espaços de coworking em cidades do brasil

Conheça 24 espaços de coworking em 24 cidades do Brasil e descubra onde trabalhar de forma mais produtiva

Está em busca de opções de coworking para trabalhar, render mais e ampliar seu networking? Conheça 24 opções de escritórios compartilhados em 24 cidades brasileiras!

* Conteúdo produzido pela equipe do Freesider.

A história de sucesso de vários empreendimentos iniciou de forma modesta, em uma garagem ou nos fundos de casa. Gigantes da tecnologia, como Google e a Microsoft, deram seus primeiros assim e inspiram muita gente até os dias de hoje. Por isso, a tendência do coworking está tão em voga.

Isso porque é possível tanto diminuir as despesas quanto as questões de logística. Sem gastar tempo e energia com a estrutura à sua volta, você se foca totalmente na obtenção dos resultados.

No entanto, existe uma desvantagem em iniciar o seu negócio em um local isolado. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um cômodo em casa ou a sua garagem não favorece as suas relações. Afinal, sua rede de contatos continuará do mesmo tamanho.

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

Neste caso, a chance de trabalhar em escritórios compartilhados supre essa necessidade. Sendo assim, profissionais dos mais variados segmentos podem tocar as suas companhias simultaneamente e em um ambiente completamente dinâmico e integrado.

De modo geral, o coworking permite que todos atuem em um mesmo recinto ou em diversas salas conjugadas. O intuito é compartilhar as despesas de uma sede comercial visando usufruir dos contatos e da comodidade. Ou seja, esta é uma ótima maneira de fechar negócios e ampliar sua rede de networking.

Coworking no Brasil

Essa tendência global da gig economy já desembarcou no território nacional. Com uma pesquisa rápida na rede, você pode encontrar escritórios compartilhados em todos os cantos do país. No entanto, a maior quantidade de espaços de coworking está ainda nos principais centros urbanos.

Conforme o Sebrae, os valores para aderir a essa alternativa oscilam entre 200 a 800 reais por vaga. Há lugares que disponibilizam unicamente o acesso a internet. Outros espaços chegam a fornecer apoio total com secretária, salas de reunião, telefone, impressão e suporte técnico.

Em um coworking, você pode agendar reuniões com a sua clientela, se organizar adequadamente e ter uma estrutura profissional. Além disso, essa é uma excelente opção para quem sofre com rendimento no sistema home office.

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo

Afinal, você não estará sozinho e entrará com mais facilidade no modo de trabalho ao deixar a sua casa. Portanto, é uma forma de trabalho bem atual, dinâmica e que deve ser levada em consideração.

E os diferenciais não param por aí! Segundo reportagem da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, a despesa não é a única vantagem competitiva. O fato é que você gastará bem menos em comparação com a manutenção de um escritório particular.

Só que você encontrará uma atmosfera ideal para explorar as suas ideias, projetos e novos contatos. Poderá ainda organizar e participar de iniciativas formais e informais e vivenciará o clima de ajuda mútua.

E, sem sombra de dúvida, deixará uma impressão bem mais profissional e crível junto a consumidores, parceiros comerciais e possíveis investidores. Isso porque você contará com local apropriado para receber visitas e reuniões.

Quais são os melhores espaços de coworking do Brasil?

Até aqui, você pode compreender tanto a finalidade quanto os benefícios de aderir ao sistema de coworking. Mas será que essa tendência realmente está fazendo sucesso no território nacional?

A resposta é positiva! A quantidade de escritórios compartilhados girava em torno de 400 no país. Essa estatística representou um aumento de aproximadamente 50% entre os anos de 2015 e 2016. Ao menos, foi isso que o mostrou o censo realizado pela plataforma CoWorking Brasil.

No ano seguinte, esse salto foi ainda maior. O Brasil terminou o ano de 2017 com mais de 800 ambientes ativos. Essa quantidade é 115% superior do que o registrado em 2016. Algo incrível, não é?

Vale salientar ainda que os principais interessados na economia compartilhada pertencem aos segmentos de e-commerce, design e tecnologia.  Mas, quem são os melhores coworks do Brasil?

Aqueles empreendimentos que servem de referência para aqueles que iniciam no ramo ou ainda tentam encontrar coragem para abraçar essa forma independente de empreender. Vamos descobrir juntos? Vem com a gente!

1. São Paulo (SP)

O estado de São Paulo está no topo do ranking brasileiro de economia compartilhada e concentra até 700% mais espaço que Portugal inteira! De acordo com lista do site Coworking Brasil, o Coworking Casa Vermelha é um dos exemplos mais famosos no cenário nacional.

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

Localizado no bairro de Perdizes, este é um espaço muito agradável indicado para pessoas que desejam abraçar novas vertentes profissionais. Com portas abertas desde 2015, a casa possui uma oferta bem bacana: o test Day gratuito.

Assim, você pode prestar os seus serviços em um dia qualquer a fim de descobrir se é o que está buscando. Ideia bem descolada, não? Você comparece ao local, sente a vibração, sonda as possibilidades e confere se é do seu feitio ou não!

2. Jaraguá do Sul (SC)

Em Santa Catarina, os escritórios compartilhados também estão extremamente em alta. A prova disto é que o estado só fica atrás de São Paulo nesta tendência, segundo reportagem do jornal O Correio do Povo. A ‘invasão’ começou na capital Florianópolis, mas já chegou a todas as regiões de Santa Catarina.

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

Em Jaraguá do Sul, a Alcateia Colab foi criada há aproximadamente um ano e abriga nove profissionais. A atmosfera é bastante despojada e oferece liberdade total aos seus adeptos.

A meta foi acabar com o isolamento enfrentado por muitos profissionais autônomos e liberais. E, além disso, contar com um local apropriado para fazer encontros com os consumidores em qualquer horário do dia ou da noite.

3. Londrina (PR)

O Paraná está na quinta posição no ranking de coworking no Brasil, contando com 75 unidades. Desde 2016, um shopping passou a abrir as portas para que consumidores e comerciantes pudessem efetuar as suas atividades de maneira integrada.

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

O diferencial? Nenhuma taxa cobrada. Interessados têm acesso a internet e estrutura para conectar equipamentos eletrônicos. Situado no Catuaí Shopping, esta foi a primeira iniciativa na cidade de Londrina. Inicialmente, o desejo foi atrair clientes e oportunizar uma estrutura apropriada para empreender.

4. Porto Alegre (RS)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

Entre os melhores coworks do Brasil se encontra o Nós Coworking, situado na capital gaúcha Porto Alegre. Atuando desde 2012, já se transformou em um exemplo a nível nacional se destaca por ter a sede em um prédio histórico. Além disso, o ambiente se localiza na área central de Porto Alegre.

5. Salvador (BA)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

O Tropos – Ambiente Colaborativo é outro integrante da lista do Coworking Brasil. Conforme a plataforma, se trata de um espaço muito inovador e que possui atrativos culturais e gastronômicos. Ou seja, é uma mistura na medida de profissionalismo e curtição!

6. Goiânia (GO)

Com 500 metros quadrados, o Coletivo Centopeia existe há aproximadamente 36 meses e já auxiliou 220 profissionais. Segundo a própria definição, este é um coletivo destinado a colaborar com novas propostas culturais e empreendedores da capital goiana.

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

Os três pilares da coletividade são: a Escola Criativa, o Espaço Plural e a Potencializadora de Negócios. O intuito primordial é proporcionar um local criativo, inspirador, dinâmico e plural para todos os interessados.

7. Juiz de Fora (MG)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

Entre os melhores coworks do Brasil, é preciso apresentar o 3255 Coworking. Este foi um projeto pioneiro em Juiz de Fora e se expandiu tanto que já possui um evento anual. Com o nome de 3255 LAB, o acontecimento reúne empreendedores e estudantes do mais diferentes setores.

8. Vitória (ES)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

O FreeWork Vitória possui dois pontos de atendimento em Vitória, no Espírito Santo. Ao todo, são 50 unidades de trabalho compartilhado, salas reservadas e ambientes para reuniões privativas. É possível também contratar pacotes com direito a escritório virtual a fim de ampliar os seus negócios.

9. Cuiabá (MT)

No Mato Grosso, a oferta de coworking é muito forte na capital Cuiabá. Entre os points está a Ingá Negócios. O empreendedor pode contar com estrutura cool, recintos decorados e suporte com limpeza, segurança e secretária.

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

Outro diferencial é a ajuda para anunciar os seus serviços nas mídias sociais. Tudo para descobrir oportunidades entre os clientes e possíveis fornecedores, acabando por gerar alianças comerciais.

10. Campo Grande (MS)

Conectivo Coworking não apenas está entre os melhores coworks do Brasil, bem como foi o primeiro projeto no Mato Grosso do Sul. O objetivo primordial é formar uma estrutura integrada e alinhada com as novas tendências do mercado de trabalho.

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

Os clientes possuem mesas de trabalho compartilhadas e privativas, salas de reunião bem equipadas para realizar cursos e workshops. È possível também utilizar o endereço fiscal para abrir empresas e o endereço comercial para serviço autônomo.

11. Brasília (DF)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

O Distrito Federal também é um celeiro de boas ideias, especialmente, no Espaço Thook. Esta é uma casa voltada a incentivar o empreendedorismo, ações culturais, treinamentos variados e workshops. O espaço também possui um calendário extenso com eventos, cursos e apresentações artísticas.

12. Manaus (AM)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

Cardume The Place foi fundado há três anos na capital amazonense. Este é um espaço bem preparado e que pode receber até 10 profissionais. Os interessados podem se dividir entre a sala coletiva para trabalho e recinto fechado para reuniões e eventos particulares.

É importante frisar que esse é um dos escritórios compartilhados com funcionamento a semana inteira. O coworking impera de segunda a sexta-feira e os finais de semanas podem ser destinados para ações privativas (reuniões, treinos, oficinas, palestras, etc).

13. Maceió (AL)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

A K+ Soluções está entre os melhores coworks do Brasil e se localizada em Maceió, em Alagoas. Há oferta de estações de trabalho, recepção controlada, sala de recepção aos clientes, espaço para reuniões e até local para convivência.

14. Rio de Janeiro (RJ)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

EDX Coworking também faz parte do Top 10 do Coworking Brasil. O início das atividades ocorreu há três anos e engloba escritórios compartilhados, locais para treinamentos e salas para eventos.

15. Rio Branco (AC)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

O espaço físico do Escritório Casa Urbana tem 15 pontos a disposição dos empreendedores acrianos. Neste local, há espaço para guardar seus pertences, itens de escritório, cozinha, internet e serviço de impressão A4.

Outra vantagem reside no seu endereço privilegiado: Centro Empresarial – Centro da Cidade de Rio Branco. Um dos principais points de negócios da capital e um de concentração da população.

16. Fortaleza (CE)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

A Open House Coworking é um dos escritórios compartilhados no estado do Ceará. O lugar tem uma estrutura corporativa inovadora e com os itens indispensáveis para que profissionais de diversas áreas possam ter alto rendimento.

17. São Luis (MA)

A Criativa Coworking é um dos melhores coworks do Brasil e não exige pagamento no ato da instalação. Isso porque o cidadão pode levar seus equipamentos e desfrutar de tudo que está ao seu alcance. Há sala de atendimento e reunião e um auditório.

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

A cobrança é feita mensalmente, oportunizando até contar com serviço de motoboy, impressão, entre outros. Os móveis são totalmente ergonômicos e respeitam as medidas estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

18. Recife (PE)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

O Bunker Coworking é um local focado na economia compartilhada em Recife. A meta é estabelecer novas conexões e estimular uma rede de contatos entre profissionais autônomos e pequenos empreendedores pernambucanos.

19. Campina Grande (PB)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

O Zazen Cowork Space é o primeiro ambiente deste tipo em Campina Grande e merece entrar na lista dos melhores coworks do Brasil. A estrutura é de alto nível e temática busca se aproximar do conceito Zen Moderno.

20. Belém (PA)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

O HUB 728 não é apenas um local para praticar o coworking. É um abrigo para pessoas que necessitam de uma alternativa inovadora e econômica para triunfar no mundo dos negócios. Tudo isso através de muita interatividade, descontração e produtividade.

21. Natal (RN)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

Apesar do nome, o “The Office” é mais um dos escritórios compartilhados a disposição dos profissionais do Rio Grande do Norte. Lá, você encontra salas de reunião, salas privativas, unidades de trabalho e ajuda para fechar as suas negociações.

22. Aracaju (SE)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

O Prime Escritórios pode ser considerado um dos melhores coworks do Brasil pela localização inteligente em Aracaju. O endereço está na avenida mais nobre da capital do Sergipe e coladinho aos dois únicos shoppings Center. Ou seja, Prime oferece um excelente custo benefício aos seus clientes.

23. Palmas (TO)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

Pode até causar estranhamento à primeira vista, mas o Palmas Medical Coworking é capaz de atender a diversos segmentos. O fato é que a estrutura é ideal para comportar um consultório de pequeno porte com maca, balança e itens básicos. Mas, também atende adequadamente à profissionais de outros nichos.

24. Porto Velho (RO)

Conheça os melhores espaços de coworking de todo o Brasil!

O Hub Cowoking é um dos pontos de coworking no estado de Rondônia e está apto a receber empreendimentos de todos os campos de atuação. A intenção é estimular formas de trabalho colaborativo e co-criação.

Nota do editor:
Os espaços de coworking são excelentes ambientes de trabalho para profissionais autônomos e freelancers e, caso você esteja em busca de uma oportunidade independente, seja um redator Rock Content e trabalhe de qualquer lugar que quiser!
😉

banner levantada de mão redação