entenda como parar de procrastinar

Entenda como parar de procrastinar e começar a executar as tarefas

A maior dificuldade das pessoas que querem saber como parar de procrastinar é justamente começar uma atividade. Mas quando se envolve, você direciona suas energias para esse propósito e deixa de pôr empecilhos para fazer a tarefa.

O dia está começando e você tem uma série de tarefas a cumprir. Acorda empolgado, mas sente que é difícil dar início aos trabalhos. Olha o celular primeiro, vai tomar mais um café, lembra de mandar uma mensagem para um amigo, e a hora passa sem que você comece a produzir.

Deixar para depois o que precisa ser feito já chama-se procrastinação. Mas por que tanta gente é craque nisso? Muitas vezes é porque queremos uma recompensa imediata e não conseguimos nos dedicar a algo que só será concretizado a longo prazo.

No entanto, isso é prejudicial para a vida profissional e pessoal. Você pode ficar frustrado e perder oportunidades ao deixar de estudar e, assim, não conseguir um diploma de uma das profissões mais bem pagas do mercado, por exemplo.

A boa notícia é que dá para modificar esse hábito! Confira nosso post e veja como parar de procrastinar e organizar a rotina!

Dê o primeiro passo

Se adiar o cumprimento das tarefas é um obstáculo que você precisa vencer, experimente dar o primeiro passo. Se tem um livro para estudar, por exemplo, estipule que vai ler somente o primeiro capítulo naquele momento e não a obra toda. Isso mesmo! Estabeleça uma meta bem fácil de atingir.

Desse modo, você começa os estudos e, ao completar o que estipulou, se sentirá realizado para dar continuidade. A maior dificuldade das pessoas que querem saber como parar de procrastinar é justamente começar uma atividade. Mas quando se envolve, você direciona suas energias para esse propósito e deixa de pôr empecilhos para fazer a tarefa.

Planeje seu dia

Está difícil cumprir todas as suas atividades? Então planeje seu dia e faça a gestão do tempo. Você pode usar uma agenda de papel, uma planilha no computador ou um aplicativo e colocar as tarefas por período. O importante é dividir o seu dia de acordo com seus compromissos.

Com isso, você não deixa de estudar porque considera que naquela hora é o melhor momento para ir na academia, por exemplo. Essa organização vai permitir que você cumpra o que foi proposto, deixando a procrastinação bem longe.

Gerencie as emoções

Quem quer saber como parar de procrastinar e organizar a rotina deve aprender não só a gerenciar o tempo, mas também as emoções. Você sabia que o hábito de se esquivar de suas tarefas pode ser um medo de falhar, ou seja, de não conseguir entregar o trabalho como deveria?

Por isso, faça um exercício de autoconhecimento e trabalhe a autoconfiança, mentalizando suas habilidades profissionais e pessoais. Você vai perceber que é capaz e conseguirá pôr a mão na massa!

Caso sinta alguma dificuldade, esteja aberto ao aprendizado: procure um curso de qualificação e fique mais seguro de suas competências.

Estipule pequenas recompensas

O ser humano gosta de receber elogios e recompensas. Então, um truque para ficar longe da procrastinação é dividir suas tarefas em blocos e ganhar pequenas recompensas pelas etapas cumpridas.

Ao terminar a primeira parte de um projeto, você pode parar e tomar um suco ou comer um chocolate. Já ao cumprir a segunda parte, você ganha um pequeno intervalo de descanso. Mas atenção: esses pequenos prêmios não podem ser motivo para abandonar as atividades. Não se esqueça de que você deve concluí-las!

Fuja das distrações

Talvez o verbo procrastinar seja tão popular hoje por conta do mundo de distrações que temos ao nosso redor. Pense no que geralmente impede você de começar uma tarefa? Será que respondeu que é o celular?

Acreditamos que só dar aquela espiadinha no aparelho é algo rápido, que não vai atrapalhar nosso trabalho ou estudo. Mas as redes sociais, como Facebook, e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, podem tomar toda a nossa atenção e tempo.

É difícil desligar, afinal tem tanta informação, fotos e vídeos para olhar, comentar e compartilhar, não é mesmo? Por isso, se você precisa de dicas de como parar de procrastinar, uma delas é fugir das distrações.

Por isso, deixe os eletrônicos — como o smartphone — longe de você ou desligados. Dessa maneira, qualquer sinal sonoro ou visual não vai impedir que você dê início aos seus trabalhos.

Além disso, você deve organizar o local de estudo, deixando somente o essencial por perto. Uma mesa bagunçada, com muitos papéis e objetos, também vai roubar sua concentração e ânimo para começar suas tarefas.

Faça planos que incluam os imprevistos

Por mais que você se esforce para não deixar uma tarefa para depois, não consegue evitar os imprevistos que podem atrapalhar toda a sua rotina. Por isso, faça planos que incluam eventos que você não pode controlar.

Uma estratégia é começar a executar suas tarefas com antecedência. Por exemplo, se a internet falhar, você ainda tem tempo hábil de terminar o que começou.

Se a sua meta é caminhar no final da tarde, mas você viu na previsão do tempo que certamente vai chover naquele horário, por que não antecipar esse compromisso?

Com isso, mesmo que algo ocorra independentemente da sua vontade, você consegue realizar suas obrigações daquele dia, o que traz ânimo para seguir em frente.

Mentalize os resultados futuros

As pessoas procrastinam e não conseguem organizar a rotina porque pensam a curto prazo. Querem resultados rápidos e não conseguem dar andamento nas etapas de um projeto maior, que ainda pode levar um tempo para ser concretizado.

No entanto, é importante pensar no valor das pequenas tarefas que você precisa cumprir, como estudar para a faculdade ou para uma pós-graduação. É preciso mentalizar que, dedicando-se ao curso, você terá um diploma que trará vantagem competitiva no mercado de trabalho. Estudar exige esforço, mas visualize a carreira de sucesso que você terá se conseguir vencer todas as etapas.

Viu só como parar de procrastinar é possível e pode mudar sua vida profissional? Ao organizar a rotina, mentalizar resultados futuros e ficar longe das distrações, você conseguirá abandonar o hábito de “empurrar as coisas com a barriga”. Com isso, passará a se dedicar mais e ter prazer nas atividades que executa.

Gostou das nossas dicas para não deixar suas atividades para depois? Então compartilhe essas ideias com seus amigos nas redes sociais!

Conteúdo produzido em parceria com a equipe da UniNorte.

Nota do editor:

Ser produtivo não é fazer mais coisas em menos tempo, mas fazê-las de uma forma que realmente trarão resultados e retornos positivos. Confira nosso Quadro da Produtividade para se organizar e despender tempo com o que realmente importa!

Quadro de Produtividade Para FreelancersPowered by Rock Convert