Por Gustavo Grossi

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 25/03/2018. | Atualizado em 17/05/2018


Fizemos uma coletânea das principais ferramentas para produção de conteúdo utilizadas pelo time do blog da Comunidade Rock Content. Vai perder? :)

Produzir conteúdo não é apenas criar textos para a web. Um produtor de conteúdo, na verdade, é um profissional de Marketing Digital. Consequentemente, é alguém que está sempre atualizado e em contato com soluções na internet.

Isso significa ler muito e conhecer sobre vários assuntos, como Língua Portuguesa, design, programação, empreendedorismo, produtividade etc.

E, para dar conta de tudo isso, não dá para executar todas as tarefas manualmente. É por isso que nós trouxemos uma coletânea exclusiva de ferramentas, testada e aprovada pelo nosso time.

Então, se você quer resultados melhores para a sua carreira como produtor de conteúdo, siga a leitura e teste todos eles! Confira 🙂


Ferramentas para planejamento de conteúdo

1. Answer the Public

O Answer The Public é uma ferramenta online para você obter insights na hora de planejar seus conteúdos. Basta inserir uma palavra-chave, escolher a região de onde os resultados serão extraídos (no caso, o Brasil) e ele gera variações e combinações de palavras com base nas procuras realizadas no Google.

A vantagem de usar o Answer The Public é entender exatamente o que as pessoas estão procurando na internet e como conduzí-las até o conteúdo que você produz. A ferramenta não apresenta apenas os principais resultados de busca para uma localização: ela também oferece gráficos compreensivos e dados que podem ser exportados isoladamente, direto para a sua planilha de planejamento de conteúdo.

Os resultados Google no Answer The Public são filtrados em questões, preposições, comparações, por ordem alfabetica e ainda apresentados junto a uma lista de termos relacionados. Isso traz uma infinidade de tópicos que podem ser abordados na produção de conteúdo e é o suficiente para gerar várias ideias de posts.

2. Google Trends

Usando o Google Trends, você pode saber mais sobre o volume de busca de uma palavra-chave. Além disso, você também pode segmentar as buscas por local e período de tempo que as buscas ocorreram.

Uma das melhores funcionalidades dessa ferramenta são as palavras relacionadas que aparecem no fim da página, que vão te dar excelentes ideias de variação de palavra.

Se você combinar Answer The Public e Google Trends terá um resultado impressionante. Escolhendo alguns dos termos que apareceram na sua busca utilizando a primeira ferramenta é possível aferir o interesse das pessoas sobre um determinado assunto nos últimos tempos. Observar o intervalo de relevância de uma palavra-chave vai ajudá-lo a criar conteúdos que geram cliques agora e compreendem os assuntos que ainda estão frescos na memória do seu visitante.

Você verá que muitas das ferramentas de produção de conteúdo que citamos aqui funcionam melhor quando são combinadas. Este é apenas o primeiro desses casos.

3. Keyword Tool

O Keyword Tool é uma ferramenta paga, mas que possui algumas funcionalidades gratuitas. Basta inserir uma palavra-chave e o software retorna não somente as estatísticas daquela palavra, mas também variações interessantes, com base no volume de buscas do Google.

Quer uma dica para aproveitar o Keyword Tool sem gastar? Faça uma busca de palavra-chave, em seguida copie ou exporte os resultados para uma planilha ou direto no Google Keyword Planner.

4. Google Keyword Planner

Esta ferramenta, na verdade, faz parte de um kit de funcionalidades do Google Adwords. Portanto, para começar a utilizá-lo, você precisará criar uma campanha de anúncios, mesmo que você não a utilize ou aplique dinheiro nela. Ou seja, na prática ele é de uso gratuito.

Utilizando o Keyword Planner, você pode descobrir novas palavras-chave e também entender sobre custos e volume de buscas para as palavras que você está pensando em utilizar.

Usar o Keyword Planner vai ajudá-lo a precisar exatamente como as pessoas buscam termos no Google. É que, embora todas as demais ferramentas citadas aqui contém com dados da plataforma, nenhuma delas foi especialmente desenvolvida pelo Google para vender anúncios. A precisão das informações encontradas lá, portanto, vai lhe impressionar.

5. Máquina Geradora de Títulos

Segundo especialistas, o ideal é que você teste 10 diferentes títulos para o seu conteúdo antes de decidir. E isso faz todo sentido, pois a taxa de clique em um conteúdo pode variar até 400% em função do título.

Logo, é exatamente isso que essa fantástica máquina faz. Basta inserir uma ou mais palavras-chave para que o programa retorne 10 diferentes resultados. Mesmo que não sejam aplicáveis, eles serão muito úteis para te dar novas ideias.

Que tal usar aquelas ideia que encontrou no Answer The Public e validou no Google Trends para criar um post incrível? Use a Máquina Geradora de Títulos para isso e insira alguns dos termos relacionados para obter os resultados que mais geram cliques.

Se gostou dessa dica, recomendo você fazer um combo! Use também nosso Avaliador de Títulos para SEO para criar títulos matadores.

Avaliador de Títulos — Acesse agora!

6. Gerador de Personas

O Gerador de Personas é perfeito para produtores de conteúdo cujos clientes não têm uma persona documentada. Basta acessar o aplicativo, responder as perguntas passo a passo e você obterá uma persona pronta para ser aplicada em uma estratégia de conteúdo!

Seus clientes ficarão impressionados com a sua habilidade e, se possível, faça perguntas e alinhe certas informações ao criar a persona. Elas podem fazer uma boa diferença.

O Gerador de Personas é uma ferramenta ótima tanto para quem está começando agora na produção de conteúdo quanto aqueles que já tem experiência. Ao dominá-la você aprenderá melhor quais são os aspectos que compõe uma persona e saberá exatamente o que deve ser perguntado do seu público no futuro. Introduzí-la na sua forma de trabalhar pode também agilizar as coisas, caso as perguntas certas já façam parte da sua rotina.

Ferramentas para redação web

7. Google Docs

Este é o curinga de todas as ferramentas do Google. Atualmente, o editor de texto do Docs é o aplicativo online grátis mais enxuto que existe para redações web. Rápido e com muitas funcionalidades, é possível instalar add-ons gratuitos para deixá-lo ainda mais poderoso. Se você já usou o Microsoft Word, certamente vai se familiarizar com o Google Docs!

O Google Docs tem algumas vantagens adicionais sobre a ferramenta da Microsoft. Uma delas é a pesquisa integrada de termos encontrados em uma redação. Caso você tenha dificuldade de definir exatamente um conceito, clicando com o botão direito é possível ter acesso aos principais resultados para ele e aprofundar a sua pesquisa.

O Google também oferece uma série de templates que vão deixar trabalhos impressos menos banais. Currículos, relatórios e outros materiais podem ser embelezados sem que você necessariamente precise ser um especialista na ferramenta.

8. Dicionário de Sinônimos

Em uma redação web repetições podem estragar completamente o estilo do texto, provocando cansaço visual e até confusão no leitor. Portanto, é fundamental variar certos termos para que isso não aconteça.

Assim, quando você estiver em dúvida, o melhor a fazer é recorrer ao Dicionário de Sinônimos. Ele contém uma base de palavras considerável e que nunca vai te deixar na mão!

Há algumas versões de dicionários de sinônimos que podem ser acessadas via download ou até compradas em livraria. Todavia, a vantagem de encontrar esses resultados em um site é a facilidade de navegação. Descobrir o termo certo para substituir uma palavra que vem sendo repetida frequentemente em seu texto é muito mais rápido aqui e não exige que você se desconcentre do que já está fazendo.

9. Dicionário de Antônimos

Quando você precisa precisa encontrar um termo oposto ao que você está escrevendo, o que você faz? Parece complicado, não? Nem sempre há uma regra na língua portuguesa para encontrar um antônimo.

Por isso, sempre que você precisar encontrar o antônimo de uma palavra, acesse o Dicionário de Antônimos e resolva seu problema em segundos.

10. Erros de Português

Apesar de ser um post de blog, esta é a coletânea mais completa sobre erros de português da web. Logo, sempre que você quiser consultar alguma regra gramatical, acesse este post com os principais erros de português e seja feliz.

Além de um menu interativo, ele também contém um infográfico com dicas para você não cometer erros em uma redação web. Curtiu? Pode acessá-lo aqui mesmo, no blog da Comunidade Rock Content!

Materiais e leituras que recomendamos para você:
11 armadilhas do Português que confundem até os melhores redatores
Palavras persuasivas: os 21 termos mais convincentes do português!
Conheça o guia mais completo da internet: como usar vírgula!
Uso dos porquês: junto, separado ou com acento? Aprenda agora
[Ebook] Guia de português e gramática atualizado

Ferramentas para revisão de conteúdo

11. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Esta é uma ferramenta online e gratuita, desenvolvida pela Academia Brasileira de Letras e contém uma base de quase 400 mil vocábulos.

Além de encontrar verbetes e indicar a sua grafia correta, ele também sugere termos relacionados. Ah, e claro que todos estão atualizados segundo o Novo Acordo Ortográfico.

Então, sempre que você estiver em dúvida sobre a grafia de uma palavra, é aqui que você deve consultar!

12. Readability Calculador

O Readability Calculator é uma aplicação na web que funciona como um teste de escaneabilidade. Basta inserir o texto ou a URL das suas redações web para receber estatísticas sobre a escaneabilidade do seu texto.

Ao fazer isso, você saberá a frequência com que sílabas, palavras e frases estão distribuídas no texto. Além disso, ele também utiliza metodologias de análise da leitura do texto, porém elas não funcionam tão bem para textos em português.

Se você costuma organizar aquilo que escreve em um WordPress de acesso privado, prática recorrente de muitos redatores que gostam de se orientar entre as personas para que escrevem, pode obter uma ferramenta similar no Yoast SEO. O Yoast ainda vai lhe ajudar a avaliar um texto para além do ponto de vista de sua escaneabilidade e leiturabilidade.

Conferir a aplicação de palavras-chave, a quantidade de vezes que elas aparecem em um texto proporcionalmente ao seu tamanho e se suas frases estão longas ou curtas demais são algumas das características do plug-in. Para garantir bons resultados em SEO e deixar um texto perfeito ele pode ser de grande ajuda.

13. Headline Analyzer

Embora esta seja uma ferramenta em inglês, praticamente todas as funcionalidades deste aplicativo são úteis para um texto em português. Trata-se de um analisador de qualidade para títulos de post.

Ao inserir o título de um post, com o Headline Analyzer, você pode verificar se ele se enquadra nos bons padrões de SEO, tal qual o tamanho do título e a posição estratégica das palavras.

Fazer um título considerando o impacto dele em SEO é muito importante. Títulos são a primeira coisa que um visitante vê, seja quando entra em sua página ou a recebe como resultado de uma pesquisa Google. Portanto, eles devem ser cativantes, resumir a ideia de um post e explicitar em poucas palavras porque você deveria ler aquele conteúdo.

Um título adequado para SEO é a melhor forma de garantir cliques. Ao planejar um conteúdo nunca deixe de incluir algumas ferramentas capaz de se certificar da precisão deles.

Ferramentas para freelancers

14. Calculadora de Sonhos

Esta é uma ferramenta fundamental para o planejamento de um freelancer. Ela parte de uma premissa bastante simples: freelancers não têm salário fixo. Por causa disso, é difícil saber quanto trabalho é preciso ser feito até alcançar um determinado objetivo.

Então, para não relaxar demais ou se afundar em mil projetos ao mesmo tempo, a Calculadora de Sonhos determina quantos freelas você precisa fazer para chegar lá. Vale muito a pena conferir.

Calculadora Freelancer

15. Planilha de Controle Financeiro

Sendo freelancer, o volume de jobs e clientes que surgem é muito alto e rotativo. Isso significa que os seus pagamentos virão de fontes diversas, tornando esse controle um pouco complexo.

Fazer esse tipo de controle em caderninhos e anotações jogadas não faz sentido. Afinal, você pode simplesmente se perder e desperdiçar muito trabalho realizado no controle financeiro.

É por isso que esta planilha é perfeita para você gerir todas as suas tarefas, tal qual o quanto, quando e como receber por elas.

16. Plataforma Rock Content

Se você precisa encontrar clientes em busca de produção de conteúdo, pode ter certeza de que eles estarão dentro dessa plataforma. Basta se cadastrar, prestar candidatura para os assuntos que você domina e começar a receber oportunidades de freela nessas áreas.

Ah, vale a pena lembrar que, para se cadastrar, é preciso ser certificado em Produção de Conteúdo Para Web pela Universidade Rock Content. Essa certificação é gratuita e pode ser realizada em qualquer momento.

Ferramentas de organização e produtividade

17. Google Calendar

Acredite, este não é um simples calendário. Essa ferramenta permite que você, não somente organize a sua agenda, mas também receba notificações dos seus compromissos.

O Google Calendar é muito fácil de integrar com o seu smartphone ou tablet, para que você se mantenha pontual mesmo longe do computador ou sem internet.

Como todas as outras ferramentas do Google, para acessar o Calendar é preciso ter um Gmail. Mas vale à pena se registrar no serviço porque ele lhe dará acesso a outros tantos recursos de produtividade profissionais. Um deles, que funciona muito bem associado ao Google Calendar é o Google Keep.

O Google Keep é uma simples lista de afazeres, alavancada pelo fato de que é possível adicionar fotos, localizações e outras mídias em seu conteúdo. A sua integração com o Calendar se dá por meio das notificações, que podem ser compartilhadas entre as plataformas.

Ao se aproximar ou atingir a deadline de um projeto o Google Keep e o Calendar lhe enviarão mensagens por e-mail e alertas de celular. O recurso de localização é outro dos grandes destaques, já que o Keep permite que você seja lembrado de uma tarefa quando estiver em um local específico.

18. Pocket

Todo produtor de conteúdo passa o dia lendo, não é verdade? Se esse é o seu caso, então certamente você já se interessou por um conteúdo mas ficou sem tempo para ler. E, se você não estiver no seu computador pessoal, adicioná-lo aos favoritos não resolverá.

É por isso que existe o Pocket, uma extensão para browser que armazena os seus textos favoritos na nuvem, em uma conta pessoal. Assim, você pode acessar e ler esses textos quando quiser.

Além disso, o Pocket conta com uma comunidade bastante engajada, além de oferecer sugestões de leitura certeiras, conforme o seu perfil.

Uma das maiores vantagens de utilizar o Pocket vai além da simples organização das suas leituras. A ferramenta, em sua versão para celulares e tablets faz download dos conteúdos que os usuários decidiram ler. Isso significa, então, que não é necessário ter uma conexão com a internet para continuar acompanhando os seus conteúdos favoritos, desde que eles já tenham sido sincronizados ao respectivo dispositivo.

19. Tomato Timer

Você conhece a técnica Pomodoro? Essa é uma técnica de produtividade que define intervalos de trabalho e de pausa. Se você não a conhece muito bem, pode ler um pouco mais sobre o assunto aqui!

Assim, você pode usar um contador como esse, que irá enviar notificações sempre que for hora de começar ou fazer uma pausa nos seus jobs. Acredite, isso pode condicionar o seu cérebro a produzir mais e melhor sem esforços.

20. LastPass

Sem dúvida, este é o melhor gerenciador de senhas que você vai encontrar no mercado. Embora possua funcionalidades pagas, as principais são gratuitas. Isso inclui: armazenamento ilimitado de senhas, anotações seguras, gerador de senhas criptografadas, entre outras.

Se você tem medo de hackers e de esquecer senhas importantes, pode armazená-las tranquilamente no LastPass. E, sempre que precisar, você pode gerar e armazenar o backup dos seus registros, caso queira formatar o seu computador, por exemplo.

Tem dificuldade para criar senhas marcantes e já entendeu que isso pode comprometer a sua segurança? Não tem problema! O LastPass vem integrado a um gerador de senhas que pode ajudá-lo a criá-las de acordo com algumas regras (número de caracteres, tipos de caracteres e nível de complexidade, por exemplo).

As anotações seguras, por sua vez, podem ser usadas para aquelas informações que não ficariam protegidas no seu caderninho. Senhas de WiFi e até mesmo credenciais de acesso alternativo a websites, como aquelas que você recebe ao ativar a verificação em duas etapas no Twitter, podem ser adicionados ao seu cofre do Last Pass para garantir acesso a elas de qualquer lugar, quando precisar.

Outros materiais recomendados para produtores de conteúdo!
Guia de Produção de Conteúdo para Web 2.0
Escaneabilidade: como conseguir os melhores resultados com seus textos!
Checklist de Planejamento de Pauta
Curso Gratuito de Produção de Conteúdo para Web Rock Content
Como escrever o melhor conteúdo para blog

E aí, curtiu essa lista de ferramentas? Elas foram todas testadas por nós do blog da Comunidade Rock Content e cada uma delas fez uma diferença especial em nosso trabalho! 🙂

Se você tem mais ferramentas como essas, que tal tornar-se um redator da Rock Content? Parece que você já está preparado para alavancar sua produção de conteúdo e torná-la uma atividade profissional!

banner levantada de mão redação

Posts populares com esse assunto