Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 15/08/2019. | Atualizado em 19/08/2019


Listamos 5 estratégias argumentativas que, quando bem inseridas no texto, te ajudarão a provar o seu ponto e, consequentemente, a convencer o leitor sobre o que você está dizendo. Confira!

Nós já sabemos que todo tipo de texto possui um objetivo, seja ele apenas informar, convencer o leitor sobre determinado ponto de vista ou até mesmo vender algum produto.

A partir do momento que a redação não tem um caráter apenas informativo e precisa defender determinada opinião, você precisará utilizar estratégias argumentativas para fundamentar o que está alegando.

Essas estratégias, quando bem inseridas no texto, te ajudarão a provar o seu ponto e, consequentemente, a convencer o leitor sobre o que você está dizendo. O caminho é simples: você apresenta uma tese — ou seja, um ponto de vista — e, para sustentá-la, aponta os argumentos que estão de acordo com ela.

Então, vamos entender melhor sobre como usar as estratégias argumentativas e 5 opções para aplicar em seu texto?

Estratégias argumentativas: 5 opções e como utilizá-las

Você tem a opção de dispor os argumentos da forma que achar melhor em seu texto. É possível, por exemplo, inseri-los em seu desenvolvimento para, na conclusão, apontar uma solução.

Além disso, você não precisa se limitar a apenas uma estratégia argumentativa! É possível — e até recomendável — utilizar diferentes tipos de argumentos para sustentar o que está defendendo ao longo do texto.

O importante é que você trabalhe bem cada argumento, e não apenas “jogue-os” ao longo do artigo. Portanto, escolha aqueles que você consegue desenvolver bem para alcançar bons resultados.

Agora, conheça quais são as estratégias argumentativas que você pode utilizar!

1. Dados estatísticos

Uma das estratégias argumentativas mais eficazes é a utilização de dados estatísticos para provar o seu ponto. Porém, é fundamental que essas informações venham de uma fonte confiável e que você saiba selecionar aquelas que realmente fazem sentido para a sua redação.

Por apontarem para um cenário concreto e virem de fontes oficiais, essa estratégia argumentativa corre menos risco de ser questionada por seu leitor quando o texto aponta para uma interpretação plausível das informações.

Portanto, a nossa dica é: saiba utilizar os dados a seu favor. Mostre qual é a sua fonte — o que demonstrará a autoridade do seu argumento — e explique para o seu leitor o que aquelas informações querem dizer e para o que elas apontam.

2. Comparação

A comparação é outra estratégia argumentativa interessante, principalmente se você está falando de um ou mais produtos, serviços ou marcas do mesmo segmento, por exemplo.

Aqui, você precisará ter a habilidade de apontar as semelhanças e/ou as diferenças entre os dois ou mais elementos, conseguindo destacar os benefícios daquele que está defendendo. Isso te ajudará a guiar o leitor — de forma sutil ou não — a entender qual é a melhor opção.

Nesse tipo de estratégia, é fundamental que você utilize os operadores argumentativos, como “mais que”, “menos que”, “da mesma forma”, “igualmente”, “assim como”, etc. para garantir a ligação e coesão entre as orações.

3. Exemplificação

Nesse tipo de estratégia argumentativa, você apontará um ou mais exemplos que justificam aquilo que você está defendendo. Se esse exemplo for de conhecimento geral, melhor ainda! Assim, fica mais fácil para o leitor compreendê-lo. Porém, se não for, não deixe de contextualizá-lo em seu texto.

Você pode, por exemplo, apresentar cases de sucesso para mostrar como determinada técnica ou ferramenta funcionou para uma empresa, no caso de um artigo para web.

Os exemplos ajudam o leitor a visualizar, na prática, o que você está querendo dizer. Assim, a sua ideia se torna um pouco menos abstrata e passa a ser mais palpável para a outra pessoa.

4. Causa e consequência

Esse tipo de argumento irá te ajudar a mostrar para o leitor quais serão os resultados de determinada situação ou ação tomada por ele. Você não pode se esquecer de apresentar os porquês, os motivos desses efeitos e quais são as suas possíveis consequências.

A estratégia argumentativa de causa e consequência é muito eficaz pois alerta para o leitor sobre os benefícios do seu ponto de vista ou sobre como uma tomada de decisão em sentido contrário pode prejudicá-lo.

Você pode, por exemplo, unir essa estratégia argumentativa à de exemplificação, o que irá potencializar ainda mais a defesa do seu ponto de vista.

5. Enumeração

Na enumeração, você irá citar uma sequência de fatos que corroboram com o seu ponto de vista. E, aqui, vale lembrar a importância de trabalhar bem os seus argumentos! Nada de jogar uma informação e não desenvolvê-la bem. Além de deixar o seu leitor confuso, você poderá estar gastando um argumento valioso para nada.

Por isso, opte por utilizar apenas a quantidade de argumentos que você consegue trabalhar e selecionar aqueles com os quais já está mais familiarizado. Assim, fica muito mais fácil contextualizar as informações e explicá-las de modo didático para o leitor.

Você pode relacionar essa estratégia argumentativa à de utilização de dados estatísticos, por exemplo, apontando para o leitor diversas informações que estão de acordo com o seu ponto de vista.

E aí, deu para entender como as estratégias argumentativas podem ser utilizadas para convencer o seu leitor? Como dissemos, você pode associá-las de diferentes formas e conseguir resultados ainda melhores. 

O importante é que você utilize informações verdadeiras e de fontes oficiais. Isso trará confiabilidade não apenas para o texto em si, mas para o seu trabalho como um todo. Procure por pesquisas e histórias, por exemplo, que possam te ajudar a defender o seu posicionamento.

E agora que você já entendeu como utilizar algumas das estratégias argumentativas e algumas que você pode usar em seu texto, aproveite para conferir o nosso artigo sobre os operadores argumentativos!

Conteúdo produzido em parceria com a equipe do blog Imaginie.

Nota do editor:
Reunimos tudo o que você precisa saber para começar a escrever como um profissional em um único material. Confira agora mesmo e saia da inércia!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *