Por Renata Figueiredo

Publicado em 25/01/2021. | Atualizado em 26/01/2021


Como mais uma forma de produção de conteúdo digital, os podcasts são uma poderosa mídia para o engajamento do público!

Os podcasts já são parte da rotina de muita gente. Mais do que isso, eles representam uma modalidade de consumo de conteúdo bastante prática, pois permitem que você faça qualquer outra atividade sem a necessidade de estar 100% dedicado a eles.

Justamente por isso, não é surpresa nenhuma que nos últimos anos tenha havido um grande crescimento de produções desse nicho. Com o roteiro certo, eles são uma ótima oportunidade para engajar o público.

No entanto, para quem quer começar o seu projeto, podem surgir várias dúvidas a respeito dos equipamentos para podcast. Qual microfone usar? Como gravar e editar um podcast? Onde fazer? Pensando nisso, nós aqui da Rock resolvemos esclarecer algumas das principais perguntas sobre os equipamentos. Confira!

Como os podcasts estão ajudando a produção de conteúdo?

Em termos de números, quando pensamos em podcast, os últimos anos demonstram uma tendência positiva de crescimento. Em 2019, o segmento cresceu 67%, já no ano passado, de acordo com o relatório da Voxnest, esse número quase dobrou — em janeiro o índice era de 103%. Por esses números já dá para entender o quanto esse segmento de produção de conteúdo digital veio para ficar. Mas, o que explica esse crescimento todo?

Os nossos padrões de rotina não permitem que tenhamos tanto tempo para o consumo de mídia. A própria configuração da nossa atenção mudou, pesquisas apontam que só conseguimos prestar atenção em algo por oito segundos. Para comprovar essa ideia, basta observar como as propagandas no YouTube têm apenas 5 segundos para capturar sua atenção e despertar curiosidade.

Conteúdos que necessitam de um nível maior de concentração, dependendo do tipo de assunto, podem ter dificuldades em serem atrativos. É aí que o podcast se diferencia, pois esse formato tem uma capacidade maior de flexibilidade em termos de rotina. Ele se adapta a qualquer tipo de cotidiano, por não precisar que o usuário fique ali prestando atenção a todo momento, e ainda assim consegue fornecer informação.

Guia Completo de Produção de ConteúdoPowered by Rock Convert

O que é preciso para fazer um podcast?

Agora que você entendeu por que esse tipo de conteúdo é uma boa oportunidade para a sua estratégia de marketing, vamos mostrar o que é preciso para fazer o seu. Confira!

1. Espaço

Primeiramente, antes de iniciar qualquer compra, é preciso ter o espaço adequado. Não se assuste, não é necessário nenhum grande estúdio de gravação, com paredes acústicas e muitos equipamentos. Contudo, manter alguns cuidados para que os ruídos externos não afetem o seu podcast é importante. O ideal é contar com uma sala pequena e com um bom isolamento, fugindo de locais que estejam muito perto da rua.

Para evitar o eco, invista em carpetes, cortinas e tapetes, eles ajudam a minimizar esse efeito — pelo menos até que você tenha condições de comprar materiais à prova de som. Além disso, cuidado com suas acomodações, como cadeiras, computadores, ventilador etc., já que esses objetos podem fazer barulhos.

2. Microfones

Os microfones são equipamentos importantes para os podcasts, afinal, são por eles que serão gravadas as vozes. Nesse caso, há dois tipos que devem ser considerados: os dinâmicos e os condensadores.

O primeiro tipo não capta tanto o ruído do ambiente, então, se você está produzindo o seu podcast em casa, ele é a melhor escolha, além de ser mais barato. Já os microfones condensadores são bem mais sensíveis ao que acontece ao redor e também possuem um áudio superior.

Atenção aos conectores: USB é um tipo de entrada que está em todos os tipos de computadores, por isso tende a ser uma escolha mais fácil. Porém, você encontrará também o XLR, que necessita ser conectado a uma interface para conseguir gravar no computador. Esses microfones são mais complexos, por isso são ideais para produções maiores em que é necessário utilizar muitos equipamentos e há poucas entradas.

3. Fones de ouvido

O segundo item fundamental para que toda a parte de produção do som seja bem-feita é o fone de ouvido. Existem diversos tipos no mercado, desde os auriculares, in-ear, que representam a categoria de fones pequenos, até os on-ear e over-ear, que são os headphones.

Para a gravação de um podcast, o mais importante é que os ruídos internos não vazem. Nesse ponto, fones in-ear, on-ear e over-ear são as melhores alternativas. Atenção para o último caso, pois há modelos abertos e semiabertos em que o som tende a vazar, por isso dê preferência aos fechados.

4. Interfaces de áudio ou mixer

No tópico sobre microfone, explicamos que os modelos com conector XLR precisam de uma interface para que o som seja captado pelo computador. Esse tipo de aparelho é responsável por digitalizar o áudio analógico. Você também pode escolher um mixer, mas esse equipamento é ideal para produções mais específicas, em que é importante alterar cada entrada de áudio.

Caso um convidado do podcast tenha uma voz mais baixa ou queira destacar um participante durante a conversa, pode ser interessante ter esse aparelho para conseguir equilibrar o volume.

5. Software de gravação e edição

Existem diversos no mercado, e é por essa razão que a escolha pode ser um pouco mais complicada. O que você deve prestar atenção é em relação às funcionalidades disponíveis, é interessante que ele possa editar diferentes entradas, realizar cortes, ampliar o volume e remover ruídos. Além disso, ele precisa permitir que você adicione outros sons para incrementar o seu podcast, como música e outros efeitos.

Listamos alguns programas de edição de som que valem a pena dar uma olhada: Audacity, Garage Band, Easy Voice Recorder, entre outros. Se você tiver conhecimentos mais avançados, existe ainda o Adobe Audition.

Até aqui, apresentamos quais são os equipamentos para podcast mais importantes e mostramos como esse tipo de conteúdo tem ganhado espaço e atenção. Nesse ponto, é importante saber que produzir podcasts é uma excelente forma de gerar oportunidades de negócio e fidelizar o seu público, pois ele ajuda a estabelecer confiança, melhorar as habilidades de comunicação com sua audiência e fornecer melhor reconhecimento.

Com a estratégia certa, é possível utilizar esse mecanismo para divulgar seus produtos e serviços ou até ser uma forma de captar clientes caso você seja freelancer.

Inclusive, se você está procurando oportunidades para crescer como profissional, adquirir experiência e atrair mais pessoas para seus conteúdos, veja como a Rock Content pode ajudar a alavancar sua carreira!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *