Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 20/07/2016. | Atualizado em 28/02/2018


Você escreve seu blog com precisão cirúrgica, mas os únicos acessos que a página recebe são da sua mãe? Mesmo com o máximo de detalhes, ainda que cada post seja tão trabalhoso quanto um parto, o tráfego, os leads e o reconhecimento ainda são apenas um sonho? Saiba que sua situação é normal, e que é possível revertê-la […]

Você escreve seu blog com precisão cirúrgica, mas os únicos acessos que a página recebe são da sua mãe? Mesmo com o máximo de detalhes, ainda que cada post seja tão trabalhoso quanto um parto, o tráfego, os leads e o reconhecimento ainda são apenas um sonho? Saiba que sua situação é normal, e que é possível revertê-la agora mesmo.

No post de hoje vamos te apresentar 6 estratégias de escrita conquistadoras, que vão atrair os leitores como um ímã e mandar seus indicadores de tráfego para as alturas! Quer ver? Chegou a hora!

Arrase nos títulos

Admita: ler um post não é exatamente tão simples quanto assistir a um vídeo ou ficar passando um monte de imagens engraçadas na web, não é? E se o título já não é superinteressante, quem é que vai se dar ao trabalho de ir adiante?

O primeiro passo para prender o leitor e chamar a atenção para o seu post, portanto, é criar títulos tão irresistíveis quanto fotos de gatinhos fofos.

Use técnicas como listas com números quebrados, adjetivos que chamam a atenção, verbos no imperativo, além de perguntas e frases que mostram que o seu texto com certeza vai ajudar o leitor a resolver seu problema — como, por exemplo, aumentar o tráfego do seu blog! Viu como mostramos isso no nosso título?

Só não deixe de puxar a linha depois de fisgar o peixe: mantenha o interesse do leitor durante todo o post com conteúdo de qualidade e que cumpra com a promessa do título, bem como intertítulos igualmente relevantes, ok?

Escolha as palavras-chave certas

As palavras-chave têm um bocado de influência no tráfego do seu blog. Afinal, são elas que ajudam a colocar sua página nos resultados top das ferramentas de busca (Google e companhia). Além disso elas chamam a atenção justamente de quem tem mais interesse no seu conteúdo, isto é, o internauta que está ali procurando por aquele assunto pelos termos certos.

Uma pesquisa de palavras-chave bem feita diminui o bounce rate — que é quando a pessoa entra na sua página, mas já vê logo de cara que não é aquilo que ela estava buscando e fecha a aba em segundos — e ainda contribui para que você fique por dentro das trends que estão rolando na internet, o que também te faz escrever conteúdos mais relevantes e atrativos. Ou seja: você só tem a ganhar!

Atualize seus posts velhos

Imagine que vergonha alheia você sentiria se entrasse em um blog extremamente bacana, mas encontrasse ali alguns posts terríveis ao navegar um pouquinho mais? Pois você não quer que os seus leitores tenham essa experiência no seu blog, não é?

Para iluminar a questão, pergunte a si mesmo: qual é probabilidade de eu recomendar um blog que possui conteúdos desatualizados? Bem, informações atrasadas podem confundir a cabeça do leitor, gerar incertezas, o oposto do objetivo de uma redação.

É claro que acessar um conteúdo inútil não vai matar ninguém, mas vai reduzir drasticamente a probabilidade de um visitante retornar, ainda que inconscientemente.

Logo, inclua em seu roadmap o trabalho de manter todo o seu conteúdo sempre relevante e atual, permitindo que você tenha orgulho de cada post publicado na sua URL. Reescrever posts antigos também é um ótimo jeito de aumentar seu tráfego, lembre-se de que seu conteúdo tem que ser compartilhado e recomendado por outras pessoas para você atingir seu objetivo.

Isso porque o update chama a atenção das ferramentas de buscas e ainda permite que você divulgue o conteúdo de novo nas redes sociais, linke-o nos seus novos posts sem medo e, assim, faça os internautas circularem pelo seu blog.

Invista no link building

Por falar em linkar posts antigos nos seus novos conteúdos, essa é uma das estratégias de escrita que mais beneficiam o seu tráfego. Para isso, crie hyperlinks tanto para posts do seu próprio blog (em circunstâncias que têm a ver com o tema do post linkado, claro!), quanto para outras referências externas.

A primeira modalidade redireciona o leitor para textos dentro do seu blog que, talvez, ele não acessaria de outra maneira, e a segunda contribui para dar mais credibilidade às suas informações por meio das referências de outros sites confiáveis.

Tanto uma quanto a outra funcionam para otimizar suas páginas para as ferramentas de busca (o famoso SEO). Se quiser saber mais, confira nosso conteúdo completo sobre link building!

Estimule comentários e compartilhamentos

Quem melhor para divulgar seu blog de um jeito natural e confiável que seus próprios leitores? Para que isso aconteça, então, não se esqueça de inserir calls to action no finalzinho de cada conteúdo incentivando o público a comentar e compartilhar o post nas redes sociais.

Só não vale esquecer de responder aos comentários e de curtir os compartilhamentos, hein? Aliás, outro jeito de aumentar sua visibilidade no universo dos blogs e, consequentemente, impulsionar seu tráfego é comentar, você também, nos posts de outros blogueiros, além de compartilhar conteúdos interessantes de outros sites no seu blog e nos seus perfis de social media.

Aqui, claro, a intenção é ser lembrado por algo de bom, por isso concentre-se no positivo e fuja de qualquer tipo de depreciação que te faça comprar briga com outros internautas, ok?

Aposte no guest posting

Se tudo der certo naquela ideia de comentar em outros blogs e compartilhar os posts de outras pessoas, você provavelmente vai conseguir fazer algumas amizades nesse universo, e é aí que o guest posting pode se tornar uma realidade.

Talvez você já tenha visto por aí algum vídeo em que Youtubers famosos se unem em uma parceria que gera milhares (e às vezes milhões!) de visualizações, inscrições, curtidas e comentários, certo?

No mundo dos blogs a coisa funciona de um jeito parecido: geralmente, você faz um guest post (ou “post de convidado”) no blog de outra pessoa, aproveitando para divulgar o seu site, em troca do mesmo espaço na sua página, chamando a atenção para o blog da outra pessoa.

É um compartilhamento de leitores que pode funcionar muito bem para os dois lados e ainda aumentar a reputação de ambos os blogs!

Todas essas estratégias de escrita podem trazer benefícios enormes para o seu tráfego, mas vale lembrar que elas só vão ter efeito no longo prazo se você continuar cuidando para produzir um conteúdo campeão.

Para ser um campeão no copywriting, não deixe de seguir o blog da Comunidade Rock Content. Aproveite para esclarecer suas dúvidas nos comentários!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *