Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 16/10/2017. | Atualizado em 19/05/2020


Você já deve saber o valor que os infográficos têm para um bom conteúdo web. Aprenda agora a criá-los usando ferramentas na web!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Existe por aí uma porção de ferramentas para criação de infográficos que podem facilitar a sua vida como blogueiro. Você já deve ter reparado no quanto esse tipo de conteúdo é popular e pode alavancar a audiência de uma página na internet, mas ao mesmo tempo deve ter ficado se perguntando se todas essas pessoas contam com a ajuda de designers para desenvolver seus conteúdos. A resposta é não, na maioria das vezes.

Com auxílio de recursos como os que você conhecerá no texto de hoje, é possível produzir desde os textos até a diagramação e ilustrações dos seus infográficos em alguns minutos e obter resultados visuais incríveis. Você vai adorar experimentar cada uma dessas ferramentas para criação de infográficos e com certeza vai se tornar um entusiasta de algumas delas.

Então, o que está esperando? Comece já a leitura e descubra como é possível criar verdadeiras obras de arte para o seu blog sem ser um especialista em design.

1. Ferramentas para criação de infográficos: Adobe Photoshop

Vamos começar tirando do nosso caminho a mais tradicional ferramenta de criação de infográficos que existe, o Adobe Photoshop. Para utilizá-la, você precisa ter algum nível de conhecimento de design e um pouco mais de tempo do que para fazer uso das demais ferramentas incluídas nessa lista, mas os resultados são também bastante diferentes.

O Adobe Photoshop comemora mais de duas décadas na indústria da criação de imagens e o faz com sucesso por sua capacidade de criar absolutamente qualquer coisas. De desenhos a pinturas, edição de fotografias a montagens, o recurso da Adobe é um kit completo de máscaras, pincéis, linhas e curvas para montagem de layouts.

Entretanto, trata-se de um recurso avançado. Se você não tem experiência com a criação de imagens na ferramenta, pode ser uma má ideia começar a criar infográficos por aqui. Não é que você não vá conseguir produzir absolutamente nada, é que os resultados podem deixar a desejar.

O Photoshop, por ser uma ferramenta profissional, é complexo e tem recursos demais para um usuário médio dominar em pouco tempo. Por isso, se você nunca abriu o programa da Adobe, talvez seja o caso de instalá-lo e familiarizar-se com ele por um período de tempo antes de fazer o seu primeiro infográfico. Edite algumas fotos, aprenda a manipular ilustrações e entenda como funcionam as cores na ferramenta antes de assumir um projeto complexo como este.

Como já dissemos, não é que você não conseguirá fazer nada na sua primeira incursão pelo Photoshop. O software é hoje, muito mais intuitivo do que no dia do seu lançamento e pode ser aprendido por crianças, adolescentes e adultos de todas as idades, mas nem por isso trata-se de um recurso para iniciantes. Ademais, utilizá-lo em conjunto com outras ferramentas da Adobe pode maximizar seu efeito.

Montar peças exclusivamente no Photoshop é possível, mas fazê-lo com ajuda do Adobe Illustrator e do InDesign vai ajudá-lo bastante. Por isso os programas fazem parte de uma suíte, que deve ser instalada em conjunto na maioria das vezes. Se você pretende levar a sério a montagem de infográficos e quer transformar o seu blog com essas peças, pode ser uma boa ideia inscrever-se em um curso online que ensina a utilizar a ferramenta.

O curso vai ensiná-lo como utilizar tipografias no Photoshop, fazer uso das camadas na ferramenta, aplicar seus principais recursos e salvar corretamente os seus arquivos para apresentação na web e em outros dispositivos. Vale a pena investir nesse tipo de treinamento e dominar mais essa disciplina.

2. Canva

Canva é um software de design gráfico online que funciona ajudando pessoas como você a editarem imagens, infográficos e conteúdo visual de todos os tipos. O produto tem uma centena de funcionalidades, dentre as quais a criação de cartões, logos, flyers, banners, brochuras, calendários e uma outra dezena de produtos gráficos que podem ser elaborados sem que você precise, em momento algum, sair do seu próprio browser.

O grande diferencial do Canva, com relação a outras soluções que vamos citar ao longo deste texto e também são capazes de criar infográficos direto do seu browser é o fato de que ele tem aplicativos para iPad e iPhone. Isso significa que você pode utilizar essa ferramenta para criação de infográficos no seu celular ou tablet para agilizar a sua rotina de trabalho.

Canva funciona, mais ou menos, como um Adobe Photoshop para o seu browser, mas sem a complexidade típica da ferramenta da Adobe. Enquanto é preciso de alguns meses para se familiarizar com todos os recursos do Photoshop, o Canva pode ser aprendido em questão de dias e você conseguirá criar peças gráficas de alto valor agregado sem ter de suar muito para isso.

Seu editor de infográficos, particularmente, é um ponto alto dentre todos os seus recursos porque permite a pessoas não familiarizadas com o design criarem peças de grande qualidade. A seleção de templates disponibilizada pela ferramenta é bastante rica e as mais de um milhão de stock photos disponibilizadas para ilustrar o conteúdo de seus infográficos ajudam a criar conteúdos mais convincentes.

Seus filtros são um diferencial para todos os produtos da concorrência. Com eles você pode mudar completamente o temperamento de uma imagem e a forma como ela é compreendida pelo seu interlocutor com o clique de alguns botões e sem complicação.

Canva está disponível gratuitamente para todas as pessoas que registrarem uma conta em seu website. Não há necessidade de fazer nenhum tipo de download ou instalação.

3. Piktochart

Piktochart é um software para a criação de infográficos diferente de tudo que você conhece e de todos os outros listados neste artigo até então. Para utilizá-lo, não é preciso ter nenhum tipo de conhecimento quando o assunto é design gráfico ou edição de imagens e tudo que você precisa é de um pouco de boa vontade. No Piktochart é possível escolher dentre centenas de templates qual é o mais adequado para o seu infográfico e a partir daí basta editar o seu conteúdo para que ele fique a altura da peça que você sempre quis criar.

O Piktochart toma conta de tudo. Adicionando textos, modificando tipografias, seus tamanhos, cores e elementos. Ele tem ferramentas intuitivas para a criação de gráficos e tabelas que vão transformar os seus dados e alavancar a sua leiturabilidade, fazendo com que eles se tornem muito mais fáceis de se compreender e é tão simples de se utilizar que dá para criar um infográfico completo, pronto para publicação na internet ou impressão em apenas alguns minutos.

Mas não são apenas infográficos que você pode criar com auxílio dessa ferramenta 100% online. O Piktochart também desenvolve apresentações e layouts para impressão que vão impressionar as pessoas ao seu redor.

Se você, ainda assim, acha que pode ter dúvidas sobre como utilizar a plataforma, não tem problemas. No website do Piktochart, vai encontrar uma comunidade de entusiastas apaixonados por infográficos e prontos para lhe ajudar. O suporte oferecido pelos responsáveis pela ferramenta é ótimo e o help center está cheio de dicas de como tornar os seus infográficos ainda mais eficientes.

Há ainda tutoriais em vídeo e uma porção de recursos para orientá-lo sobre como lidar com o editor do Piktochart, que é do tipo clique e arraste. Não custa nada utilizar o editor, que é completamente gratuito para um usuário único e a Piktochart ainda oferece planos de baixo custo para empresas de pequeno e médio porte que pretendam utilizar o seu serviço. Experimente acessando o site.

4. Visme

Visme é uma ferramenta para você que gostaria de falar visualmente, mas não sabe como fazer isso com auxílio de recursos como por exemplo o Photoshop ou os outros instrumentos da família da Adobe, como o Illustrator ou o InDesign. Sua premissa é parecida com a do Piktochart, mas há nele algumas diferenças fundamentais que podem torná-lo uma opção mais atraente para usuários exigentes.

O Visme é uma ferramenta que tenta não limitar a criatividade dos seus usuários. Completamente online, ela é simples e intuitiva, mas poderosa ao mesmo tempo e casa perfeitamente os recursos de edição de que você precisa para criar infográficos muito criativos para atrair a atenção dos visitantes do seu blog sem que isso se torne uma complicação.

Com alguns minutos é possível transformar dados em conteúdo visual e não precisa ser apenas na forma de infográficos. Imagens, gráficos, apresentações, relatórios, demonstrações interativas ou mesmo currículos podem ser criados com auxílio dessa plataforma. O Visme dá a você tudo que é preciso para construir ideias visuais em uma interface poderosa e, não obstante, direta ao ponto e como no Piktochart você começa todos os seus layout escolhendo entre uma centena de templates dentre os quais customizar.

Mas aqui você também pode criar designs do zero, conforme se familiariza com o recurso e vai pegando o jeito da coisa. Depois de selecionado o layout que você mais gostou, você será apresentado a uma escolha de mais de uma centena de fontes pré-selecionadas, ícones customizáveis e imagens royalty-free que podem ser utilizadas em seus projetos sem que você se preocupe com o licenciamento delas.

Basicamente tudo é customizável nos elementos que você encontra no Visme e é possível editar, cortar ou emoldurar imagens nos formatos mais adequados para o conteúdo que você imaginou. Todos os ícones podem mudar de cor e ser adaptados para a paleta que você imaginou para o seu projeto e dados se transformam em gráficos num piscar de olhos.

Mapas interativos podem ser customizados com os seus dados geográficos e você não paga nenhum centavo a mais por isso. Além disso, o maior diferencial do Visme ainda não foi sequer mencionado: dá para ir além dos conteúdos estáticos com essa ferramenta e publicar infográficos animados na sua página da internet, direto da ferramenta.

Para experimentar este recurso incrível, visite o website. O plano básico, que permite a criação de três projetos por mês e dá acesso limitado a quantidade de templates que você pode utilizar é gratuito e os demais podem ser adquiridos por preços bem baixos.

5. Google Charts

Você sabia que o Google tem ferramentas para a visualização de dados que são gratuitas e podem ser utilizadas por qualquer pessoa? Pois é, muita gente desconhece o Google Charts, uma plataforma muito rica para armazenar os dados dos seus infográficos e transformá-los de tabelas em gráficos, facilmente entendidos por qualquer pessoa.

O funcionamento do Google Charts é bastante simples. É possível escolher dentre uma variedade de tabelas e gráficos que se encaixam melhor no tipo de dados que você deseja exibir e você pode customizar todas as funções deles. Suas cores, estilos e formatos podem ser alterados para se adequarem exatamente a estética do seu website e ficarem com a mesma cara da sua página.

Todos os gráficos são feitos em HTML5, ou seja, são gerados em SVG. Isso significa que eles podem ser visualizados em qualquer tipo de browser e em celulares e tablets. Não é preciso instalar nenhum tipo de plugin especial para tornar os infográficos criados com ajuda dessa ferramenta acessíveis.

O melhor de tudo é que os dados são dinâmicos, ou seja, eles podem ser alterados por você a qualquer momento. Utilizando os protocolos certos, qualquer alteração pode ser automaticamente visualizada por seus visitantes sem que você precise fazê-la manualmente.

O serviço é inteiramente gratuito e pode ser implementado no seu site acessando a página do Google Charts. Lá constam guias de como utilizar a ferramenta, referências a respeito de sua implementação e uma documentação de suporte que pode ajudá-lo com a maior parte de suas dúvidas.

Não é preciso ser nenhum especialistas em design gráfico para criar infográficos atraentes e chamativos e cativar a audiência do seu blog. Basta pesquisar bastante, encontrar as informações certas e dar ao seu público o conteúdo que ele precisa de um jeito que ele gostaria de ler.

Com as ferramentas para criação de infográficos listadas aqui, você conseguirá fazer isso sem problemas e sem gastar muito tempo. Boa sorte!

Gostou dessas ferramentas para a criação de infográficos? Então você vai adorar os que criamos aqui para a comunidade Rock Content. Visite a nossa página de infográficos para conhecê-los!

Diagramador de ebooks

Posts populares com esse assunto