conteudo-para-blog-estudo

Saiba a importância de estudar para produzir conteúdo para blog de qualidade!

Spotlight: Segredos Revelados, um dos filmes indicados ao Oscar 2016, mostra o trabalho de pesquisa de um grupo de jornalistas em busca de provas sobre uma importantíssima matéria que eles estavam escrevendo e também o papel que o estudo tem na vida de quem procura produzir conteúdos de qualidade. Algo que muita gente considera como não sendo tão necessário, mas que faz uma enorme diferença no resultado final de qualquer artigo para web.

Spotlight: Segredos Revelados, um dos filmes indicados ao Oscar 2016, mostra o trabalho de pesquisa de um grupo de jornalistas em busca de provas sobre uma importantíssima matéria que eles estavam escrevendo e também o papel que o estudo tem na vida de quem procura produzir conteúdos de qualidade. Algo que muita gente considera como não sendo tão necessário, mas que faz uma enorme diferença no resultado final de qualquer artigo para web.

Sim, isso mesmo. Assim como escrever bem, entender e saber pesquisar sobre qualquer assunto é um dos pontos essenciais para a vida de qualquer pessoa que deseja se tornar um redator freelancer.

Agora, se você não tiver ideia de como se manter ainda mais informado e por dentro de assuntos diversos, não tem problema, porque iremos falar exatamente sobre isso por aqui. Quer ver só? Então vamos lá.

Google Trends e os assuntos que andavam fora da sua bolha

Apesar das redes sociais serem ótimas ferramentas para o nosso dia a dia, não podemos deixar de reconhecer que elas também são responsáveis por criar um filtro bolha — ou, no inglês, “filter bubble”. “Filtro bolha? O que é isso”?

Vamos explicar: filtro bolha é algo que alguns estudiosos dizem que acontece em redes como o Facebook, onde você acaba lendo e recebendo informações apenas sobre aquilo que lhe interessa — por exemplo: se você só clica em coisas sobre um determinado time de futebol ou sobre um determinado partido político, você nunca irá saber o que acontece do outro lado. E isso, para alguém que pretende escrever sobre vários assuntos, não é nada interessante.

No entanto, como é um pouco mais difícil reconfigurar toda a nossa querida timeline das redes sociais, a dica é ficar de olho no que aparece diariamente no Google Trends, a ferramenta do Google que mostra todos os assuntos mais comentados e buscados nas últimas horas no Brasil e no mundo. Legal, não é?

Pois como você irá perceber, basta alguns minutos por ali para ver que muitos dos temas mais buscados na web podem estar totalmente fora da sua bolha social.

Trending Topics

MasterChef Brasil, RuPaul, Danilo Gentili… todos esses já cravaram seus nomes no Trending Topics do Twitter (aquela barrinha lateral da rede que mostra quais são os temas mais comentados nas últimas horas). Agora, você sabe porque eles estão lá? Esse deve ser o exercício que todo webwriter precisa fazer: não apenas ver qual o tema é o mais polêmico daquele momento, mas saber o porque do bafafá.

Vox, The Atlantic, Nexo e muito mais

Se você pretende ser um bom redator freelancer, é bom saber quais são algumas das melhores publicações on-line que você precisa seguir lá de fora e também aqui do Brasil. Quais são aqueles sites que produzem apenas o crème de la crème do conteúdo digital. E nessa lista, você pode colocar sem problemas os seguintes nomes do exterior:

  • Vox.com – Um ótimo site que tem como slogan “explain the news”, ou seja “explicar a notícia”, algo que faz muito bem para vida dos redatores.
  • The Atlantic – O site da centenária revista The Atlantic, uma das mais renomadas publicações do mundo.
  • Quartz – Com foco um pouco maior na economia, a Quartz é um filho da The Atlantic e uma das maiores promessas do mercado editorial dos Estados Unidos.

Já no Brasil, quem merece a nossa atenção é:

  • Nexo – Um site de jornalismo que é assinado por grandes nomes que já passaram pela Folha de São Paulo e O Globo.
  • Risca Faca – Um dos sites de cultura e política mais interessantes da atual internet brasileira.
  • Think Olga – Se tem um problema que não existe no Think Olga é o de produzir matérias apenas voltadas para o público masculino. Pelo contrário: aqui a ideia é empoderar as mulheres com posts muito bem escritos.

“Leia o livro”

Tim Maia vivia dizendo para as pessoas lerem o livro, e essa é uma dica que todo redator freelancer precisa seguir — só não precisa ler o tal do Universo em Desencanto.

Segundo o site LifeHacks, o ato de ler livros, além de melhorar o seu conhecimento sobre as coisas e seu vocabulário, também reduz o stress e ajuda na memória. E no final das contas, nós sabemos que nem todo o conteúdo do mundo está só na internet, não é?

Pocket

Nós sabemos que é complicado encontrar tempo para ler tudo que a gente encontra pela internet, no entanto, você pode salvar alguns artigos para conferir depois, seja antes de dormir, de manhã ou até no caminho para a faculdade ou para o trabalho. E como sabemos que o que cai nos favoritos não sai de lá nunca, a nossa dica é usar o app Pocket, que sincroniza o conteúdo salvo no desktop com o tablet ou o smartphone, facilitando a sua vida.

Pesquise, pesquise, pesquise

No começo desse post, nós abrimos falando sobre o filme Spotlight, lembra? Pois então, um dos ensinamentos que podemos tirar dele é a influência que uma boa pesquisa pode ter sobre qualquer assunto.

Calma, não vamos dar spoilers por aqui, mas o fato é que nada do que aqueles jornalistas entregaram na matéria final do jornal aconteceria sem dedicar boa parte do tempo em pesquisa e estudo. E isso você pode perceber com o tempo em sua vida como redator freelancer.

Quanto mais vontade você tiver de correr atrás de informações sobre um determinado tema, melhores são os seus textos. E como todos sabem, a qualidade do conteúdo é sempre mais importante que a quantidade. Portanto, tire alguns minutos do seu trabalho apenas para pesquisar ainda mais sobre o tema e, se possível, fique por dentro do que acontece naquele universo — pode ser de moda, tecnologia ou até negócios —, afinal, você talvez precisará escrever algum outro post sobre aquilo no futuro.

Com a internet chegando em todo canto hoje em dia, finalmente podemos dizer que, agora sim, todo o conhecimento do mundo está em nossas mãos. Mas, não adianta ter todo esse conhecimento tão perto se não temos vontade de estudá-lo, certo? Portanto, se você pretende se tornar um redator freelancer e pretende criar apenas conteúdos de qualidade, saiba que tão importante quanto saber escrever bem é saber pesquisar esse conhecimento da web.

Gostou do artigo? Então conta aí pra gente o que você achou nos comentários.