Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 27/11/2017. | Atualizado em 27/11/2017


Na internet, a conexão com negócios e empresas é muito mais fácil. E, se você quer ser um escritor na área, siga estes passos.

Você quer se tornar um blogueiro de sucesso, mas ainda não encontrou o nicho certo para colocar as suas habilidades em prática? É hora de considerar a possibilidade de se tornar um escritor de negócios. Nos últimos anos, o empreendedorismo ganhou destaque na nossa sociedade e cada vez mais pessoas largam os seus escritórios para tentar a sorte em uma carreira própria.

A maioria desses empreendedores é bastante diferente do que costumávamos conhecer. Você, provavelmente, se lembra que até um tempo atrás houve um boom na popularidade das franquias.

As pessoas até sonhavam em ter seu próprio negócio, mas não queriam exatamente lidar com todas as particularidades envolvidas em construir uma marca de sucesso. As franquias, portanto, eram uma alternativa viável para investir o dinheiro, ganhar independência e trabalhar com um modelo de negócios já consolidado e à prova do tempo.

Todavia, as coisas não são mais assim. Hoje, os empreendedores querem construir os seus próprios negócios do zero. Talvez, isso seja um sinal da crise ou um reflexo da tomada do mundo por uma nova geração: os millennials.

Mas por que é que nós estamos falando disso? Porque nunca foi tão vantajoso se tornar um escritor de negócios. Afinal, a demanda por conhecimentos nessa área aumentou drasticamente nos últimos anos, como evidenciamos acima.

Você acha que tem o que é preciso para ingressar nessa profissão? Os escritores de negócios devem ser pessoas particularmente curiosas, não podem parar de aprender nunca e precisam diferenciar sua produção de conteúdo por estarem inseridos num contexto tão competitivo.

Simplesmente escrever sobre negócios pode não ser o suficiente, mas escrever sobre o assunto sob a perspectiva de um estudante de uma área específica pode conquistar muitos leitores para o seu blog. O sucesso está em encontrar um nicho e fazer o máximo possível para agregar conhecimento àquelas pessoas.

Se você tem um interesse acentuado pela área de finanças, gosta de falar de novas ideias, vive antenado a respeito das novas startups que surgem a cada dia, essa pode ser a carreira para você. Todavia, o que é preciso fazer para se tornar, de fato, um escritor de negócios bem-sucedido?

Ao longo do artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre o que é preciso fazer para alcançar o sucesso nessa carreira. E lhe daremos dicas preciosas para começar a atuar no setor.

1. Compartilhe uma experiência pessoal

Uma ótima maneira de começar na carreira de escritor de negócios é compartilhando com as pessoas por meio da internet uma de suas experiências pessoais. Este tipo de conteúdo é extremamente valorizado. Ao permitir que as pessoas compartilhem da sua vida e conheçam melhor a sua história, você tem a oportunidade de construir autoridade e definir um espécie de marca própria.

Promover conteúdo criado por você, em um blog autoral, todavia, pode ser um grande desafio. Essa jornada vai ensiná-lo bastante e fazer com que você comece a entender melhor os desafios de ser um escritor de negócios.

2. Escreva um livro

Depois que você já tiver alguma experiência com o seu próprio blog e conseguir cultivar uma base de usuários, será hora de alçar voos mais altos. Fazer uma compilação dos conteúdos que você produz para a internet ou criar um material completamente inédito e publicá-lo como um e-book pode ser uma ótima ideia.

Especialmente na área de negócios uma coisa é percebida: as pessoas buscam conhecimento mais aprofundado sobre os assuntos. Produzir materiais complexos, como um livro, pode dar uma alavancada na sua carreira e abrir as possibilidades para novas oportunidades.

Um e-book pode ser distribuído gratuitamente, a fim de conquistar mais leitores para o seu blog, ou ser vendido entre a sua audiência. Essa é, portanto, também a oportunidade de ganhar uma renda extra e começar de fato a sua carreira como escritor de negócios.

3. Trabalhe como redator para blogs

Outra oportunidade para quem deseja se iniciar na carreira de escritor de negócios, mas está inseguro quanto a própria experiência e não acha que deveria lançar um blog agora é se tornar um escritor freelancer. Estes profissionais podem alugar os seus conhecimentos para empresas e publicar em seus blogs informações relevantes.

Essa é uma ótima maneira de treinar as suas habilidades e começar a construir um portfólio. Assim, quando você estiver mais seguro de si poderá fazer coisas como lançar seu próprio espaço virtual, como sugerimos acima.

4. Atue como freelancer

Mas nem só de blogs vive o homem. Há muitas empresas que produzem conteúdo direcionado para os seus clientes e precisam dos serviços de um escritor de negócios. É aí que você entra.

Newsletters, publicações em jornais e revistas e malas diretas que são enviadas para clientes, geralmente, precisam de um texto específico. Se você começar a atuar como profissional freelancer na escrita para negócios, poderá ser o responsável por esses tipos de materiais.

Essa é também uma oportunidade e tanto para ampliar os seus conhecimentos, familiarizar-se com os jargões do mercado e construir confiança para novas empreitadas.

5. Produza um curso online

Acha que tem a habilidade não só de escrever sobre negócios, mas também de ensinar o assunto pra outras pessoas? Você pode criar, então, um curso online.

Produzir vídeos e apostilas será o tipo de trabalho que construirá sua experiência como escritor de negócios e lhe dará a oportunidade de ser o gestor criativo de toda a sua produção. Além do mais, é uma tarefa que você pode executar simultaneamente às outras listadas aqui e que, definitivamente, gerará uma renda extra para você.

Crie cursos específicos para nichos de mercado e os hospede em plataformas especializadas, que lidam com a cobrança e providenciam toda a interface de ensino. O exercício de construir cursos com conhecimentos específicos definitivamente fará de você um escritor de negócios melhor.

Depois de tudo isso, ainda continua acreditando que ser um escritor de negócios é a melhor opção para você? Isso significa então que você está no trajeto certo. Todavia, esse caminho que vai transformá-lo em um escritor de negócios bem-sucedido é árduo e vai exigir algumas renúncias.

boa notícia é que, se você já é um escritor freelancer, as coisas podem ser um pouco mais fáceis. E a melhor notícias de todas: se você deseja iniciar seus passos, preparamos um material essencial para quem deseja iniciar na carreira freelancer. 

Como se iniciar na carreira de freelancer

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *