Por Luiza Drubscky

Gerente de Marketing na Rock Content.

Publicado em 20/01/2017. | Atualizado em 23/05/2018


Entenda por que os CTAs são tão importantes para conteúdos e como construí-los!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

O call to action (CTA) é um recurso do marketing digital para fazer com que as pessoas interajam com as campanhas de diversas maneiras: deixar um comentário em um blog, compartilhar um texto nas redes sociais e fazer o download de um material rico são apenas alguns exemplos. Ele também tem a função de fazer com que os clientes avancem pelo funil de vendas e por isso devem ser muito bem escritos.

Se você não tem certeza se as suas chamadas estão boas, fique tranquilo. Neste post, nós explicamos quais são os tipos de call to action e selecionamos alguns exemplos de CTA redigidos da maneira correta. Acompanhe:

Assinar a newsletter

Primeiramente, vamos falar sobre um dos CTAs mais importantes: o convite para assinatura de uma newsletter. Esse call to action funciona quando o leitor decide informar o seu endereço de e-mail pessoal para receber mais conteúdos do blog.

E qual é, afinal, a vantagem desse tipo de call to action para as estratégias de marketing de conteúdo? Bem, quando você tem a oportunidade de enviar mensagens diretamente para a caixa de entrada das pessoas, também ganha a oportunidade de:

  • aumentar o engajamento dos usuários;
  • crescer o número de visualizações do seu site;
  • incrementar a taxa de compartilhamento dos seus conteúdos nas redes sociais;
  • e, consequentemente, gerar novas leads.

Exemplo:

Você gostou deste texto sobre exemplos de CTA? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Comentar no post

Bastante comum, o call to action com um convite para comentar na postagem é uma maneira de estimular o engajamento na página. Aqui, a ideia é simples: fazer uma chamada genérica ou específica, citando questões abordadas no texto, pode gerar uma discussão positiva para a marca.

Exemplo

Você curtiu este post sobre redação? Lembrou-se de outros exemplos de CTA? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe, com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Compartilhar o post nas redes sociais

O objetivo desse tipo de call to action é bastante óbvio: estimular o compartilhamento do conteúdo nas redes sociais — uma excelente maneira de aumentar o tráfego do blog e a exposição da marca.

Também é muito importante acompanhar os resultados, porque o índice de compartilhamento de um conteúdo indica que aquele material tem qualidade e é relevante (tendo chance, inclusive, de se tornar um viral!).

Exemplo

O que você achou desses exemplos de CTA? Bons? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Entrar em contato com a empresa

O call to action para entrar em contato com a empresa é um convite para que o leitor faça contato direto com a empresa, seja por meio de formulário, e-mail ou ligação. Essa é uma ótima opção quando é preciso realizar um orçamento ou passar mais informações sobre o produto ou o serviço oferecido pelo negócio.

Exemplo

Agora que você entende melhor sobre redação de CTAs, já pode entrar em contato com a gente e ver quais são as opções de trabalho freelance que oferecemos. Basta acessar nossa página de Quem Somos!

Fazer o download de um material

A sugestão para fazer o download de um material é um tipo de call to action que busca incentivar a requisição de materiais ricos, como slides, e-books e infográficos. Esse CTA é mais eficaz para a geração de leads, já que, ao oferecer um conteúdo mais detalhado, os usuários se sentem mais inclinadas a fornecerem os seus dados pessoais em troca.

É importante se lembrar que o ideal é usar esse tipo de CTA em posts cujos leitores já avançaram pelo funil de vendas, isto é, que já têm mais conhecimento sobre o assunto.

Exemplo

Com esses exemplos de CTA, você pode melhorar ainda mais a sua redação, não é verdade? Então baixe agora mesmo o e-book “Como escrever o melhor conteúdo para blog” e continue aprimorando a sua escrita para a web!

Linkar para outro post do blog

Na redação para a internet, de um modo geral, é comum que o autor use os links (estratégia também conhecida como link building) para melhorar o ranqueamento da página nos motores de busca. Sendo assim, quando o redator se depara com um call to action pedindo para linkar outro post do blog, ele deve encontrar uma maneira de fazer com que o leitor dê continuidade à leitura — o que aumenta o tempo da sessão no site — avance pelo funil de vendas.

Exemplo

Você curtiu esses exemplos de CTA? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “7 formas simples de criar um CTA que converte” e se torne um especialista no assunto!

Seguir a empresa nas redes sociais

A sugestão de seguir a página da empresa nas redes sociais é uma ótima alternativa para os negócios que têm uma base de leitores que se identificam com o conteúdo. É que, se eles agirem de acordo com o call to action, vão acompanhar o perfil do empreendimento para receber novos conteúdos e, ao mesmo tempo, vão aumentar o engajamento por meio de comentários e de compartilhamentos.

Exemplo

Se você gostou deste post sobre exemplos de CTA, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube!

Testar um software

Atenção! Para usar esse tipo de call to action, o leitor deve estar na fase de consideração ou de decisão do funil de vendas.

O teste de software é um contato direto com o produto da empresa, que vai usar esse momento para mostrar as vantagens do item e permitir que o usuário o compare com a concorrência.

Exemplo

Neste post, você viu alguns exemplos de CTA e descobriu como melhorar a sua redação. Que tal colocar a mão na massa e começar a escrever para a web? Inscreva-se na plataforma da Rock Content agora mesmo!

Agora vamos ao call to action deste post: se você está mandando ver nas chamadas do seu texto, aprenda a estruturá-lo como um todo! Conheça (grátis!) o nosso Guia do Texto Perfeito e otimize a suas redações para conversão!

Ebook sobre Texto Perfeito

Posts populares com esse assunto