Por Guilherme Pimenta

Designer e escritor, percebi que era melhor desenhando com palavras.

Publicado em 12/05/2020. | Atualizado em 09/04/2020


A análise de dados por muito tempo ficou conhecida como prática para grandes empresas — com analistas, equipes especializadas e investimentos vultuosos. Só que a realidade hoje é bem diferente! Com foco em sua carreira e apoio da tecnologia, um freelancer pode utilizar o mesmo poder para entender melhor seu público, atrair mais clientes e planejar o seu futuro.

Quando a gente ouve falar ou lê sobre análise de dados, geralmente é em um contexto bem corporativo. São empresas enormes usando sistemas e volumes de informação absurdos para montar modelos de negócio e planejar estratégias.

Isso não é muito a sua praia? Tem certeza? Hoje eu quero convencer você de que é hora de prestar um pouco mais de atenção no assunto!

Vamos, então, esclarecer sobre o que os dados podem fazer pela sua carreira de freelancer. Veja por que essa preocupação é para todos e como você pode transformar sua rotina e ter sucesso a partir desse tipo de informação.

Por que o freelancer deve atuar mais como uma empresa

Quando a gente pesquisa sobre o assunto, percebe que até para o mercado em geral há uma resistência quanto a análise de dados: a impressão é de que se trata um negócio maçante, que exige investimentos e profissionais especializados para obter grandes resultados.

Mas será que é assim mesmo? Informação, hoje, não é tão difícil de acessar, armazenar ou analisar. Existem diversas ferramentas e metodologias para isso, focadas para grandes usos ou pequenas mudanças.

A verdade é que, atualmente, o cenário para um freelancer se assemelha bastante ao de empresas: muita concorrência, muitos canais de divulgação e a necessidade de investir bem nas estratégias certas.

A grande diferença é que muitos profissionais autônomos ainda não atuam como um negócio, mas de maneira informal e inconstante. É difícil manter a carteira de clientes, é difícil divulgar, é difícil evoluir na própria carreira.

O que as organizações já perceberam é que tudo isso pode ser aprimorado quando usamos análise de dados da maneira certa, seja para uma equipe inteira de funcionários, seja para uma pessoa.

É aí que essa busca por inteligência de negócio impacta positivamente na vida de um freelancer. De um lado, o mercado exige cada vez mais profissionalismo. De outro, grande parte da concorrência ainda não atingiu esse nível. Entre essas duas realidades, há muito espaço para você crescer.

Como incluir análise de dados no seu trabalho de freelancer

Que tal, então, transformar análise de dados em um diferencial para seu trabalho? Veja os aspectos da sua rotina que podem se beneficiar do uso inteligente de informações e como eles impactam suas estratégias de divulgação e atração de novos clientes.

Conhecendo melhor a sua persona

Uma coisa que todo freelancer sabe é que não adianta muito ir atrás de novos clientes sem saber que tipo de pessoa ou empresa vai se identificar mais com o seu trabalho.

Você, provavelmente, já tem sua buyer persona definida, então por que não conseguir mais informações sobre ela? É interessante, por exemplo, buscar pesquisas e estudos já prontos e de grande volume que falem um pouco mais sobre hábitos e desejos de perfis de público similares àqueles para o qual você divulga.

Compare esses números com o conhecimento prévio que você já tem de seus clientes. Entenda a relação entre demandas e expectativas. Sabendo melhor o que o público quer, você entrega muito mais do que seus concorrentes.

Entendendo melhor o mercado

Falando em concorrentes, seu trabalho não é uma ilha. O que outros freelancers estão fazendo? O que dá certo que você pode copiar, e o que dá errado que você evitar?

Esse estudo é tão comum que tem até nome: benchmarking. São informações sobre o próprio mercado que ajudam você a se posicionar melhor perante o público e criar uma marca mais forte para o seu trabalho.

Aprimorando seus canais de atração

O meio mais comum para freelancers se divulgarem é o marketing digital. Mas você sabe o quanto de esforço precisa colocar nele para o retorno que está tendo em novos clientes?

Aqui uma dica interessante é pesquisar estratégias de análise de dados para e-commerces. O material existente já é bem rico e a forma de aquisição parecida com a sua.

Por exemplo: você tem analytics no seu site, blog ou portfólio? Esse tipo de dado é bem útil para identificar de onde vêm seus clientes, como eles ficam sabendo do seu trabalho e que estratégias podem reforçar esses canais — como as redes sociais que engajam mais sua persona.

Projetando mudanças no futuro

Se existe uma forma de prever o futuro, a análise de dados é o meio que chega mais perto disso — a não ser que você encontre uma bola de cristal por aí.

Com o foco certo sobre informações de público e de negócios, é possível revisar o passado, entender o presente e ter noção dos caminhos que o mercado vai seguir a partir de agora.

É claro que nada é totalmente previsível, mas algumas situações ficam claras antes de virarem tendência. Será que seus clientes não estão buscando um tipo de trabalho diferente? Será que não está surgindo uma nova ferramenta que pode ajudar você a produzir mais e melhor?

Planejamento é importante para grandes empresas e para freelancers talentosos. A diferença talvez esteja no escopo, mas o que todo mundo quer, no fim, é ter realização profissional e pessoal fazendo o que gosta.

Use a metodologia OKR para alcançar suas metas!Powered by Rock Convert

O que você ganha analisando dados

A lista focou nas grandes áreas em que a análise de dados beneficia a rotina do freelancer: divulgação, conhecimento de mercado e estratégias para atrair mais clientes.

Mas qual é o ganho prático dessa estratégia? Por que é hora de você pensar no seu trabalho mais como uma empresa, com inteligência de negócio? Eu explico!

Esteja sempre à frente da concorrência

Conforme ressaltado, conhecer melhor o público e o mercado permite enxergar novas oportunidades: expectativas não atendidas, o que satisfaz o cliente, novas formas de abordar processos produtivos etc.

Quem analisa dados, sabe onde está e para onde ir. Evita estagnação para não deixar seu trabalho obsoleto. Essa imagem de inovação e de modernidade é importante para se destacar.

Melhore a agilidade e a qualidade da entrega

Pense nisto: se você identifica demandas e tendências, sabe antes dos outros freelancers como atender melhor seus clientes e que ferramentas vão trazer novidades para sua marca.

Análise de dados permite ações mais concretas e objetivas. Você entende como divulgar melhor, como entregar melhor, como atender melhor. Isso faz muita diferença até no valor do seu trabalho.

Tenha mais reconhecimento

A pessoa que sabe analisar dados tem mais controle sobre o quanto gasta para produzir, o quanto deve cobrar, quais prazos são bons para o cliente sem afetar a qualidade do produto final.

Ou seja, com mais informações à disposição, você passa uma imagem mais profissional. O público começa a enxergar você como uma empresa, porque você planeja como uma. É a chave para conquistar clientes maiores.

Trace um caminho para a sua carreira

E que tal usar informações também para seu próprio aprimoramento? Você já deve ter ouvido falar sobre indicadores de performance: dados que são monitorados seguindo um parâmetro e uma metodologia que apontam a evolução do seu desempenho ao longo do tempo.

Crie alguns desses para você e vai perceber a diferença no seu trabalho. Pode ser o tempo para realizações de tarefas, a quantidade de processos do início de um projeto até o final, o uso de recursos, o quanto você ganha por job, em média, etc.

Assim como um negócio, você vai encontrar nesses indicadores formas de otimizar e agilizar o trabalho, além de identificar pontos fortes e fracos que podem ser trabalhados para crescer na sua carreira.

Análise de dados não é só coisa de empresa grande — é uma fonte de ideias e planos que está à disposição de quem quiser fazer esse esforço. E pode ter certeza: só de se preocupar com o assunto e ir atrás dele, você já está à frente da maioria dos seus concorrentes.

Que tal então continuar profissionalizando a sua carreira de freelancer? Venha ler nosso e-book com um guia completo para se tornar um MEI!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto