Por Mariana González

redatora e revisora freelancer na Rock Content, crítica de cinema e apaixonada por histórias em todas as suas formas.

Publicado em 21/11/2017. | Atualizado em 19/05/2020


O feedback de revisão é um dos parâmetros para alinhar a escrita do redator e a expectativa do cliente final. Por isso, deve ser feito de forma informativa e proveitosa!

Cada uma das etapas na produção de conteúdo é fundamental para que possamos alcançar o objetivo principal e comum de entregar algo de alta qualidade e dentro das expectativas do cliente.

Nesse sentido, a revisão é importante por diversos motivos. Primeiramente, ela garante um texto sem erros de ortografia, gramática, concordância etc., o que ajuda o cliente a estabelecer-se como uma voz a ser ouvida dentro de seu nicho do mercado, como um nome relevante e profissional.

Além disso, enquanto revisor, você também tem o papel de verificar se o conteúdo atende ao que foi pedido na pauta, se fala diretamente para a persona, se traz informações que farão a diferença na vida do leitor, se os dados estão atualizados, se o texto cumpre as diretrizes do SEO, e tantas outras características necessárias para que o conteúdo alcance seus objetivos.

Mas há outra questão muito importante, e que você pode conquistar por meio do feedback de revisão: a evolução e o aprendizado constante do redator.

Já que você tem as habilidades necessárias para verificar se um texto está ou não dentro do esperado e corrigir seus problemas mais pontuais, sua expertise também serve como um guia para que o redator reavalie seu trabalho, tanto para aprimorar o que for preciso quanto para compreender seus pontos fortes.

E então, quer saber como acertar em cheio no seu feedback de revisão para fazê-lo de maneira construtiva e que vai ajudar de verdade o redator? Continue a leitura e fique de olho!

Principais erros cometidos

Por mais experientes e bons entendedores da língua portuguesa que sejamos, ninguém está imune a cometer um ou outro erro gramatical, não é mesmo? É por isso, dentre outras razões, que é importante que o texto passe por diversos pares de olhos antes de chegar ao cliente final.

Esses erros podem ser cometidos por falta de conhecimento ou dúvidas quanto a alguma regra, e até mesmo por distração ou erro de digitação. Há outros pontos que são mais difíceis de percebermos em nossos próprios textos, como vícios de linguagem ou repetições.

Sendo assim, é fundamental que o feedback de revisão aponte quais foram os maiores erros cometidos pelo redator ao longo do texto. Dessa forma, ele poderá redobrar a atenção e pesquisar mais em relação às questões destacadas por você. Preferencialmente, traga exemplos desses problemas para que ele entenda exatamente o que ele havia feito e quais soluções você encontrou para aprimorar a escrita.

Pontos de atenção para a próxima tarefa

Seguindo a deixa dos principais erros cometidos, durante a leitura e revisão do texto, é importante que você consiga diferenciar entre os problemas pontuais e aqueles que são recorrentes.

Afinal, um dos maiores objetivos do feedback construtivo é ajudar o redator a aprender e a chegar mais próximo da excelência em seus trabalhos futuros.

Esquecer uma vírgula, por exemplo, é diferente de fazer isso repetidamente ao longo do texto. O mesmo vale para problemas de conteúdo, como falta de atenção às exigências da pauta.  Caso você perceba isso, vale a pena orientar o redator a ler a descrição com atenção antes e depois de produzir seu conteúdo para, assim, ter certeza de que abordou todos os pontos solicitados e de que está falando para a persona definida. Mas falaremos mais sobre isso no próximo tópico!

Falhas na estrutura do conteúdo

Como você sabe, há uma série de pontos que devem ser seguidos para que o conteúdo fique dentro das exigências do SEO e represente uma leitura agradável e útil para o leitor. É por isso que é pedido o mínimo de três intertítulos, o uso da palavra-chave na introdução e na conclusão (além de ao longo do texto), a redação de um CTA, o uso de hyperlinks etc.

Especialmente para quem está começando a escrever dentro do marketing de conteúdo, seguir esses pontos pode não ser algo tão natural quanto já é para você.

Portanto, descreva as formas com que o texto precisou ser ajustado para encaixar-se melhor na estrutura exigida e nas orientações da própria pauta. Com isso, você ajudará o redator a compreender melhor o que é esperado dele.

Pontos positivos do texto

Você dificilmente vai se deparar com a revisão de um texto que não tenha salvação, que não traga absolutamente nada de positivo. Além disso, como já falamos, seu papel é orientar e educar o redator para que ele possa melhorar e, mais do que tudo, de colaborar para a entrega de um conteúdo excelente para o cliente. Por isso, seu feedback deve ser construtivo, o que inclui dar destaque também para os pontos em que o redator se saiu muito bem.

Se possível, inicie o feedback mencionando essas boas qualidades do texto para que o revisor sinta-se mais confortável e, assim, dê igual atenção aos problemas que você vai apontar a seguir. Pode ser que ele tenha errado bastante na estruturação do texto, mas não deixe de falar de o quanto o estilo de sua escrita e a linguagem adotada são ideais para a persona, ou de como ele trouxe informações importantes, por exemplo.

Lembre-se de que, quando lemos algo pela internet, não temos características como tom de voz e expressões faciais para nos orientar quanto às intenções de quem nos fala. Sendo assim, tome cuidado para que você não passe uma impressão pesada ou excessivamente crítica ao revisor. Destacar os pontos positivos suaviza seu feedback e ajuda o revisor receber melhor as críticas negativas e, consequentemente, a adotar suas recomendações.

Sugestões para o redator revisar seu próprio texto

Em nome da constante busca pela excelência no conteúdo entregue ao cliente, é interessante que o próprio redator revise seu texto antes que ele chegue até você.

Dessa forma, os erros mais graves e recorrentes do conteúdo já terão sido solucionados, o que facilita seu trabalho e, portanto, abre espaço para que você dedique toda a sua atenção àqueles pontos mais complicados.

Isso também ajuda o redator a, nas próximas tarefas, redobrar a atenção aos erros que ele mesmo perceberá. Entretanto, não é todo mundo que tem esse hábito!

Então, que tal recomendar ao redator que ele releia e revise seu texto depois de escrevê-lo, tentando enxergá-lo do seu ponto de vista e também do ponto de vista do leitor? Os corretores ortográficos de programas como Word e Libre Office também ajudam nesse sentido, portanto, passe essa dica no seu feedback de revisão!

Gostou de conhecer as nossas sugestões para entregar um feedback de revisão incrível? Quer continuar estudando para aprimorar ainda mais o seu trabalho? Então, aproveite para baixar agora mesmo a nossa checklist interativa de revisão!

Checklist de Revisão de Conteúdos Web

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *