ferramentas de edição de vídeo

9 ferramentas de edição de vídeo que talvez você nem tenha ouvido falar

Descubra ferramentas de edição de vídeo que podem facilitar o trabalho de produtores de conteúdo e de quem está no mercado audiovisual!
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Para ser um ótimo profissional de conteúdo audiovisual é necessário contar com boas ferramentas que contribuem para que o trabalho seja realizado com máximo de qualidade e excelência.

Entre tantos programas para editar vídeos que estão disponíveis no mercado, nem sempre é tão simples escolher aquele que mais se adapta ao seu perfil e às suas necessidades.

Por conta disso, decidimos escrever este post, em que mostraremos 9 ferramentas de edição de vídeo para ajudar no seu dia a dia.

Iremos dividi-las entre iniciante (iMove, Openshot e Movavi), intermediário (Camtasia, Lightworks e Pinnacle Studio) e avançado (Adobe Premiere, Sony Vegas e Adobe After Effects).

Quer saber quais são elas e como poderão ajudá-lo? Então, confira o conteúdo que preparamos para você!

1. iMovie

O iMovie é uma ferramenta muito simples de ser utilizada e é ótima para realizar edições em vídeos em que não há muitas exigências em relação às questões técnicas. Funciona muito bem para o Mac e também para os dipositivos móveis — como smartphones e tablets — da Apple.

A plataforma permite que você realize ações como corte, inserção de áudios, textos simples e até alguns efeitos e transições nos vídeos. Por outro lado, existem algumas limitações em relação aos formatos de vídeos que são suportados na importação e gerados na exportação.

2. Openshot

O Openshot é uma opção excelente, principalmente, para aquelas pessoas que utilizam o Linux como sistema operacional. Assim como o iMovie, essa ferramenta também é bastante intuitiva e simples de ser utilizada. Ela permite que o usuário realize algumas edições básicas, como cortes e possibilidade de adicionar efeitos e inserir músicas e fotos.

Totalmente gratuito, o Openshat oferece versões para Windows e Mac, além do Linux que já falamos. A ferramenta foi criada em 2008 e representa um esforço de criação de um editor de vídeos de código aberto, simples e livre.

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo

3. Movavi

O Movavi é o terceiro editor de vídeo desta lista voltado para os usuários iniciantes. Assim como as ferramentas que citamos anteriormente, ele é muito intuitivo e simples. No entanto, isso não impede que ofereça alguns recursos mais avançados em termos de edições e aperfeiçoamentos de vídeos. Ele conta com diversos recursos para ajustar questões como cores, inserções de efeitos mais complexos, entre outros.

O usuário pode encontrar esse software em português, para Mac e Windows. Gratuito por um período determinado de testes, o Movavi é mais barato se compararmos com outros programas de edição que têm funções parecidas.

4. Camtasia

O Camtasia é o primeiro editor da nossa lista voltado para usuários intermediários. Entre os produtores de vídeos, trata-se de uma das ferramentas mais populares. Ele conta com funcionalidades poderosas, principalmente, para profissionais que criam conteúdos educativos, como os tutoriais e as videoaulas.

Seu recurso para capturar telas é um dos principais atrativos do Camtasia e ele também conta com outras opções muito interessante para fazer a edição de um vídeo perfeito — tanto em relação às capturas, quanto na questão dos seus próprios arquivos.

O programa está disponível para usuários de Mac e Windows. Ele conta com um período gratuito de testes, mas depois é preciso pagar para continuar utilizando a ferramenta.

5. Lightworks

O Lightworks está disponível apenas para Windows e se trata de uma ferramenta bem mais completa do que alguns editores mais básicos, como iMovie e Movie Maker. No entanto, também é bastante fácil para ser utilizado e tem a vantagem de oferecer edições em um nível mais profissionalizado.

O programa conta com uma interface simples, mas um pouco diferente do habitual. Por isso, pode assustar em um primeiro momento. No entanto, com um pouco de prática, o seu uso se torna bastante intuitivo.

6. Pinnacle Studio

O Pinnacle Studio é mais um exemplo de editor de vídeo intermediário. Bastante completo, esse programa conta com inúmeros recursos para que você faça a edição dos seus materiais da forma mais intuitiva e rápida possível. Por meio dessa plataforma, o usuário pode acessar inúmeros modelos de vídeos que já vêm pré-configurados, que podem ser essenciais principalmente para aqueles profissionais que não sabem editar muito bem.

Embora seja uma ferramenta com muitos recursos, a sua plataforma é mais simples e intuitiva quando comparada com alguns editores profissionais. Além disso, vale lembrar que o programa é gratuito por apenas 15 dias. Depois, para continuar utilizando o Pinnacle Studio, é preciso pagar.

7. Adobe Premiere

O Adobe Premiere é o primeiro programa considerado avançado da nossa lista. Bastante conhecido e utilizado no mercado, é uma ferramenta robusta e completa, que oferece infinitas possibilidades para editar seus vídeos com a máxima excelência possível.

A princípio, ele pode ser bastante complicado de ser utilizado, mas, com estudos e prática, o usuário se acostuma com seus recursos, atalhos e tudo o mais que a ferramenta possa oferecer. O Adobe Premiere conta com o uso gratuito por apenas 30 dias e pode ser utilizado para os sistemas Windows e Mac.

8. Sony Vegas

O Sony Vegas, da mesma forma que o Adobe Premiere, é um programa bem profissional para as edições de vídeos. Seus recursos possibilitam que o usuário crie vídeos mais simples e até produção dignas de Hollywood.

Como uma ferramenta completa e robusta, ela pode apresentar algumas complicações para o usuário no início, mas acaba sendo utilizada de forma fácil depois de algumas práticas. O Sony Vegas é grátis por um período de testes de 30 e, depois, é pago.

9. Adobe After Effects

Para fechar a nossa lista, o Adobe After Effects é uma ferramenta do pacote Adobe e é excelente para aqueles profissionais de vídeos que gostam de produzir animações ou efeitos especiais em seus materiais.

Trata-se de um software bem avançado e, por isso, é indicado para aquelas pessoas que contam com um conhecimento mais aprofundado em edição de vídeo.

O que achou dessas ferramentas de edição de vídeo? Depois dessa lista, esperamos que você nunca mais tenha dúvidas ou problemas em editar seus materiais. Aproveite para escolher aquele programa que mais se encaixe ao seu perfil e atenda às suas necessidades para fazer você acontecer em sua estratégia audiovisual!

Para ficar ainda mais por dentro do assunto, garanta agora mesmo seu kit dossiê do audiovisual — um raio-X completo das 7 profissões mais promissoras desse mercado.

carreiras em audiovisual