads e novas oportunidades de negócio, você vai querer pegar o email (e outras informações relevantes) desse visitante.

É a partir desse momento em que você deve se preocupar (e muito!) em estabelecer um relacionamento através do email marketing.

Quando um usuário do seu blog entrega o email dele para você, alegando que quer receber seu conteúdo e se torna um assinante, é hora de colocar em prática um fluxo de nutrição com o objetivo de movê-lo em sua jornada!

Aqui na Rock Content implementamos essa estratégia e recomendamos para todos os nossos clientes que buscam ter sucesso com conteúdo.

Abaixo vamos explicar para você a importância do fluxo de boas-vindas e lhe ensinar a criar um fluxo matador!

Quer aprender tudo sobre criar pautas perfeitas para seu fluxo de nutrição? Então, assista ao webinar com a Malu, nossa especialista no assunto. Você vai aprender como escolher os melhores artigos para nutrir um lead em um fluxo e muito mais!

E que tal vê-lo até duas vezes mais rápido e aprender melhor? Veja como fazer isso com o hack que ensinamos para aprender rápido e se torne especialista em fluxo de nutrição na metade do tempo!


O que é um fluxo de boas-vindas

Antes de ensinar você a produzir um fluxo de boas-vindas matador, é essencial que você saiba exatamente em que consiste esse fluxo.

Sem mais delongas e de forma bem objetiva, o fluxo de boas-vindas é uma sequência de emails que o usuário recebe a partir do momento em que este se torna um assinante do seu blog.

O número de emails varia de campanha para campanha, mas aqui na Rock costumamos fazer de 3 a 4 emails (vamos falar mais sobre essa estrutura ao decorrer do texto).

O objetivo de um fluxo de boas-vindas

Todo e qualquer email que você produzir, independente da estratégia, precisa ter um dos cinco objetivos abaixo:

  • Doutrinar — apresentar-se
  • Engajar — fazer o contato comprar
  • Ascender — fazer quem já comprou, comprar mais
  • Segmentar — descobrir o que eles querem comprar em seguida
  • Engajar novamente— trazê-los de volta

No fluxo de boas-vindas, ou de doutrinação, temos dois objetivos: apresentar-nos e engajar nosso novo contato, tentando fazer com que ele compre o que temos a oferecer.

Lembrando que essa série de emails deve ser configurada como fluxo de automação, portanto consiste em disparos automáticos que devem ser feitos apenas uma vez a partir do momento em que o usuário executa uma ação (nesse caso, assinar sua newsletter).

A estrutura de um fluxo de boas-vindas

Agora que você já sabe o que é um fluxo de boas-vindas e para que serve, está na hora de aprender a construir uma estrutura matadora!

O ideal é que por meio de testes você descubra o que funciona melhor para o seu cliente, mas para você pegar como base, normalmente utilizamos a seguinte estrutura:

 

 

Autoresponder

O objetivo do autoresponder é justamente a doutrinação que falamos lá em cima – ou seja, apresentar-se para o seu novo contato.

Como ele é enviado no momento da conversão e o seu contato provavelmente já está esperando ouvir de você, esse email costuma ter excelentes taxas de abertura, o que o torna super estratégico.

Sendo assim, é interessante que você já ofereça algo de valor (ou prometa algo de valor a ser entregue em um próximo email) para o novo contato.

Um exemplo poderia ser:

“[Apresentação] Olá! Aqui é a Fernanda, Consultora de Inbound Marketing da Rock Content.

[Explicar aqui porque você está entrando em contato com o lead] Acabo de notar que você demonstrou interesse em nossos conteúdos e vim pessoalmente lhe agradecer!

[Falar um pouco mais sobre a sua empresa e por que o lead deve se preocupar em receber seus emails] A Rock Content é a maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina e publicamos cerca de X conteúdos semanais com o objetivo de ajudar a sua empresa a implementar a melhor estratégia possível de conteúdo!

[Contextualizar sobre a dinâmica da news] A partir de agora, enviaremos para você toda sexta-feira nossas melhores dicas. Espero que ajudem!

[Introduzir chamada para oferta] Como você acabou de assinar nossa newsletter, imagino que você esteja neste exato momento procurando sobre conteúdos para alavancar sua estratégia de marketing, acertei?

[Fazer a oferta de algum material, dando motivos para o lead baixar] Por esse motivo, separei um de nossos melhores conteúdos sobre o tema, que fala sobre estratégias para diminuir seu custo de aquisição de clientes com o Marketing Digital.

Esse e-book já foi baixado por cerca de 7 mil marketeiros ao redor do Brasil e acredito que você vai gostar também! Acesse já:

[Link para LP] BAIXAR E-BOOK “XXX”

Email 1: conteúdo topo de funil

A próxima etapa do nosso fluxo de boas-vindas será entregar para nosso contato algum conteúdo relevante para o dia a dia dele e que ajude a movê-lo no funil.

O ideal é que inicialmente você compartilhe um conteúdo topo de funil, ou seja, que abranja algum problema do dia a dia desse assinante.

Seguindo o exemplo que dei no autoresponder, aqui falaremos sobre 5 tendências do Marketing Digital para empresas em 2018.

Ah! E uma dica para manter nosso contato engajado é, ao final de cada email, antecipar o que ele receberá no próximo email.

Sendo assim, nosso email 1 seria algo no sentido:

[Apresentação] Oi! Aqui é Fernanda da Rock Content de novo.

[Explicar aqui por que você está entrando em contato] Há dois dias você pediu para receber nossos conteúdos sobre Marketing de Conteúdo e espero que você tenha tirado bons insights do primeiro e-book que compartilhamos, sobre redução de custo de aquisição de clientes com Marketing Digital!

[Introduzir oferta] Falando em estratégias de Marketing Digital, publicamos um artigo recentemente em nosso blog que fala sobre 5 tendências de Marketing que sua empresa precisa estar por dentro em 2018.

[Detalhar a oferta] Além de mencionar as principais tendências, inserimos alguns exemplos nesse post que mostram como as principais empresas do Vale do Silício estão colocando essas estratégias em prática.

Essa curadoria nos inspirou muito e acreditamos que vão lhe inspirar também! Confira:

[Link do post] 5 TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL PARA A SUA EMPRESA

[Promessa] P.S.: em nosso próximo email vamos entrar mais a fundo em uma estratégia específica adotada por mais de mil empresas de sucesso ao redor do Brasil. Não perca!  

Email 2: conteúdo meio de funil

Seguindo a ideia de mover nosso assinante na jornada, continuaremos nosso fluxo de boas-vindas oferecendo um conteúdo que possa falar sobre uma possível solução para o problema que levantamos no email anterior.

Pensando em nosso exemplo, poderíamos oferecer aqui algum conteúdo falando especificamente sobre Marketing de Conteúdo no cenário que levantamos.

Veja um exemplo para esse caso:

[Apresentação] Oi! Fernanda de novo!

[Explicar aqui por que você está entrando em contato] Sei que acompanhar e implementar as tendências do Marketing Digital não é fácil como parece, e andei pensando em formas de facilitar isso para você.

[Iniciar a oferta] No caso das estratégias de Marketing Digital que apresentei para você em nosso último email, pensei em falar sobre uma que nós particularmente temos muito o que dizer: o Marketing de Conteúdo.

[Detalhar a oferta, argumentando por que o contato deveria dar atenção para esse conteúdo] Como aqui na Rock já ajudamos a aplicar o Marketing de Conteúdo em mais de 1.000 empresas ao redor do Brasil, publicamos um artigo falando sobre o passo a passo para implementar uma estratégia de Conteúdo de sucesso em sua empresa!

Essa metodologia também foi aplicada em nosso próprio crescimento e acredito que você terá muito o que aprender também! Confira:

[Link do post] COMO IMPLEMENTAR UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DE CONTEÚDO NA SUA EMPRESA

E-mail 3: levantada de mão

Agora que já entregamos para nosso novo assinante conteúdos relevantes que o interessam e ajudam a resolver um problema, está na hora de nos posicionarmos como fornecedor da solução que ele precisa.

Aqui, entramos na etapa de engajamento do nosso fluxo, em que o objetivo é fazer com que o contato vire cliente.

Nesse email, tome cuidado para não ser agressivo(a) e foque em apresentar a solução com base no contexto do assinante!

Vamos para o nosso exemplo?

[Apresentação] Oi! Aqui é a Fernanda, Consultora de Inbound Marketing da Rock Content.

[Explicar por que você está entrando em contato] Há alguns dias você pediu para receber nossos melhores conteúdos sobre Marketing de Conteúdo e espero que o que dividimos com você até agora já tenha ajudado com insights para sua estratégia!

Vamos continuar enviando nossas melhores dicas sobre o assunto a cada sexta-feira. Fique à vontade para sugerir qualquer tema caso você não encontre algo em nosso blog, tudo bem?

[Introduzir benefício e urgência da sua oferta] Mas se hoje em dia implementar uma estratégia de Marketing de Conteúdo de sucesso, que aumente sua a sua visibilidade online e ajude a reduzir o custo de aquisição de clientes da sua empresa, é uma prioridade para você, convido você a conhecer a Rock Content!

[Passar autoridade da sua empresa] Somos especialistas em Marketing de Conteúdo no Brasil e já ajudamos mais de 1.000 empresas ao redor do país a adotarem essa estratégia e gostaria de conversar 15 minutinhos com você ainda essa semana para entender melhor o seu cenário e se podemos te ajudar. O que acha?

[Explicitar via para contato] Estou colocando um de meus consultores à disposição para conversar com você sobre o cenário atual da sua empresa.

Para conversar conosco, basta responder este email indicando o melhor telefone e horário para falarmos com você nos próximos 5 dias ou, se preferir, você pode preencher o formulário a seguir:

QUERO UM ORÇAMENTO DE MARKETING DE CONTEÚDO PARA A MINHA EMPRESA

Dicas extras

Algumas dicas extras para você escrever um fluxo de boas-vindas matador:

  • Tamanho do email: tente sempre seguir uma ordem lógica das informações, mas a eficiência relacionada a tamanho de email vai depender muito do objetivo da campanha e da persona com quem você está falando!
  • Não exagere nos links: se você esperar que o seu contato execute muitas ações, ele vai acabar não executando nenhuma. Tome cuidado com isso!
  • Faça os emails serem pessoais: por mais que a persona com quem você esteja falando seja técnica, passar um tom pessoal (pessoal não é igual a informal!) é uma boa estratégia. Procure sempre assinar os emails com o nome de alguém — de preferência alguém que seja autoridade no assunto em questão!

É isso, pessoal!

Espero que nossas dicas tenham ajudado você a entender um pouco melhor sobre a importância da estratégia de fluxo de boas-vindas e como montar uma estrutura de sucesso.

Se você tem outras dicas para esse tipo de estratégia ou já testou algum copy ou estrutura que deu muito certo, conta pra gente nos comentários! 🙂