Por Julyana Andrade

Apaixonada por praia, tatuagens, séries e home office. Meio nerd. Mãe de gato e calopsitas.

Publicado em 10/03/2020. | Atualizado em 10/03/2020


As ferramentas de automação para freelancers são excelentes aliadas para facilitar vários aspectos da sua rotina, como o financeiro, o comercial, a organização pessoal e o operacional. Conheça algumas delas neste artigo!

É sempre bom encontrarmos soluções que ajudem a melhorar nosso trabalho, gerir o tempo com mais sabedoria e tornar a rotina um pouco mais fácil, não acha? É aí que entram as ferramentas de automação para freelancers.

Existe uma série de recursos tecnológicos que são grandes aliados na hora de controlar as finanças, monitorar a produtividade, organizar as tarefas e até mesmo ajudar na comunicação, por exemplo.

Neste artigo, mostramos 17 ferramentas que vão ajudar você de alguma forma. Veja quais são elas, separadas em categorias, a seguir!

Financeiro

São as ferramentas voltadas para auxiliar você a organizar questões relacionadas às finanças, como emissão de notas, controle de orçamento e recebimentos por parte dos clientes. Confira algumas delas a seguir.

1. eNotas

Trata-se de um sistema voltado para a emissão automática de NF-e, que oferece integração a diversos meios de pagamento, como Hotmart, PagSeguro e Monetizze. Caso você use um sistema de gestão, como um ERP, pode contar com uma API específica para notas fiscais.

Com o eNotas, você dedica menos tempo às questões burocráticas e pode focar a sua atividade-fim, que gera renda para o seu negócio. Porém, vale destacar que ele é pago e os planos atendem tanto quem emite poucas notas como quem precisa gerar um volume muito alto desse documento.

2. PicPay

Um dos aplicativos queridinhos do momento, o PicPay funciona como uma espécie de carteira virtual. Nele, você pode cadastrar cartões de crédito, bem como realizar e receber pagamentos.

Assim, você consegue cobrar dos seus clientes por meio dele e usar o dinheiro para pagar uma conta ou mesmo dividir os gastos no barzinho com a galera. Massa, né?

3. PagSeguro

PagSeguro é uma plataforma de pagamentos que funciona tanto on quanto off-line. Ela oferece proteção contra fraudes e segurança nos dados, intermediando as transações para que você possa fazer e receber pagamentos.

Funciona de modo bem semelhante ao PicPay e permite cadastrar cartões de débito e crédito, realizar depósito em conta, emitir boletos e ainda deixar o saldo disponível na conta, dentro do sistema.

4. Guiabolso

Guiabolso é um aplicativo que ajuda a manter a organização financeira e deixar o orçamento pessoal em dia. Por meio dele, fica mais fácil acompanhar os recebimentos e os gastos, avaliando sempre se você está correndo o risco de passar da conta — fechando o mês no vermelho.

Então, se você é do time que “sempre sobra muito mês no fim do dinheiro”, vale a pena apostar na ferramenta, controlando e categorizando as despesas, e colocando em prática aquelas metas de economia que nunca saem do papel.

Comercial

Aqui, estamos falando de ferramentas de automação para freelancers que ajudam você a conseguir mais trabalho, aumentar a renda e se comunicar de forma eficiente com os seus clientes.

5. Hotmart

A Hotmart é uma boa pedida se você quer trabalhar com infoprodutos. Ela é uma plataforma que hospeda esses produtos digitais, oferece funcionalidades que ajudam nas vendas e ainda processa e divide os pagamentos para as partes envolvidas. Tudo isso de forma totalmente automatizada.

6. Plataforma Rock Studio

A Plataforma Rock Studio é uma excelente forma de captar jobs sem muita burocracia, já que a Rock Content é responsável por prospectar clientes e disponibilizar as demandas de pauta, redação, revisão, diagramação, entre outras. Você precisa fazer o cadastro e passar pelos processos de aprovação para começar a receber tarefas.

7. Freshsales

Freshsales é um CRM desenvolvido pela Freshworks. Por meio dele, você consegue gerenciar seus processos de vendas em um único lugar, com um visual intuitivo e uma série de recursos interessantes, que incluem:

  • Automação de tarefas;
  • Pontuação de leads;
  • Acompanhamento do comportamento dos usuários;
  • Visualização dos fluxos de negócio.

8. WhatsApp Business

WhatsApp Business é a versão comercial do famoso aplicativo, usada pelas empresas para se comunicarem com os clientes. A diferença dele para o app tradicional é a possibilidade de contar com recursos que automatizam, classificam e respondem às mensagens com mais organização e agilidade.

Organização pessoal

Você é do tipo de freelancer que sofre com a procrastinação e precisa ter mais controle sobre os prazos? Sente que ainda existe um espacinho para alguma melhoria na organização pessoal? Então as ferramentas a seguir podem ser de grande ajuda para a sua rotina.

9. 30/30 Schedule

O 30/30 Schedule é um aplicativo criado para ajudar a diminuir, ou mesmo eliminar, o péssimo hábito da procrastinação. Para freelancers e autônomos, essa é uma ferramenta fundamental para turbinar a produtividade e conseguir aumentar a receita.

O funcionamento é simples: as suas tarefas passam a ser cronometradas e permitem que você gerencie melhor o seu tempo. Na prática, ele se parece com o método Pomodoro, visto que divide as atividades em blocos de 30 minutos. Depois disso, você pode tirar um tempo para fazer uma breve pausa.

O app está disponível apenas para Android. Se você utiliza o iOS, pode contar com o 30 Minutes – Goal Planner, que tem um funcionamento semelhante.

10. Dropbox

O Dropbox permite que você realize o armazenamento dos seus arquivos na nuvem, evitando o risco de perdê-los caso seus equipamentos apresentem algum problema. Justamente por ficarem disponíveis na rede, eles podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer momento.

O Google Drive funciona de maneira semelhante e também é uma excelente opção para proteger seus arquivos. Em ambos os casos, é uma maneira bem segura de salvar os backups e tê-los acessíveis sempre que precisar.

11. Feedly

O Feedly permite a você cadastrar os blogs e os sites que são do seu interesse e fornece atualizações diárias dessas páginas, ou seja, é o que podemos chamar de agregador de conteúdo.

Quer filtrar melhor os conteúdos que vê na internet? Com ele, você pode favoritar, classificar por categorias, marcar para ler mais tarde e uma série de outras funcionalidades que ajudam a organizar os conteúdos que você quer ou precisa acompanhar.

É bem mais fácil do que se perder e acabar procrastinando, mesmo sem querer, enquanto navega pelas redes sociais. Afinal, quem nunca perdeu vários minutos — ou horas —, até sem se dar conta, naquilo que era para ser só uma olhadinha nas notificações?

Operacional

Assim como no caso dos aplicativos de organização pessoal, existem algumas soluções que vão ajudar você a manter os fluxos de trabalho mais eficientes. Essas ferramentas de automação para freelancers são grandes aliadas na hora de controlar e otimizar a rotina corrida.

12. mLabs

mLabs é uma plataforma que vai ajudar você a melhorar a gestão das suas redes sociais. Por meio dela, é possível agendar publicações com dia e horário no Facebook, no Instagram — incluindo os stories —, no Twitter, no LinkedIn, no YouTube e até mesmo no Pinterest. Bem completa, né?

Além disso, dá para usar textos, imagens, vídeos, links e GIFs nas publicações, visualizar uma prévia de como a postagem ficará depois de publicada e acompanhar relatórios automatizados.

13. Klickpages

Quer criar landing pages de maneira prática, rápida e personalizada? Então talvez seja o Klickpages que você está procurando. Nele, é possível editar imagens, textos e cores, deixando tudo com um visual bem bacana para capturar seus leads e dar um up nos negócios. Ainda vale destacar que a ferramenta é totalmente brasileira!

14. BuzzBuilder

O BuzzBuilder pode ser usado por empreendedores e profissionais de marketing e vendas para obter e gerenciar leads com mais praticidade. Isso é possível graças à automação de email marketing e aos alertas de “leads quentes”, entre outras funções.

15. MailChimp

Aqui está mais uma ferramenta de automação para email marketing. No MailChimp, você consegue fazer integrações com WordPress, Google Docs e Salesforce, por exemplo. Mesmo oferecendo diversas funcionalidades, ele é gratuito, o que o torna uma das plataformas mais utilizadas.

16. Trello

Com o Trello, você consegue gerenciar suas tarefas de maneira totalmente visual, como em um Kanban, e classificá-las de acordo com o cliente ou o projeto.

No dashboard, também é possível agrupar as atividades com base nos status, como “Aguardando”, “Em andamento” e “Concluída”. Assim, fica bem mais fácil visualizar seus compromissos e identificar se há algum fluxo de trabalho em atraso.

17. Toggl

Se você precifica os seus serviços com base na hora trabalhada, deve saber, com precisão, quanto tempo gasta para executar cada atividade ou projeto. Nesse sentido, o Toggl é a ferramenta ideal para cronometrar as tarefas e identificar se o preço realmente está valendo a pena ou se ele deve ser otimizado, seja reduzindo o tempo, seja aumentando o preço.

Além de contar com boas ferramentas de automação para freelancers, que ajudam a administrar melhor a sua rotina, você também precisa ter cuidado com o seu posicionamento de mercado. Por isso, escolha bem os segmentos nos quais vai trabalhar, feche parcerias agregadoras, precifique seus serviços corretamente e não se esqueça de investir em desenvolvimento profissional!

Gostou do artigo e quer aproveitar para aprender a trabalhar com mais eficiência? Então confira nosso webinar sobre hacks de produtividade para automatizar processos e se preocupar menos com certas obrigações.

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *