Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 30/11/2020. | Atualizado em 04/11/2020


Mais do que escrever bons conteúdos, é fundamental definir estratégias para posicioná-los bem nos mecanismos de busca. Nesse sentido, as ferramentas gratuitas do SEMrush são grandes aliadas para atingir esse objetivo!

A produção de conteúdo não consiste somente na geração de posts, vídeos e textos. Uma das partes importantes para que ela não seja apenas mais um aglomerado de informações na internet é o que chamamos de mapeamento de conteúdo.

Porém, para realizá-lo com precisão, além de ter um planejamento bem-estruturado, é fundamental utilizar softwares que ajudam a capturar dados precisos. As ferramentas gratuitas do SEMrush são uma oportunidade de ter acesso a uma plataforma completa quando o assunto é mapeamento e SEO.

Para te ajudar a entender como utilizá-la, neste texto, vamos apresentar quais são as suas principais funcionalidades. Confira!

O que é mapeamento de conteúdo?

Antes de tudo, precisamos explicar o que é, de fato, o mapeamento de conteúdo. Ele funciona como um guia para que o produtor saiba quais serão os conteúdos publicados em determinado período. É também por ele que se determina quais serão as personas utilizadas. Logo, o mapeamento de conteúdo deve ser feito juntamente com outra estratégia, o SEO.

Os dois trabalham juntos para determinar quais serão os próximos passos da produção. Por exemplo, com uma pesquisa de palavra-chave é possível definir qual é o melhor termo para ranquear no Google e aproveitar para pensar em ideias para os próximos conteúdos de acordo com as palavras-chave relacionadas.

Como o SEMrush pode ajudar no mapeamento de conteúdo?

O SEMrush é uma plataforma para SEO bastante completa que conta com diversas funcionalidades. Lá, é possível ter acesso a ferramentas não só para pesquisar palavras-chave, mas realizar uma análise profunda sobre opções da SERP, backlinks e muitas outras informações importantes para a produção de conteúdo. A seguir, vamos entender como utilizar algumas delas.

Pesquisa de palavras-chave

Ao entrar na plataforma, o usuário pode estranhar a quantidade de informações que aparecem, porém, o uso dessa ferramenta é bem intuitiva. Primeiro, vá em ‘funções’ e escolha ‘visão geral de palavras-chave’; é ali que você começará a fazer a sua busca.

Logo no início da página, temos um campo para inserir a sugestão de termo para pesquisa. Ao clicar em ‘pesquisar’, você terá disponível uma série de dados, como sugestões, principais sites que utilizam a palavra-chave etc. O SEMrush tem 118 bases de dados com mais de 18,9 bilhões de termos disponíveis.

Além de todas essas informações, você também pode utilizar os filtros para tornar sua pesquisa mais personalizada. É possível incluir ou excluir palavras, definir a quantidade e o intervalo de volume de buscas. Outra funcionalidade é que, ao clicar no ‘+’ ao lado das palavras-chave, você pode selecionar as que mais gostou e colocá-las no Keyword Analyzer. Ali, seus termos serão analisados com mais detalhes.

Como escrever para SEOPowered by Rock Convert

Análise de domínio

Outra funcionalidade interessante e muito útil para a estratégia de SEO é a possibilidade de analisar um domínio. Na barra de busca, você pode inserir o site que deseja analisar e a plataforma gerará um relatório. Utilize sempre https://www, pois isso faz com que a pesquisa seja direcionada para a página específica. 

Ao longo da página,você terá acesso às principais palavras-chave utilizadas pelo domínio, além dos backlinks que estão auxiliando o tráfego e informações sobre a busca orgânica e a publicidade utilizada.

Na aba ‘pesquisa orgânica’, por exemplo, há um relatório com informações sobre os principais termos que geram tráfego e as variações de posicionamento. Na sessão backlinks, você tem acesso aos links que levam ao domínio pesquisado.

Por último, na parte de pesquisa paga, você pode ver a efetividade dos anúncios pagos. É possível saber quais deles estão levando mais tráfego para o site — informação crucial para entender se vale ou não a pena continuar com esse investimento.

Análise de tráfego

Outra ação necessária para o SEO e para o mapeamento de conteúdo é avaliar o tráfego do seu site. O SEMrush possui ferramentas específicas que ajudam a obter insights importantes para melhorar a otimização do seu site. Aqui, você encontrará algumas métricas fundamentais para compreender a circulação de usuários tanto na sua página, quanto na de seus concorrentes.

Vamos começar pelo ‘domínio x domínio’, uma ferramenta que ajuda a comparar diferentes sites. Ela é bastante eficaz para verificar o seu site e o de concorrentes, desenvolvendo relatórios com informações sobre os termos em comum, bem como as posições e volume de buscas de cada domínio. Dá para comparar até 5 sites e selecionar o tipo de palavra-chave que deseja analisar, seja paga, orgânica ou PLA. 

Projetos

No SEMrush é possível colocar o seu site como um projeto. Dessa forma, você tem um pacote completo de ferramentas para analisar o comportamento da sua página nos buscadores. Você terá acesso a informações que definem com detalhes qual é o desempenho do seu domínio.

Entre as funcionalidades, temos a Position Tracking, em que você consegue ver o ranking de termos de seu site e quais deles trouxeram mais resultados. Também, há o Site Audit, que fornece uma pesquisa mais aprofundada de uma página da sua escolha e avalia o quanto ela atende aos parâmetros de SEO.

Qual é a importância do SEMrush?

Deu para perceber que o SEMrush possui uma série de funcionalidades que são fundamentais para melhorar o SEO, não é? A verdade é que sem uma boa plataforma que possa fornecer diversas informações sobre palavras-chave, domínio, backlinks e outros dados, é muito difícil ter uma estratégia efetiva. Logo, as chances de acompanhar a concorrência se tornam quase impossíveis. 

Plataformas como o SEMrush oferecem muitas possibilidades de análise e conseguem auxiliar o produtor para que o mapeamento de conteúdo seja preciso. Nele, você terá acesso não só a uma lista completa de termos (são mais de 18 bilhões), mas também terá sugestões, conferirá as estratégias de seus concorrentes e analisará outros dados para otimizar a sua página.

A ferramenta não tem uma versão gratuita, mas é possível testar durante 7 dias todas as funcionalidades que falamos aqui e muitas outras.

Neste post, listamos algumas das principais ferramentas gratuitas do SEMrush, uma plataforma fundamental para quem precisa fazer um mapeamento de conteúdo e melhorar a sua estratégia de SEO. 

Para complementar ainda mais o que mostramos, temos aqui um vídeo para você entender na prática como funciona a pesquisa de palavra-chave nesta ferramenta!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *