Por Isabela Sartor

Psicóloga por formação. Perita em Hogwarts por diversão.

Publicado em 04/07/2019. | Atualizado em 25/07/2019


O Email Marketing pode ser o que faltava para você divulgar seus trabalhos como freelancer e conquistar o job dos seus sonhos. Confira agora as 7 melhores ferramentas!

Um bom freelancer precisa ter algumas habilidades para que seu trabalho se torne relevante e tenha sucesso na carreira. Autonomia e atitude são bons exemplos nesse sentido. Assim, é preciso correr atrás e prospectar clientes, para não se desesperar quando os boletos começarem a chegar.

Já falamos, em conteúdos anteriores, sobre a importância de ter um blog. Mas ter domínio de ferramentas de email marketing também é uma boa solução para fazer com que suas produções tenham maior alcance.

Por exemplo, você pode criar diversos conteúdos interessantes sobre SEO e marketing digital e enviá-los aos emails de quem baixar um e-book criado por você ou para quem quiser assinar sua newsletter. É, então, uma forma de fazer com que seus futuros clientes percebam seu domínio sobre um assunto e decidam contratar seu serviço.

Sendo assim, trouxemos algumas dicas de boas ferramentas de automação. Vamos lá?

1. MailChimp

Essa é a mais famosinha do mercado e mesmo que você nunca tenha trabalhado com email marketing, provavelmente já ouviu falar sobre. É uma opção legal para quem quer dar os primeiros passos e se sente ainda meio perdido. Mas também é bem eficiente para quem já tem mais experiência na área.

Permite criar listas personalizadas e campanhas segmentadas. Tem o uso intuitivo e conta com vários recursos personalizáveis. Por exemplo, possibilita que você crie templates para os emails, por meio de um editor chamado drag and drop, no qual você precisa apenas arrastar e soltar para montar as mensagens. O fato de poder analisar os resultados de cada conduta é mais um vantagem

É possível, ainda, fazer integração com outras plataformas e com o Google Analytics. Sua versão gratuita permite o envio de até 12 mil mensagens mensais para até 2 mil contatos. As versões pagas permitem aumentar o número de destinatários e fornecem recursos mais robustos, ficando a partir de 10 dólares por mês.

2. ConvetKit

Essa é também uma das ferramentas de email marketing mais usadas. A ConvertKit é ideal para quem trabalha por meio de blogs. Tem usabilidade prática e milhões de funções para ajudar a fazer com que seus clientes avancem uma etapa na jornada de compras dos seus serviços. Algumas das suas funcionalidades são:

  • facilidade para criar formulários, a fim de que as pessoas se inscrevam na sua lista de emails; 
  • uso de automações, que podem levar o leitor a um caminho específico. Essas automações também facilitam na criação de conteúdos para cada etapa do funil de vendas;
  • possibilidade de integrar com outras plataformas, como WordPress e LeadPages;
  • criação de tags para segmentar os assinantes.

Com relação a essas tags, você pode, por exemplo, transmitir conteúdos a empresas sobre SEO e, ao mesmo tempo, enviar dicas da vida freelancer para colegas da sua profissão. É possível também uma personalização ainda mais específica. Por exemplo, dentro da lista de possíveis clientes, você pode ter mais de um tipo de persona, cada uma se interessando por temas distintos.

O único lado negativo é que a ferramenta não tem versão gratuita. Os planos ficam a partir de 29 dólares por mês.

3. ActiveCampaign

Essa é incrível para criar segmentações baseadas em lógicas. Ela usa o sistema “se, então”, analisando o comportamento do leitor. E, além de facilitar esse lado, também é capaz de:

  • enviar SMS para os contatos;
  • pontuar os leads de acordo com o comportamento deles. Assim, você sabe quem priorizar;
  • criar formulários de inscrição compatíveis com celulares e tablets.

Ela é tão eficiente, que conta com guias detalhados que mostram como aproveitar o máximo de cada funcionalidade. Além disso, é possível entrar em contato com o suporte, por email ou chat online. É ótima para aqueles usuários mais exigentes e experientes, que precisam de recursos avançados de CRM.

Existem vários tipos de pacotes, que se adéquam às necessidades de diversos perfis de freelancers. O mais simples deles permite o envio para até 500 contatos e custa 15 dólares por mês. Mas você pode experimentar a plataforma gratuitamente por um período de 14 dias, o que permite o endereçamento de mensagens para até 100 pessoas.

curso completo do blog pessoalPowered by Rock Convert

4. Constant Contact

Auxilia os pequenos negócios que precisam de algo a mais do que uma ferramenta de email marketing. Isso porque oferece algumas facilidades como gerenciamento de eventos e recursos de mídias sociais. Assim como as anteriores, também possibilita a integração com outros aplicativos.

Podemos dizer que uma vantagem é a disponibilização de guias e serviços úteis para quem não tem a mínima experiência com esse assunto. Também permite entrar em contato com o suporte, por meio do chat online, email ou telefone, caso você tenha dúvidas sobre o uso.

A ferramenta pode ser usada gratuitamente por 60 dias. Após isso, os planos ficam a partir de 20 dólares mensais.

5. SendInBlue

Essa é uma opção para quem tem o orçamento baixo já que conta com um plano gratuito, que, apesar de ser limitado, ajuda bastante. Isso porque, diferentemente das outras ferramentas, as ações são baseadas pelo números de emails mensais que você deseja enviar, e não pela quantidade de destinatários.

Apresenta recursos típicos, como gerenciamento de lista, otimização do layout da mensagem e relatórios das campanhas.

Com a SendInBlue, você consegue enviar gratuitamente 300 mensagens por dia (o que dá 9000 emails por mês, se você é de humanas e ficou igual o meme da Nazaré tentando calcular). O plano mais em conta fica por 25 dólares mensais e permite o envio de até 40.000 emails.

6. GetResponse

Outra ferramenta de email marketing interessante é a GetResponse, que apresenta mais soluções do que apenas o envio das mensagens, como criação de landing pages e uma plataforma de webinar. Assim, combinando com o email marketing, você consegue aumentar ainda mais a quantidade de leads.

Além da segmentação de lista, também vem com funcionalidades avançadas, como teste A/B, ações de respostas automáticas e facilidade para integrar com outros softwares. Outro recurso interessante é o Perfect Timing, que ajuda a analisar a melhor hora do dia, para enviar as mensagens e aumentar as chances de abertura. Afinal, cada pessoa tem aquele momento em que não tem tempo para nada, não é?

Seu uso é bem intuitivo, não exigindo muito conhecimento do sistema. Mas, como ela disponibiliza vários recursos avançados, aquele freelancer já bem engajado com essa prática tende a tirar mais proveito.

O plano mais básico fica por 15 dólares mensais. Mas é possível experimentá-lo por 30 dias grátis.

7. Drip

A Drip é uma ferramenta recente. Seus principais usuários são blogueiros, profissionais de marketing e proprietários de site. É bastante amigável para iniciantes e também considerado um dos softwares de automação mais competentes.

Vem com um CRM, que ajuda a analisar o comportamento do cliente. Isso é legal, pois pode orientar na criação de futuros conteúdos. Também vem com templates disponíveis, que você pode configurar, deixando tudo do seu gosto.

Para fazer jus à maravilha da inteligência artificial, a ferramenta ainda permite uma personalização, com tags e regras condicionais, deixando as mensagens ainda mais direcionadas.

O plano gratuito não tem data de expiração e é livre quanto ao número de mensagens enviadas, mas tem um restrição na quantidade de destinatários, que podem ser apenas 100. Já o pacote básico é a partir de 49 dólares mensais e possibilita o envio para até 2500 leads.

Bem, como falamos lá no começo, um freelancer de sucesso precisa investir em ações que façam com que ele se torne mais conhecido. O bom do email é que permite a você se conectar, divulgar seu trabalho e manter um relacionamento mais próximo com seus futuros clientes, que, quando desejarem um dos serviços que você oferece, logo se lembrarão do seu nome. É por isso que as ferramentas de email marketing são tão recomendadas.

Quer, então, tirar proveito dessas ferramentas de email marketing e criar uma audiência interessada em você? É só baixar nosso kit!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto