Por Dimitri Vieira

Editor-chefe do blog Comunidade Rock Content.

Publicado em 28/02/2018. | Atualizado em 28/02/2018


Facebook lança nova função para oferta e busca de empregos e pode fazer frente ao LinkedIn. Conheça o Facebook Jobs!

Este artigo foi originalmente publicado no Marketing de Conteúdo.

Depois de várias alterações de algoritmo do Facebook, agora chega a notícia de uma nova ferramenta desta rede social. E não se trata de filtros, inclusão de histórias ou similares, mas uma plataforma de busca e aplicação de emprego!

A nova função dos domínios de Zuckerberg é intitulada Jobs e já foi lançada nos Estados Unidos e no Canadá, em 2017. Hoje, quarta-feira (28) a funcionalidade foi disponibilizada para outros quarenta países, que incluem: Alemanha, Reino Unido, Espanha, França e Brasil!

Mas como vai funcionar essa nova seção do Facebook? Qual o objetivo dela? Leia até o fim que você vai entender!

Seria o fim do LinkedIn?

O objetivo do Facebook Jobs é, claramente, mirar parte do público do LinkedIn que está insatisfeita com ele, já que esta rede social acaba não satisfazendo os trabalhadores e recrutadores que estão a procura de (ou oferecendo) oportunidades em empresas de pequeno e médio porte.

Candidatos buscando vagas nesses perfis não costumam ter currículos extensos como os que o LinkedIn disponibiliza. Para reforçar essa ideia, o vídeo oficial de demonstração do Jobs do Facebook mostra um recrutador disponibilizando uma vaga de operador de caixa e, logo em seguida, como funciona o processo de candidatura. E tudo isso sendo feito através de um smartphone! Veja abaixo:

Portanto, inicialmente as duas mídias irão coexistir e disputarão públicos diferentes. Mas conhecendo o Mark Zuckerberg, é de se esperar que sejam feitos novos investimentos buscando fazer frente ao LinkedIn.

Como funciona o Facebook Jobs

As páginas de empresas ganharão um novo botão, que vai permitir divulgar as vagas. Na versão em inglês da ferramenta, basta o recrutador ir em Create job:

Em seguida, já aparece a seguinte janela, onde você poderá inserir as informações e exigências do cargo:

Após preencher todos os dados, que incluem título do trabalho, local, salário, tipo de trabalho e detalhes — incluindo pré-requisitos e detalhes sobre a função a ser desempenhada — o Facebook já gera uma publicação pronta para ser divulgada. Veja no vídeo abaixo como funciona todo o processo:

Job post creation flow (desktop)

Posted by Facebook Business on Tuesday, February 7, 2017

Após seguir esses passos, é só revisar sua postagem e está pronta a divulgação da sua vaga!

E você, o que achou da nova funcionalidade do Facebook? Acredita que ela pode acabar desbancando o LinkedIn? Não deixe de falar o que achou do Facebook Jobs nos comentários!

Ebook sobre Recolocação Profissional

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *