Por Lucas Amaral

Publicado em 27/12/2017. | Atualizado em 19/05/2020


Planejar e tocar uma estratégia de produção de conteúdo não é uma das tarefas mais simples, por isso, Ferramentas de Planejamento são essenciais para descomplicar sua rotina! Confira aqui a lista!

Sabemos que a produção de conteúdo é o grande filão das estratégias de marketing na atualidade. Entre as várias etapas que a compõe, o planejamento é, certamente, uma das mais importantes.

Nessa fase, são definidos diversos fatores que servirão de alicerce para a composição dos materiais, como artigos, ebooks, infográficos e vídeos. Alguns dos elementos principais são:

  • palavras-chave;
  • títulos;
  • links de referência;
  • orientações específicas;
  • chamada para a ação;
  • objetivos do conteúdo;
  • canais de divulgação.

Não adianta: se você quer que as ações alcancem os resultados esperados, precisa antever cada uma delas. Para auxiliar aqueles que trabalham com a elaboração de pautas, existem diversos recursos disponíveis na web.

Neste artigo, você conhecerá algumas das principais ferramentas de planejamento e saberá quais são suas funcionalidades. Acompanhe o texto a seguir e descubra!

Planejador de Palavras-Chave do Google

Talvez a mais famosa delas seja o Google Keyword Planner. Com ela, é possível obter dados referentes ao volume de buscas, insights de termos de busca de cauda longa e novas ideias de pesquisas relacionadas. Tudo gratuitamente.

Geralmente, quando se fala em SEO, tratamos sobre o Google. Então, nada mais indicado que usar a ferramenta oficial do buscador na elaboração de palavras-chave para ranqueamento, não é mesmo?

SemRush

O SemRush é uma das maiores autoridades em SEO do mundo digital. Além de auxiliar na escolha das palavras-chave, monitora canais de redes sociais, performance de sites e links patrocinados. Além disso, permite uma análise criteriosa sobre a concorrência.

Alguns recursos são gratuitos, mas é necessário o pagamento de uma quantia para usar todas as suas funcionalidades. Apesar disso, é extremamente recomendada, já que é um recurso que pode diferenciá-lo na web.

Keyword Tool

De modo similar ao SemRush, o Keyword Tool possui recursos gratuitos e pagos, caso você queira uma gama mais vasta de artifícios. De utilização bastante simples, basicamente descreve todas as informações relacionadas a um termo de pesquisa.

Esse é um ótimo meio de saber se determinadas palavras-chave são realmente relevantes para a sua persona, encontrar mais de 750 variações e planejar da maneira correta a sua estratégia de conteúdo.

Autocomplete e pesquisas relacionadas

Muita gente não sabe, mas a própria interface do Google oferece alguns recursos valiosos para planejadores.

O autocomplete, por exemplo, permite descobrir termos de busca que são muito buscados. Para utilizá-lo, basta inserir uma palavra-chave no buscador e esperar que o próprio bot faça alguma sugestão.

Já as pesquisas relacionadas encontram-se no final da página de resultados, e basicamente entregam alguns resultados semelhante em formato de lista.

Google Drive

Existem diversas funcionalidades diferentes e gratuitas disponíveis no Google Drive. Entre elas, o Docs e o Sheets, essenciais para a etapa do planejamento de conteúdo.

O primeiro pode auxiliá-lo a criar modelos de pautas e alterá-las de maneira simples e intuitiva, além de armazenar os arquivos em nuvem e permitir o compartilhamento com clientes e parceiros.

Já o segundo possibilita a criação de planilhas, o que pode ser muito útil para dispor as informações do planejamento. Uma grande vantagem é que ambas podem ser personalizadas, pois possuem add-ons que se adequam às necessidades do usuário.

Máquina de títulos

Essa é uma ferramenta que auxilia a criatividade dos planejadores. Sabemos que a inspiração nem sempre está presente, então é ótimo contar com a ajuda de um software para dar um boost nas ideias.

Tudo que você precisa fazer é digitar três termos que você quer que apareçam no seu título e “voilà”, a plataforma traz algumas sugestões. É claro que sua utilização não é uma regra e você pode alterar o título da maneira que quiser.

Page Title Tester

Essa ferramenta também pode ser muito útil na hora de criar títulos. Ela verifica como ele ficará nos mecanismos de buscas, ou seja: se estourará o limite e não aparecerá por completo no Google.

Google Trends

Quando se cria um conteúdo, muitas vezes é necessário observar as tendências do momento. Afinal, isso pode aumentar o número de acessos, não é mesmo?

Para saber quais são os temas mais quentes, o Google Trends é um poderoso aliado. Nele, é possível acompanhar a evolução do volume de buscas e acompanhar quais são os temas em alta no ambiente digital.

Mapa da Jornada Digital

O Mapa da Jornada Digital é uma ferramenta de automação que facilitará a composição de guias para nortear as suas ações em uma estratégia de conteúdo. Para isso, o planejador deverá responder a algumas perguntas pré-definidas e o próprio software gerará relatórios com infográficos e estatísticas.

Esse recurso é excelente para apresentar o planejamento para outras pessoas, já que é possível, inclusive, personalizar os documentos.

Gerador de personas

A persona é, provavelmente, um dos elementos mais importantes em uma estratégia de marketing digital. Basicamente, é um personagem fictício utilizado para segmentar a comunicação de um negócio.

Com ela, é possível saber qual é o perfil do seu cliente ideal e, assim, manter os esforços focados apenas em pessoas que podem se tornar clientes. Isso reduz o desperdício de recursos e otimiza o tempo dos colaboradores.

O gerador de personas é um sistema de utilização simplificada, no qual é necessário responder apenas algumas questões para elaboração de personas.

Pocket

Qualquer profissional de planejamento precisa se manter bem informado, concorda? O Pocket é uma aplicação desenvolvida para guardar links. Ou seja, você pode separá-los para ler mais tarde ou apenas salvá-lo para ter acesso quando necessário. Além disso, recomenda artigos relacionados.

Isso pode ser uma mão na roda para planejadores, pois podem buscar inspiração em outros textos na internet. É também muito útil na hora de procurar referências.

Google Analytics

Por último, mas não menos importante, temos o Google Analytics. Um bom planejador deve saber quais são os números do site. Por exemplo, quais são as palavras-chave que geram mais tráfego.

Essa informação é muito relevante, pois permite observar outros termos de pesquisa semelhantes ou aproveitar-se de palavras-chave ainda mais específicas para conquistar novos visitantes.

Prontinho! Agora você já sabe quais são as ferramentas de planejamento essenciais para aplicar em sua estratégia de marketing!

E se este artigo foi útil para você, provavelmente está em busca de mais recursos para ajudar nas em suas ações, certo? Então aqui vai mais uma! Confira nosso checklist de planejamento de pauta!

Checklist de Planejamento de Conteúdo Web

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *