Por Mérian Provezano

Analista de qualidade de conteúdo na Rock Content , formada em Jornalismo, estudante de Letras e nerd em formação. Passo meu tempo livre lendo livros, vendo séries e escutando Robbie Williams.

Publicado em 11/03/2018. | Atualizado em 13/03/2018


Nós amamos ferramentas de produção de conteúdo! Com elas, podemos produzir sempre mais, melhor e em menos tempo! Descubra agora como criar redações épicas usando esses aplicativos e se tornar um mestre da redação!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert


Sem tempo para ler tudo? Clique em ▶ e ouça este artigo na íntegra!

Se você é um visitante assíduo do nosso blog, certamente já conferiu alguns conteúdos muito importantes com dicas de ferramentas para quem trabalha com produção de conteúdo. Entre eles, podemos citar:

Como sabemos que os nossos leitores querem estar sempre por dentro das tendências e novidades da área de copywriting, neste post listamos mais algumas ferramentas de redação indispensáveis para quem quer escrever como um mestre. Confira:

1. Contador de palavras

Se você acha que um contador de palavras será útil apenas para apontar a quantidade de palavras e caracteres que o seu texto tem, está muito enganado.

Além de otimizar o seu conteúdo para SEO, algumas ferramentas podem auxiliá-lo, também, a identificar a densidade e se houve excesso na repetição de algum termo, quantos parágrafos e linhas o conteúdo apresenta, entre outras possibilidades.

Entre as ferramentas disponíveis, indicamos o WordCounter360° e o Processador Linguístico de Corpus, do Grupo de Linguística da Insite.

Caso você prefira utilizar um contador de palavras embutido no programa de edição de textos, a melhor alternativa é a oferecida pelo Google Docs. Ao clicar em Ferramentas e, em seguida, em Contador de Palavras é possível ver exatamente quantas delas já foram utilizadas em seu texto.

2. Pesquisador de palavra-chave

Como saber o que o seu público-alvo está pesquisando e, assim, produzir conteúdos que sejam do interesse dele? Com uma ferramenta de pesquisa de palavra-chave, é claro.

Esse tipo de dispositivo é essencial para reconhecer quais são as tendências e quais são as maiores dúvidas que as pessoas estão apresentando. Desse modo, o seu texto vai ser capaz de sanar as necessidades do leitor, entregando um conteúdo rico e de qualidade.

Para auxiliá-lo nessa tarefa, indicamos:

Answer the public

Ao pesquisar qualquer palavra-chave, a ferramenta disponibilizará diversas variações do termo. Além disso, apesar de o site estar disponível em inglês, é possível selecionar a região de onde os resultados serão analisados, o que faz com que ele apresente sugestões na língua selecionada.

Buzzsumo

Sites e redes sociais podem ser fontes riquíssimas de informação. Por meio da ferramenta Buzzsumo, você terá acesso aos assuntos mais compartilhados, poderá observar a produção de conteúdo da concorrência e quais temas tiveram maior alcance.

É possível, também, filtrar o período, tipo de conteúdo, linguagem, país de origem, entre outros fatores que possam ser do seu interesse.

Google

Provavelmente, você já deve ter percebido que ao digitar algo no buscador do Google, ele sugere algumas possibilidades para completar a sua pesquisa. Pois saiba que observar essas sugestões é uma ótima forma de constatar quais são as principais buscas feitas. Além disso, torna possível identificar boas palavras-chave long tail.

3. Promotor de insights para conteúdos

Nós sabemos muito bem que existem aqueles momentos inevitáveis em que sofremos bloqueios criativos e parece impossível escrever qualquer coisa. No entanto, saiba que você pode adotar algumas ferramentas de redação para combater essas situações.

Duas delas são muito interessantes e podem ajudá-lo a ter ideias para os próximos conteúdos: o gerador de tópicos para blogs, da Hubspot, e o gerador de ideias para conteúdos, da Portent.

Apesar de ambas as ferramentas serem em inglês, isso não impede que você faça a pesquisa na língua e avalie quais insights podem se tornar conteúdos para o seu blog.

4. Corretor ortográfico online

Ferramentas de escrita, como o LibreOffice Writer e Microsoft Word, apresentam corretor automático e ajudam a identificar possíveis erros no seu material.

Mas para garantir que o seu conteúdo esteja impecável, não hesite em contar com a assistência de diferentes dispositivos. Mesmo porque, em alguns casos, pode acontecer de a sugestão dada por essas ferramentas não estar correta — em caso de dúvidas, pesquise também em dicionários ou gramáticas.

Algumas ferramentas online podem complementar a revisão do seu texto. Indicamos o FLip, corretor ortográfico e sintático com versão gratuita e paga, e o LanguageTool, que costuma apontar erros que não são identificados pelos corretores automáticos padrão.

5. Avaliador de legibilidade do texto

Entre as ferramentas de redação que podem auxiliá-lo, não pode faltar um avaliador de legibilidade do texto, importantíssimo para garantir a escaneabilidade.

Assim como o contador de palavras, algumas dessas ferramentas avaliam fatores como a quantidade de frases e a incidência de palavras complexas, analisando a facilidade de leitura de cada post.

Entre as nossas sugestões, estão três ferramentas em inglês: Tests Document Readability, Readability Test Tool e Free Readability Formulas. Caso você tenha acesso ao WordPress, plugins como o Yoast SEO fazem um bom trabalho ao avaliar exatamente como as palavras-chave e informações estão distribuídas em um determinado texto.

6. Dicionários online

Seja para consultar a grafia correta de um termo, seja para descobrir se está fazendo o uso adequado de uma palavra, os dicionários online são excelentes fontes de consulta.

Entre os mais utilizados pelos Analistas de Produção de Conteúdo da Rock Content, estão o Priberam, o Aulete Digital e o Michaelis On-line.

O Priberam, por sinal, é muito indicado para tirar dúvidas sobre a grafia adequada de palavras que sofreram mudanças após o acordo ortográfico.

7. Avaliador de Títulos para SEO

Não poderíamos deixar de mencionar uma das nossas ferramentas que foi lançada recentemente: o avaliador de títulos para SEO da Comunidade Rock Content, já que esta é uma das partes mais importantes para conquistar a atenção do leitor.

Por meio dele, ao fazer uma pesquisa, você vai saber:

  • a qualidade do seu título;
  • se o tamanho está condizente com as estratégias de SEO;
  • se ele é escaneável e apresenta uma boa palavra-chave;
  • qual tipo de título foi utilizado.

Além disso, em cada um desses quesitos é feita uma avaliação do que está correto (ou não) na escolha do título e são dadas sugestões de leituras relacionadas ao item que pode estar com falhas.

8. Planilha de controle de tarefas

Para escrever como um mestre você terá também de aprender a se organizar como um. Nessa empreitada, uma das melhores ferramentas para ajudá-lo é uma planilha de controle de tarefas. Com ela você conseguirá saber exatamente quantos textos já fez em um determinado mês e poderá administrar as suas atividades com muito mais facilidade.

Quando você desenvolver o hábito de utilizar uma planilha de controle de tarefas, perceberá que ela torna muito mais simples a administração dos valores já recebidos e daqueles a receber, além de colocar o seu dia nos eixos. Há muitos modelos de planilhas de controles de tarefas por aí e um dos nossos favoritos é o desenvolvido pela Microsoft, que permite acompanhar projetos individuais ou em grupo.

A ideia de chegar a uma planilha de controle de tarefas ideal, porém, vai exigir que você conheça um pouco de Excel. Fazer customizações e transformar essa planilha em uma ferramenta que realmente poupe trabalho no seu dia a dia será necessário, mas é o tipo de esforço que resultará em uma maneira mais ágil de se trabalhar.

9. Contador de tempo

A maioria dos profissionais freelancers faz a cobrança de seus trabalhos no regime de hora trabalhada. Mas para que essa cobrança seja justa, tanto para o autônomo quanto para seus clientes, é preciso acostumar-se a administrar seu tempo e contabilizar quanto dele é empenhado em cada tarefa. Felizmente, há uma porção de ferramentas por aí que podem ajudá-lo nesse sentido.

Algumas das mais populares são o Runrun.it e o Toggl. Definidas como ferramentas de gestão de projetos, elas foram criadas para ajudar equipes e profissionais a saber exatamente como andam as suas rotinas. Nelas é possível averiguar quantas horas foram trabalhadas todos os dias, quais projetos mais consumiram recursos e quanto tempo foi gasto para fazer este ou aquele projeto acontecer.

Administrar seu tempo com auxílio dessas ferramentas pode lhe mostrar como otimizar a sua rotina. Se você distribuir, por exemplo, a forma como encara os projetos desde o planejamento e pesquisa até a revisão, conseguirá entender melhor que etapas mais consomem sua energia. E poderá se preparar para cumprir, com excelência, todos os seus prazos a partir de agora.

Quanto melhor conhecemos a nossa forma de trabalhar, mais simples é chegar a resultados satisfatórios dentro de um cronograma. Por isso, invista em uma ferramenta gratuita para ajudá-lo a administrar o uso do seu tempo e veja como ela pode impactar a produtividade.

10. Kit de documentos para freelancers

Há muitas etapas da redação que não são consideradas por quem está começando nessa carreira. É que, além de produzir conteúdos incríveis, você provavelmente terá de lidar com a parte administrativa de conduzir seu próprio negócio. Esse é um dos grandes desafios para a maior parte dos freelancers, mas felizmente ele pode ser menos complexo com auxílio de um Kit de documentos para freelancers.

O Kit supracitado contém, por exemplo, um modelo de contrato de prestação de serviços. Você precisará dele para fechar negócio e assegurar o seu cliente de que conseguirá cumprir com o combinado. Um contrato torna a sua atuação mais profissional e passa credibilidade nas relações de trabalho estabelecidas, podendo fazer uma grande diferença na sua carreira.

Propostas de serviço também serão outra parte da sua rotina. São elas que definem exatamente o que será entregue para um cliente e, em alguns casos, até mesmo o prazo dessas entregas. No Kit você também encontra esse documento, que pode ser facilmente preenchido com as informações de um projeto em específico.

Uma calculadora para averiguar exatamente quanto deve ser cobrado em cada uma das suas tarefas é outra das adições presentes neste Kit. Ela vai ajudá-lo a gerar orçamentos com mais agilidade e a perder menos tempo em tarefas como essa, podendo dedicá-lo ao que interessa: produzir conteúdos incríveis.

Por último, uma planilha de controle financeiro o ajudará a entender exatamente quanto você precisa trabalhar a cada mês. O número de projetos necessários para atingir um valor específico e até como ganhar mais. Afinal, com um controle melhor das suas finanças será possível entender exatamente quanto tempo é preciso investir para aumentar seus rendimentos.

Todos esses documentos têm o potencial para poupar muitas horas de trabalho. Gostou da ideia? Baixe-os clicando aqui.

11. Comparador de textos

Um redator precisa investir constantemente na melhoria das suas habilidades. São elas que determinam quanto ele vale para o mercado e o fato de que ele se esforça constantemente para obter melhores resultados é um bom sinal. Ao final da produção de todos os seus textos é comum que o revisor ofereça algum tipo de feedback, mostrando exatamente o que pode ser melhorado na sua escrita.

Mas nem sempre esse feedback é tão claro quanto precisamos que ele seja. Por isso, comparar duas versões de um texto, a que você submeteu inicialmente e aquela revisada, pode ser uma boa ideia. Há na internet uma porção de ferramentas que fazem exatamente isso e a melhor delas é o Diff Checker.

Basta introduzir dois textos na plataforma para verificar exatamente quais foram as modificações realizadas entre as versões. Essa informação, associada ao retorno oferecido pelo revisor, vai fazer com que você consiga visualizar seus equívocos e entender exatamente qual seria a opção mais adequada para transmitir aquela exata informação.

Se você não tem o hábito de fazer backups dos seus textos, todavia, é hora de começar. Manter as versões originais daqueles conteúdos que produziu vai ajudá-lo caso o cliente perca o documento recebido ou, por engano, você apague algum trecho que não deveria ao enviar o conteúdo. Mais ainda, vai garantir que você tem o material de que precisa para usar o Diff Checker e averiguar exatamente onde foi que errou.

Esperamos que essas ferramentas de redação possam ajudá-lo a aprimorar cada vez mais as suas habilidades e que os seus conteúdos sejam um sucesso!

Por falar em aprimorar as habilidades, o que você está esperando para fazer baixar o Guia de Produção de Conteúdo para Web e começar a se aperfeiçoar? Além de ser gratuito, com ele você vai aprender muita coisa para se tornar o produtor de conteúdo que sempre sonhou ser!

Guia Completo de Produção de Conteúdo

Posts populares com esse assunto