Por Adriana Testa

Publicado em 29/03/2018. | Atualizado em 09/01/2019


Já sabemos que uma boa estratégia de email marketing pode ser nossa melhor amiga. Mas para que isso aconteça, precisamos enviar o email certo, na hora certa e para a pessoa certa.

Você está montando uma estratégia de email marketing, mas ela não está assim tão pessoal? A conversão dos seus fluxos está baixa?

Provavelmente, você pode estar deixando seus fluxos de nutrição muito padronizados ou não está levando em consideração a persona do projeto em questão. Já pensou nisso?

Embora os emails de fluxos sejam automáticos, ainda podemos tomar algumas ações para torná-los menos comerciais, bem como deixá-los mais assertivos.

Para te ajudar a criar fluxos matadores e fazer a lead caminhar pelo funil de vendas até uma posição clara de compra, confira as dicas que separamos pra você!

E se quiser aprender tudo sobre redação para e-mail marketing, assista ao webinar com a Malu, nossa especialista no assunto. Nesse treinamento especial, vamos te ensinar as melhores práticas de escrita para e-mail e também sobre os próximos passos para começar a pegar esse tipo de tarefa!

Que tal vê-lo até duas vezes mais rápido e aprender melhor? Veja como fazer isso com o hack que ensinamos para aprender rápido e se torne especialista em fluxo de nutrição na metade do tempo!


Mantenha os assuntos curtos!

Sem um bom assunto, provavelmente, seu email não chegará a ser aberto e suas taxas de conversão podem despencar!

Pode-se considerar que um assunto bom possui uma média de 50 caracteres. Pode parecer pouco, mas a verdade é que ele precisará ser direto e deixar muito claro para quem o receber sobre o que se trata.

Uma boa dica aqui é escrever o que a pessoa que está recebendo o email pode esperar dele. Por exemplo, se ela baixou um Ebook, você pode enviar um email com o assunto “Seu novo Ebook está aqui!”. Isso deixa claro para ela o que está no email de uma forma sucinta.

Escaneabilidade

As pessoas batem o olho em um email como um scanner e, por conta disso, se enviamos um grande bloco de textos, sem separações ou algo que possa indicar os pontos principais, ele pode ser fechado logo em seguida.

O tempo médio de atenção de um ser humano é de 8 segundos, portanto, deixe as partes mais importantes do email em negrito ou itálico e utilize bullet points para estruturar as informações. Isso deixará seu texto mais fácil de ler e poderá esclarecer, de cara, sobre o que se trata.

Tenha uma postura consultiva

Ao manter uma postura consultiva em seus emails, você mostra ao leitor que está interessado em atender às suas necessidades.

Além disso, você também conseguirá mostrar para ele que você é uma referência e autoridade naquilo que está falando.

A abordagem consultiva também ajuda a estabelecer um diálogo que cria proximidade. Aproveite para usar o nome do leitor sempre que possível, isso vai facilitar a criação de uma conversa bilateral.

Foque na persona!

Focar na persona e tê-la bem definida é uma das chaves para o sucesso dos seus emails! Afinal, através de conteúdos perfeitos, será possível ajudá-la a solucionar seus problemas e a alcançar seus objetivos.

Nesse ponto, é preciso conhecer a persona o suficiente para poder adequar a linguagem dos fluxos. Ela se encontra mais no universo corporativo? Então, nesse caso, é indicado uma linguagem mais formal. Ela pertence ao público jovem/universitário, ligado às principais tendências pop, por exemplo? Nesse caso, você pode fugir um pouco às regras e ousar mais.

Outro ponto de atenção é o momento em que a persona irá receber aquele email! Afinal, enviar uma oferta para um usuário que não tem interesse no que está sendo oferecido pode acabar com todo o seu trabalho.

Se possível, também utilize o horário de envio a seu favor, de acordo com os hábitos e comportamentos da sua persona!

Erros para não cometer

Se você deseja criar fluxos de nutrição perfeitos para sua persona, existem também algumas dicas do que não fazer! Veja as principais aqui e fique por dentro para não cometer os mesmos erros!

Não prometa o que não vai entregar!

Não faça uma promessa falsa apenas por querer chamar a atenção de quem vai receber seus emails!

Mantenha o compromisso em seus fluxos, de enviar exatamente aquilo que foi prometido, caso contrário, a persona pode passar a não confiar mais em você. E isso pode comprometer a taxa de abertura completamente.

Evite emails muito longos

Emails longos normalmente são cansativos e vão parar direto na lixeira. Mantenha seus fluxos curtos e mostre, o quanto antes, a oferta ao leitor. Revise seus fluxos algumas vezes antes de configurá-los e tente eliminar todas as informações que podem ser cortadas.

Precisa de escrever uma mensagem maior? Então, coloque um texto tentador logo no início! Com isso, o usuário irá querer acompanhar o conteúdo até o fim.

Sem suposições!

Evite enviar frases que supõe que a persona tomou uma ação nos emails passados. Não é porque você enviou um link ou algum outro material que ela, de fato, o abriu ou tomou alguma ação, por exemplo.

Tenha claro quais são os caminhos que sua persona precisa tomar para receber o próximo email do seu fluxo e acompanhe em qual etapa do funil ela se encontra.

Gostou das nossas dicas para escrever emails perfeitos para sua persona? Quer aprender mais sobre como montar estratégias incríveis de email marketing para seus clientes? Então, confira agora mesmo o nosso Ebook de Produção de conteúdo para email marketing!

Posts populares com esse assunto