estudar em casa

9 vantagens de estudar em casa que você precisa conhecer

Encontre aqui 9 motivos para apostar nos estudos em casa e aproveitar o máximo!
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert


Sem tempo para ler tudo? Clique em ▶ e ouça este artigo na íntegra!

A busca por novos conhecimentos é uma das melhores formas para entrar em um novo mercado e conseguir melhores oportunidades de emprego. Porém, alguns profissionais ainda enfrentam diversas barreiras para superar desafios e aproveitar as oportunidades do mercado.

Entretanto, é possível estudar a qualquer hora e lugar com o avanço das tecnologias. Isso porque a internet derrubou as fronteiras no ensino e possibilita que você aprenda outros conceitos.

Por causa disso, estudar em casa é um sonho que muitas pessoas desejam hoje em dia.

De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC), 3,3 milhões de matrículas do ensino superior foram realizadas entre os anos de 2003 e 2013, sendo cerca de um terço desse valor representado pelos cursos a distância.

Essa nova modalidade de aprendizagem proporciona várias facilidades, atraindo cada vez mais novos adeptos. E é possível adequar a rotina de qualquer um às exigências dos cursos oferecidos no mundo digital.

De qualquer forma, é necessário também ter muita atenção para não perder o foco e o ritmo quando o assunto é estudar em casa. Por isso, neste post, vamos mostrar para você 9 benefícios de estudar online.

Continue sua leitura e entenda agora como essa modalidade de estudos pode ser vantajosa para você!

1. Ter o controle sobre seus próprios estudos

Você já pensou em ser dono de seu próprio destino e poder controlar quais conteúdos deve estudar?

Muitos alunos reclamam que as aulas em instituições convencionais são massantes e desinteressantes. Além disso, a maioria delas é oferecida em horários fixos, sem flexibilidade.

O ensino a distância (EAD) proporciona muitas facilidades na rotina de quem sempre está correndo contra o relógio.

É possível montar seu próprio horário e determinar quais conteúdos você estudará em cada dia.

Ter essa liberdade é fundamental para a melhoria do aprendizado de qualquer aluno, pois você não precisa assistir aulas ou resolver exercícios em dias muito atarefados ou quando está doente, por exemplo.

 

Lembre-se também que também é possível estudar vários assuntos, e não necessariamente fazer um curso superior ou de pós-graduação.

Se você deseja aprender mais com os chefes de cozinha de sucesso de mercado, basta fazer uma pesquisa na internet e encontrar um curso com sua cara.

Em todas as situações, ao estudar em casa, você determina quais são os passos de sua rotina de estudos.

2. Poder estudar em qualquer lugar

Provavelmente, alguém vai ler este post enquanto está em um ônibus ou durante o horário da pausa para o café. Como o empreendedorismo não tem hora para acontecer, você precisa de flexibilidade para estudar e encontrar novos conceitos em sua vida.

A mobilidade do mundo digital interliga as pessoas em qualquer lugar do mundo, bastando a conexão com a internet.

Os livros, os cursos e as aulas ministradas online podem ser acessadas onde você desejar. Como consequência disso, você não precisa mais se deslocar para uma faculdade ou instituição de ensino, ou seja, você consegue estudar em casa os assuntos que mais te interessarem.

Em grandes cidades, o trânsito é caótico e causa vários inconvenientes e estresse. Em outros casos, o interior pode não oferecer as oportunidades que você demanda. Não ter esses problemas é uma das principais vantagens para quem decide fazer um curso online.

Pense também na economia de tempo. Diga adeus às horas e aos minutos perdidos se deslocando entre sua residência e o local de estudo.

3. Facilidade para encontrar informações

Várias ferramentas e plataformas digitais são acessadas gratuitamente por qualquer pessoa na internet.

O Google e o YouTube, por exemplo, são fontes inesgotáveis de conhecimento. Dessa forma, você pode encontrar várias opiniões e vertentes sobre um mesmo assunto.

Essa pluralidade facilita o entendimento dos alunos. Se você não entende a linguagem ou os exemplos utilizados por algum professor ou livro, basta procurar um curso que oferece o conteúdo de uma forma que você entenda com mais facilidade.

Com uma simples pesquisa na internet, é possível encontrar vários blogs, canais e páginas sobre o que há de mais moderno sobre um assunto que te interesse e ter acesso a dicas muito eficientes.

4. Ter liberdade para escolher o horário de estudar

O ser humano possui habilidades fantásticas. Enquanto uns sabem desenhar como artistas, outros aprendem matemática com maestria. Porém, cada um sabe qual é o melhor horário para desempenhar suas funções.

Em uma situação convencional, você deve se sujeitar aos horários disponibilizados pela escola ou faculdade. Ao estudar em casa, você realiza seus estudos no momento que quiser, seja no período da manhã ou no período da noite.

Isso é muito importante, pois algumas pessoas não conseguem se adaptar ao ensino matutino, por exemplo.

A falta de atenção e o sono excessivo indicam que você está estudando de forma errada e em um horário inadequado. Consequentemente, seu resultado fica comprometido e você não alcança os objetivos que deseja.

Esses fatores permitem que você trabalhe enquanto estuda, não ameaçando o equilíbrio de suas despesas mensais.

5. Conseguir se especializar em mais de um conteúdo

O mercado consumidor nunca foi tão exigente quanto hoje em dia. A disputa por uma vaga é acirrada, sendo decidida nos mínimos detalhes. Os profissionais que são mais capacitados e dominam mais áreas saem na frente, e você não pode ficar de fora dessa.

Os cursos online oferecem várias opções de conteúdo e matérias para que você incremente seu currículo.

Além disso, existem várias oportunidades para mudar o rumo de sua carreira e conseguir a tão sonhada liberdade financeira. Cursos que visam o empreendedorismo e o marketing digital, por exemplo, nunca estiveram tão em alta como atualmente.

Então, compre ou se registre nos cursos digitais gratuitos que mais o atraem o quanto antes e especialize-se naquilo que você acredita ser importante para sua carreira.

6. Ter conteúdos atualizados

Os cursos online, geralmente, falam sobre os assuntos mais modernos. Dessa forma, eles utilizam materiais atualizados com as novidades do mercado.

Uma instituição de ensino tradicional tem uma hierarquia que, às vezes, pode atrapalhar a atualização e as mudanças em suas grades curriculares.

A criação de fóruns e chats de discussão são ótimas oportunidades para aprofundar o conhecimento e facilitar o entendimento do conteúdo. Isso significa que, ao estudar em casa, é provável que você tenha acesso a conteúdos muito atualizados, principalmente por causa da rapidez da troca de informações.

7. Comunicação facilitada

Comunicar-se com o próximo é algo primordial para ter êxito na carreira. Porém, algumas pessoas são tímidas e não sabem expressar suas opiniões. Às vezes, uma sala de aula é composta por mais de 100 pessoas, dificultando ainda mais esses casos.

Isso é extremamente prejudicial para seu aprendizado, pois dúvidas e comentários podem não ser respondidos por palestrantes e professores.

O ensino a distância cria um canal de comunicação direto e simples entre os envolvidos. Você pode mandar perguntas e fazer comentários da maneira que mais lhe agradar. Assim, não é preciso ficar com vergonha de falar em público.

8. Economia de dinheiro

A questão financeira é muito importante para o sucesso de qualquer pessoa, não é mesmo?

Pois então, quem estuda em casa não gasta dinheiro com gasolina, passagens de ônibus, lanches na cafeteria. Esses valores são pequenos quando analisados isoladamente, porém, ao final de um ano, representam uma grande quantia economizada. E no atual cenário de nossa economia, qualquer quantia gasta a mais pode atrapalhar o equilíbrio de qualquer um.

Não se esqueça que você poderá investir esse dinheiro em outras questões mais importantes de sua vida, como fazer uma poupança, realizar investimentos ou programar a viagem de seus sonhos.

Por isso, faça as contas no papel e veja quanto você pode economizar ao estudar em casa.

9. Possibilidade de rever o conteúdo quantas vezes quiser

Cada pessoa tem um ritmo de aprendizado diferente. É comum ver diferentes alunos com um mesmo professor em uma sala de aula. Nessas horas, o educador deve se esforçar para nivelar o conhecimento para todos. Porém, em muitas situações, alguns ficam atrasados e outros adiantados.

De qualquer forma, quem estuda em casa não passa por esse problema.

Você pode assistir as aulas no ritmo que quiser, e revê-las sempre que for necessário, seja para tirar uma dúvida ou para compreender melhor algum conteúdo.

Essas possibilidades não são possíveis em uma sala de aula regular.

Mas fique atento, pois alguns cursos disponibilizam conteúdos por apenas um período de tempo. Por isso, organize-se bem para não perder o prazo.

Pronto para estudar em casa?

Existem, de fato, várias vantagens sobre o estudo online.

Como você viu aqui, essa modalidade de ensino flexibiliza a rotina de um estudante e permite que você mesmo determine as regras e os horários de seus estudos. Quem estuda em casa também economiza uma boa quantia financeira e pode se preparar para os desafios do mercado consumidor sem comprometer o orçamento financeiro.

Se você está interessado nesse assunto e quer começar a estudar online, lembre-se de procurar cursos de qualidade. Nessas horas, avalie os comentários que outros alunos fazem sobre aquele material e até mesmo busque informações com amigos e colegas de trabalho.

Gostou deste texto e que saber mais sobre esse tema? Descubra como funcionam as aulas virtuais e fique ainda mais por dentro desse assunto.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.