5 atividades para usar freelancers na estratégia de Marketing do seu evento

Profissionais autônomos podem completar a equipe do seu evento e agregar qualidades em diversas áreas. Confira algumas opções!

Em todas as fases que envolve o desenvolvimento de um evento, é fundamental estipular metas e objetivos. Mas para alcançá-los, será ainda mais importante desenvolver uma boa estratégia de marketing do seu evento.

O problema encontrados por muito é a falta de profissionais qualificados dentro da própria empresa que atuem na área ou que possuem o conhecimento necessário para que suas metas sejam realmente alcançadas. E nesse ponto, a busca por agências pode elevar seu nível de custos para o evento, principalmente se estiver próximo da data que ele ocorre.

Pensando nisso, uma grande forma de conseguir ter ótimos resultados com a estratégia de marketing do seu evento é encontrando freelancers que desenvolvam essas atividades.

Conheça agora 5 motivos para você usar freelancers na estratégia e conseguir ter uma ótima taxa de sucesso.

1. Produção de conteúdo: fundamental para o público conhecer o seu evento

Um dos pontos chave durante a divulgação do seu evento é investir bastante em conteúdo. É ele que aparecerá nas pesquisas dos mecanismos de busca e será encontrado pelas pessoas que realmente possuam interesse em eventos da sua área.

Uma das grandes vantagens de demandar essa atividade de produção de conteúdo para freelancers é que você pode negociar prazos e valores de acordo com sua necessidade de urgência ou com relação ao tempo que precisa fechar os materiais para o seu evento.

Lembre-se que o trabalho da fase pré-eventos é um dos mais importantes para realmente ter sucesso quando chegar o grande dia. Será essencial trabalhar nos conteúdos alguns gatilhos mentais como o de urgência, para que os visitantes do seu site ou blog sintam a necessidade de agir rápido para fechar a compra do seu ingresso.

Tendo isso em mente, analise o portfólio dos freelancers que podem ser boas opções para essa atividade e faça a escolha de acordo com o histórico que já possuem dentro do trabalho que espera que desenvolvam.

2. Divulgação nas mídias sociais: atinja seu público no lugar certo

Quem não passa grande parte do dia conectado nas diversas mídias sociais? Tenha certeza que o público-alvo do seu evento irá procurar por informações e novidades da área nas principais redes que possui acesso.

A grande questão é entender que cada uma dessas redes possui uma estrutura diferente e um público distinto. Por isso é importante conhecer o que cada usuário de uma rede social específica busca para entender se ela é a melhor opção para focar seus esforços no que diz respeito à divulgação do seu evento.

No Twitter por exemplo, as interações são mais rápidas e as mensagens são diretas. Já no LinkedIn existe um espaço maior, mas a linguagem usada deve ser diferente para captar as pessoas certas.

Isso já mostra a importância de criar estratégias diferentes para cada mídia e desenvolver um planejamento antecipado de qual mídia pretende atuar com mais intensidade.

Não será necessário ter gastos elevados ao contratar um escritório voltado apenas para esse trabalho. Com freelancers bem avaliados no mercado você consegue ter resultados agindo de acordo com a estratégia de marketing do seu evento planejada anteriormente.

3. Crie artes incríveis: chame a atenção do público

Você confirmaria de imediato sua participação em um evento ao acessar um site visualmente ruim? Bem difícil não é mesmo? É por isso que o desenvolvimento de uma página atraente aos olhos do público também será um diferencial para captar mais inscritos para o evento.

Da criação da logomarca do seu evento até a parte de designer de página, todos os detalhes devem ser levados em conta. Uma comunicação com imagens criativas tende a ter mais sucesso e compartilhamento por parte do próprio público, e existe no mercado diversos profissionais freelancer que podem assumir essa responsabilidade.

Uma boa dica é desenvolver com os freelancer conteúdos ricos como infográficos, que além de chamar a atenção agregam bastante valor para os visitantes. Portanto trabalhe sua parte visual em todas as áreas do site que podem gerar resultado positivo.

4. Mídia paga: usando as palavras-chave certas você terá muito resultado

Um investimento importante para ter sucesso na sua estratégia de marketing do seu evento é utilizar as mídias pagas. Google Ads e Facebook Ads são as mais utilizadas, e com elas você consegue trazer novas oportunidades de inscritos ou até mesmo de novos patrocinadores, parte essencial para o sucesso do seu evento.

Com essa frente de trabalho também é possível contratar freelancers experientes em gerar oportunidades em mídia paga. Diversos profissionais acabam atuando de forma remota, passando feedbacks constantes e os números que seu investimento está gerando em prol da divulgação do evento.

5. Vídeos: formato de conteúdo essencial na estratégia de marketing do seu evento

Para concluir nossa lista de atividades para usar freelancers na estratégia de marketing do seu evento, precisamos falar sobre a importância do vídeo no seu planejamento. Hoje os vídeos são o formato de conteúdo que mais cresce em número de visualizações e engajamento na internet.

Existem diversos profissionais qualificados que optaram atuar por conta própria como freelancer ao invés de ficarem fixos em agências de produção visual. Essa é a oportunidade perfeita de contar com o trabalho desses profissionais para gerar conteúdos que podem ser usados nas ferramentas de divulgação do seu evento.

Lembre-se sempre de analisar os pontos essenciais de uma boa produção, como a qualidade de gravação e edição, para que o público veja o conteúdo de forma positiva.

Extra: dicas para ter segurança ao fechar trabalho com freelancers

Ter todas essas atividades implementadas na estratégia de marketing do seu evento é essencial para que tenha um resultado satisfatório. Por isso se torna importante que tudo aconteça conforme o planejado.

Para ter maior segurança na contratação de freelancers para desenvolver toda essa série de trabalhos, você pode se atentar em 5 pontos para que as atividades sejam cumpridas e seguidas, sem correr o risco de ficar na mão ou de contar com alguém que não esteja totalmente comprometido com o projeto.

Confira:

  1. Faça um contrato para registrar o acordo entre as partes;
  2. Defina um canal de comunicação específico;
  3. Mantenha o contato constante com o seu time de freelancers;
  4. Determine prazos e metas;
  5. Solicite feedbacks contínuos sobre o andamento das produções.

Gostou de saber mais sobre esses motivos incríveis para utilizar freelancer na sua estratégia de marketing do seu evento? Então você pode acompanhar o blog da mobLee, empresa especialista em tecnologias para eventos.