Por Nara Porto

Redatora especialista em Gestão de Pessoas, Negócios e Trabalho Remoto.

Publicado em 19/06/2018. | Atualizado em 18/10/2019


Os filmes motivacionais se conectam com as emoções das pessoas, compartilhando aprendizado e ajudando a se manterem firmes diante dos desafios. Quando as narrativas são bem construídas, podem mudar nossas atitudes, crenças e comportamentos.

Parece poético, mas essa informação foi extraída de um estudo de Harvard, comprovando que histórias envolventes liberam ocitocina no cérebro — hormônio responsável pelo prazer e bom humor. Cientistas coletaram sangue de alguns voluntários antes e depois de assistirem narrativas em vídeos, concluindo que as pessoas ficaram mais dispostas e motivadas.

Bom, já sabemos que você adora filmes, mas agora tem mais um motivo para assistir uma boa história. Neste post, listamos 24 filmes motivacionais com lições de vida fantásticas. Acompanhe nossas dicas!

1. Hoje eu quero voltar sozinho (2014)

Começando em grande estilo, esse é um filme brasileiro que retrata a luta de um adolescente cego e gay para conquistar sua independência. Como ele sempre foi amparado por uma mãe superprotetora, agora se vê em um momento da vida em que precisa lutar por sua autoafirmação. É uma narrativa que nos inspira a sermos protagonistas da nossa história.

2. O Preço do Amanhã (2011)

Como você faria se o tempo fosse dinheiro, literalmente? Nessa história, todos crescem até os 25 anos, mas depois precisam pagar cada minuto de vida. Isso acontece porque o governo passou a controlar o tempo das pessoas para evitar a superpopulação. É um belíssimo filme para nos faz refletir sobre nossas prioridades de vida.

3. Moonlight — Sob a Luz do Luar (2016)

Esse filme narra o auge do crack nos anos 80, retratando as 3 fases da vida do personagem Chiron e os desafios que enfrenta numa cidade pobre de Miami. De vítima de bullying a líder do tráfico local, é uma história que levanta questões importantes sobre o poder do autoconhecimento para superar as dificuldades da vida e lidar com timidez e solidão.

4. Christopher Robin — Um Reencontro Inesquecível (2018)

Lembra do Christopher, o amigo do Ursinho Pooh? Essa história narra os desafios que ele enfrentou na infância que o levava a se isolar no bosque para brincar com seus amigos imaginários. Anos mais tarde, precisa enfrentar novos problemas da fase adulta, e seus amigos ressurgem para lembrá-lo que as pessoas que amamos são o nosso bem mais precioso.

O que torna esse filme ainda mais especial é que a história foi inspirada nos conflitos que motivaram Alan Alexandre Milne a criar o lendário personagem da Disney.

5. Quem quer ser um milionário (2008)

Cansado de viver na pobreza, Jamal decide se inscrever em um programa popular de TV para se tornar um milionário, mesmo com todas as pessoas não acreditando na sua capacidade. Então ele mesmo percebe que as respostas para as perguntas do jogo estão nos fatos que aconteceram na sua vida. O filme nos motiva a extrair lições de cada episódio da vida, mesmo os mais tristes.

6. A Grande Virada (2010)

Depois de perder o emprego dos sonhos, Bobby precisa se adaptar à nova realidade da sua vida. Com seus amigos, precisa lidar com desafios que colocam em cheque questões sobre amor, dinheiro e poder. Esse filme motivacional vai inspirar você a ressignificar sua vida, transformando dores e dificuldades em combustível para acreditar em si mesmo e realizar seus sonhos.

7. Gênio Indomável (1997)

A trama narra a vida do brilhante Will que, mesmo sendo um gênio em matemática, trabalha de faxineiro e vive se envolvendo em brigas e bebedeiras. Até que sua capacidade analítica desperta a atenção do professor Gerry, que consegue encaminhá-lo para a terapia, entrando no enredo o Dr. Sean. Você vai aprender grandes lições de vida com a história desses personagens.

8. Doze Homens e Uma Sentença (1957/1997)

Esse é um clássico dos filmes motivacionais. Todo o enredo se passa dentro de um júri, em que 12 homens são convocados para julgar o caso de um filho que esfaqueou o pai. No entanto, apenas um não acredita que o jovem seja culpado, e se mantém firme para defender seus argumentos. O original é de 1957 e a refilmagem foi feita em 1997.

9. Groundhog Day — Feitiço do Tempo (1993)

Phil é um repórter de previsão do tempo que está cobrindo o dia da marmota em uma cidade pequena, até que se torna prisioneiro do tempo em um looping temporal. É um filme motivacional leve e engraçado. Rende ótimas risadas e, ao mesmo tempo, ensina que as atitudes paliativas que tomamos não resolvem os problemas, pois as mudanças precisam acontecer de dentro para fora.

10. Moneyball — O Homem que Mudou o Jogo (2011)

Esse é outro filme motivacional baseado em história real. Ele conta o caso de Billy, um dirigente de um time de baseball que, depois de perder uma temporada, decide avaliar os novos jogadores baseando-se em análises estatísticas sobre seus desempenhos, contrariando o feeling que sempre foi utilizado no esporte.

Mesmo desacreditado e questionado diversas vezes pelos conselheiros, ele se mantém firme para provar sua teoria até o fim.

11. A Rede Social (2010)

Se você já ouviu falar desse filme como a famosa história por trás do Facebook, saiba que ele vai muito além. De fato, traz uma ficção de como os brilhantes Zuckerberg e Saverin fundaram uma das redes sociais mais famosas do mundo, mas também, é inspirador ao abordar como um indivíduo antissocial conseguiu superar suas limitações ao fazer isso.

12. Doze anos de escravidão (2013)

Baseado na vida de Solomon Northup, o filme narra a época de escravidão e conta a história de um americano negro que nasceu livre, devido à abolição em Nova York. No entanto, foi enganado por um grupo de homens que o venderam como escravo, onde teve que trabalhar por 12 anos. Você vai se envolver com um mix de revolta, respeito e esperança.

13. Não Sei Como Ela Consegue (2011)

A narrativa conta a história de uma executiva que precisa se dividir entre os diversos papéis que tem como esposa, mãe e profissional, abordando os conflitos de tudo isso. Enquanto se sente exausta e culpada, também é o alicerce familiar. Um filme que nos motiva a nos lembrar de nossas necessidades no meio do turbilhão do dia a dia.

14. Coach Carter — Treino para a Vida (2005)

Carter é um ex-jogador de basquete que quebrou vários recordes na época do colegial. Depois de anos, ele é convidado a ser treinador do time. O problema é que os jogadores são altamente indisciplinados e desacreditados. Neste filme, você vai perceber como as crenças limitantes levam a hábitos ruins, se inspirando nas técnicas do coach para evoluir tanto na vida quanto na carreira.

15. Tony Robbins — Eu não sou seu guru (2016)

Vamos deixar as narrativas um pouco de lado, porque esse documentário motivacional merece compor esta lista. Ele mostra os bastidores do memorável “Encontro com o Destino”, um evento anual realizado por Robbins.

É uma palestra que demonstra como nosso mindset influencia nas nossas decisões, enfatizando que a chave para a conquista dos objetivos está na construção de novos pensamentos.

16. Maidentrip (2013)

Ainda sobre documentários, Maidentrip também é um filme motivacional curto. Ele conta a aventura de Laura, uma menina de 14 anos que entrou para a história ao navegar pelo mundo sozinha. É um case de sucesso em busca de liberdade, que nos estimula a superar os obstáculos e medos que nos impedem de conquistar nossos sonhos.

17. Somos Marshall (2006)

Esse filme altamente motivador foi inspirado em uma história real que aconteceu na década de 70, em West Virginia, EUA. Ele apresenta a paixão avassaladora que a comunidade tinha pelo time da Universidade de Marshall. Mesmo depois de 75 membros morrerem em um trágico acidente de avião, um jovem líder encontra forças para reconstruir o time, enfrentando a dor e o luto.

18. Nasce uma estrela (1937/1964/1977/2018)

A história interpretada pela magnífica Lady Gaga é um remake que vem sofrendo adaptações desde 1937. Ally é uma jovem de temperamento forte, que canta nas horas vagas enquanto trabalha de garçonete para pagar as contas. Até que um astro da música fica fascinado por sua voz. Um clichê romântico, mas que nos fazer perceber como a autossabotagem pode nos levar ao fracasso.

19. De Porta em Porta (2002)

Se você busca filmes de motivação no trabalho, tem muito o que aprender com Bill Porter. Ele foi inspirado no case de um vendedor de porta em porta que superou os desafios da paralisia cerebral em uma profissão que exige, justamente, a comunicação. Além da lição de persistência, também aborda a importância de competências, como foco no cliente e poder de negociação.

20. A Cabana (2016)

O filme é uma adaptação do livro, que conta a história de um homem que se sente atormentado com a perda da filha que, apesar de desaparecida, é dada como morta devido aos sinais de que teria sido violentada e assassinada. Porém, anos depois, recebe uma carta misteriosa para voltar ao mesmo local onde tudo aconteceu, onde aprende a entender e aceitar a dor.

21. Minha Vida na Outra Vida (2000)

Outro filme emocionante, este é baseado no livro de Jenny Cockell. Ele conta a história de uma mulher que decide viajar até uma pequena cidade na Irlanda, depois de começar a ter estranhos sonhos como se ela tivesse vivido lá na década de 1930. Traz lições que nos fazem repensar falsas culpas que podem nos impedir de conquistar nossos sonhos.

22. Joy: o Nome do Sucesso (2015)

Se você busca um filme para inspirar sua carreira, a história de Joy vai te fazer suspirar. Ela é uma mãe solteira que precisa lidar com a pobreza e os desafios da família disfuncional. Até que seu perfil empreendedor a torna uma grande empresária depois de criar um esfregão de algodão revolucionário.

Você tem muito que aprender com essa mulher que conseguiu vencer na carreira, apesar das circunstâncias.

23. Steve Jobs (2014)

Esse filme conta de maneira bem sutil o surgimento da gigante Apple, que nasceu em 1984 com o lançamento do Macintosh. Mas o foco total está no drama pessoal de Steve Jobs, com seus erros, surtos e sacadas geniais. Traz reflexões sobre como nossas decisões podem trazer consequências que impactam no futuro, além de inspirações sobre autoconfiança.

24. À Procura da Felicidade (2006)

Outro clássico dos filmes motivacionais, este não poderia ficar de fora da lista. Ele foi baseado na vida de Chris Gardner, um homem que enfrentou sérios problemas financeiros. Desempregado e abandonado pela esposa, se mantém persistente para lidar com os desafios, ao lado do filho de 5 anos. Até que dá a volta por cima, graças à sua coragem.

Como você viu, os filmes motivacionais têm o poder de ensinar grandes lições de vida. Mas também é um momento de relaxar, concorda? Aliás, ter um tempo para recuperar as energias é um passo importante para manter a qualidade do trabalho e ter mais produtividade.

Caso contrário, você pode entrar num ciclo vicioso que leva ao esgotamento físico e mental, gerando ainda mais frustração. Então, lembre-se também de respeitar seu descanso e criar momentos para colocar o trabalho de lado e viver experiências que promovem bom humor e felicidade. Afinal, você merece.

E por falar em filmes motivacionais, que tal assistir a outras histórias, mas agora, com enredos que inspiram sua escrita? Então, confira também nossa lista com 20 filmes para freelancers!

Posts populares com esse assunto