Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 17/04/2017. | Atualizado em 16/06/2017


Você gosta de escrever à noite? Este é o único horário possível para seus freelas de redação? Conheça o artigo que vai facilitar essa prática!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Historicamente, escritores e redatores são “seres noturnos”. O que Chuck Palahniuk, Kafka, Nabokov, Bukowski (você?) e tantos outros tinham em comum?

O hábito de escrever à noite. Muitas vezes, somente durante a noite.

Por que escrever à noite é uma prática tão adotada por grandes mestres e também tantos anônimos, iniciantes e freelancers? Descubra:

As vantagens de escrever à noite

O período noturno costuma ser muito mais silencioso do que o dia e, por ser fora do horário convencional da maioria das pessoas, oferece menos oportunidades para as improdutivas distrações.

Sem ligações do telemarketing, nada de vendedores, e-mails chegando, visitas inesperadas… quase nada pode ser cobrado ou resolvido nessa hora. Quando a noite cai, o redator fica a sós com sua inspiração e o seu computador.

Assim, o produtor de conteúdo pode imergir nas emoções, lições e experiências acumuladas ao longo do dia, ainda frescas na memória. Ingredientes que, quando trabalhados com criatividade, são a base para uma redação encantadora!

Contudo, apesar do glamour dos escritores notívagos, não é todo mundo que consegue escrever à noite.

Muitos redatores, infelizmente, só têm esse horário disponível para trabalhar, mesmo que não se sintam criativos nesse período. Muitas vezes, já estão exaustos de um dia cansativo no escritório ou na sala de aula.

Se você se identifica com o caso acima ou apenas deseja melhorar a sua produção de conteúdo à noite, siga as dicas a seguir:

Muito além do café: dicas para vencer o cansaço

Se o silêncio e a concentração são grandes vantagens de escrever à noite, sem dúvidas o cansaço é o grande desafio a ser superado. Ele leva a uma cruel (e muitas vezes injusta) briga entre o seu corpo e a sua mente.

Sorte que, ao longo do tempo, escritores e redatores do mundo inteiro conseguiram construir um arsenal de técnicas para vencer a grande batalha contra o cansaço.

Mas, antes de compartilhar as dicas, um aviso: não existe hack de produtividade maior — de dia ou de madrugada —, do que ter um corpo saudável. Mente e músculos dispostos são fundamentais para a boa fluidez de qualquer trabalho. E, portanto, as horas de sono são fundamentais para manter as engrenagens funcionando.

Por mais que você passe a noite trabalhando, foque em manter uma média saudável de horas dormidas. Ou você criará uma enorme bola de neve que se voltará contra o seu próprio trabalho.

Quanto menos horas você dormir, mais cansado e desconcentrado ficará quando precisar escrever nas noites seguintes. Consequentemente, o tempo para criar um bom texto aumentará, obrigando você a dormir ainda menos na noite seguinte e por aí vai.

Uma espiral que sempre termina do mesmo triste jeito: um redator exausto, que acaba se queimando com os clientes por entregar um trabalho com uma qualidade abaixo do que ele é capaz.

Durma e faça pausas periódicas para descansar, mesmo à noite. Isso te ajudará a vencer o cansaço e produzir melhor sem sacrificar as sagradas horas de bom sono.

Acelere o metabolismo

Após um dia ativo, ao cair da noite o organismo humano começa a desacelerar. É o corpo naturalmente se preparando para entrar em estado de repouso, algo tão habitual que acontecerá mesmo se o dia não tiver sido tão exaustivo assim.

Se deseja dar um “chega pra lá!” no cansaço, é essencial que procure formas de acelerar o metabolismo e manter o corpo e o cérebro ativos.

Uma forma tradicional e saudável de aceleração do metabolismo é a realização de pequenas séries de exercícios aeróbicos leves. Além disso, o consumo de substâncias energéticas naturais também pode ajudar.

Beber café durante a noite pode ser um pouco agressivo, não acha? No entanto, é possível acelerar o metabolismo ingerindo alimentos e bebidas muito mais amigáveis, como:

  • maçã;
  • água;
  • amêndoas;
  • gengibre;
  • canela;
  • guaraná;
  • erva-mate;
  • chá-verde.

Além disso, se manter mastigando é uma excelente forma de manter o metabolismo acelerado.

Mas cuidado com a alimentação! Comida pesada e excesso de gordura prejudicam a atividade corporal, já que a energia que deveria ser investida para manter a mente funcionando será redirecionada para digestão.

Um triplo x-bacon ou uma lasanha 4 queijos gigante podem parecer deliciosas opções de companhia para uma noite de escrita, mas dê preferência para petiscos leves e saudáveis.

Para manter o metabolismo ativo, ingerir pequenas quantidades de comida espaçadamente é bem melhor do que consumir uma grande quantidade de uma única vez.

Drible as distrações

Não é porque as distrações são menores no período noturno que elas simplesmente não existem. Entretanto, a grande vantagem é que você tem muito mais controle sobre elas.

Desconecte seu smartphone da internet. Provavelmente, durante a noite, não haverá assunto que não possa ser discutido no dia seguinte. Se for realmente urgente, como um acidente, ligarão para o seu número.

Se quiser se certificar, avise aos contatos mais próximos que você estará disponível apenas para emergências.

Além das distrações que outras pessoas provocam, agora vamos tratar da auto-sabotagem. Por exemplo: para quebrar o silêncio da solidão noturna, muita gente tem o hábito de deixar a TV ligada.

Mesmo que em um volume baixo, a mera existência de uma aparelho piscando luzes e imagens será uma fonte de distração. Se você faz questão, dê preferência a sons e músicas suaves, de preferência usando fones de ouvido.

Dicas para vencer a procrastinação

A procrastinação, na maioria das vezes, tem origem no fato de não nos sentirmos seguros ou motivados o suficiente para iniciarmos um texto. Por isso, por mais óbvio que seja, a melhor forma de não procrastinar é simplesmente começar a fazer. Do jeito que for possível.

Jogue algumas palavras na página em branco sem preocupações, anote pequenos trechos das referências para tirar insights… Qualquer método ou atitude vale, o importante é dar o primeiro passo.

Uma dica de ouro é, antes de investir no conteúdo, escrever os intertítulos e palavras-chaves a serem desenvolvidos no texto. Divida a sua redação em partes e depois alinhe e afine o conjunto nas revisões.

Você ainda não se sente capaz de escrever à noite, mesmo depois dessas dicas? Para piorar, você não pode escrever em outro horário? Não se desespere!

É normal existirem pessoas que funcionem melhor no período matinal, mas nada que supere a força do hábito. Por isso, estabeleça uma meta diária mínima, pode ser uma página oualgo em torno de 300 palavras. Pode ser difícil no começo, mas você perceberá a diferença em pouco tempo.

Desapegue-se, escreva sem muitas cobranças em relação à qualidade. Melhor escrever pouco do que nada. Em seguida, dê uma pausa e revise o conteúdo algumas horas depois. Com o tempo, você acumulará prática e conseguirá produzir mais e melhor quando for escrever à noite. Ou em qualquer horário.

Inclusive, um bom jeito de adquirir confiança é através de algumas técnicas que reunimos para melhor a escrita em apenas 28 dias. Se você curtiu as dicas de hoje, confira esse post e ganhe a experiência desejada!

Posts populares com esse assunto