hábitos para eliminar da rotina

O que você pode eliminar da sua rotina a partir de hoje

Hábitos podem ser bons ou ruins. Os ruins podem prejudicar até a sua performance como produtor de conteúdo. Confira alguns hábitos que podem estar atrapalhando o seu desenvolvimento e entrega!

Todos nós temos hábitos para eliminar da rotina. Quer eles sejam quase vícios — como passar muito tempo no celular — ou pequenos erros e manias podem prejudicar a produtividade e a lucratividade de um freelancer.

Que tal conhecer alguns desses hábitos e descobrir de uma vez como eliminá-los da rotina? Confira agora!

Guardar todo o dinheiro em um só lugar

É muito comum, principalmente quando ainda somos mais jovens, administrar mal o próprio dinheiro. Afinal, queremos comprar uma porção de coisas e, muitas vezes, não sabemos nada sobre investimentos. Esse hábito para eliminar da rotina deve ser uma das suas prioridades.

Largar todo o dinheiro na conta corrente faz com que estejamos mais propensos a gastar. Também é muito pouco lucrativo. Até uma poupança pode ser mais eficiente na hora de ter uma reserva financeira — embora ela renda só um pouquinho todo mês.

Tirar uma parte do que ganha e armazená-la em outro lugar não vai lhe prejudicar quando precisar de um dinheiro extra. Pelo contrário. Esses reais estarão lá, guardadinhos para imprevistos, como a compra de um equipamento que quebrou ou uma conta que você não esperava.

Comer mal e com pouca frequência

Os freelancers são culpados desse péssimo hábito: passar muitas horas sem comer e depois comer demais. Não é porque você trabalha em casa, ou não sabe cozinhar muito bem, que precisa se alimentar como quando ainda estava na faculdade. Se conseguir mudar esse hábito enquanto ainda estuda, melhor ainda!

Alimentar-se de maneira correta é fundamental para conseguir ter a melhor performance no seu trabalho. E ajuda você a poupar muito dinheiro que gastaria em consultas médicas.

Passar tempo demais no celular (ou nas redes sociais)

Estamos superconectados e isso faz com que acreditemos que estar online o tempo todo é fundamental. Porém, quantas coisas você conseguiria fazer se não respondesse todas as mensagens que recebe automaticamente. Ou se conseguisse ficar um tempinho fora do Twitter?

É normal querer estar por dentro de tudo e é incrível que possamos fazer isso hoje em dia. Até pouco tempo atrás, para saber de uma notícia, precisávamos esperar o jornal. Todavia, será que você não passa tempo demais na internet e de menos na conclusão das suas tarefas?

Temos uma ferramenta para lhe ajudar: o QualityTime é um app que acompanha quanto tempo ficamos na web e nos mostra até quantas vezes desbloqueamos o telefone (em geral, sem motivo algum).

Dormir menos do que deveria

A gente entende: quando se trabalha muito, todo o tempo que podemos passar fazendo aquilo que gostamos pode ser difícil de alcançar. Qual foi a última vez que viu sua série favorita ou simplesmente passou um tempão conversando com os amigos no WhatsApp?

Essas atividades, porém, quando feitas em detrimento de uma boa noite de sono podem deixá-lo como um zumbi no dia seguinte. É preciso dormir por pelo menos 6 (mas idealmente por 8) horas. Isso lhe garantirá energia para trabalhar de uma forma tão produtiva que não terá que deixar o sono para lá para conseguir assistir a Game of Thrones.

Não planejar para o futuro

Todo freelancer precisa começar imediatamente a planejar o futuro. Economizar dinheiro e pensar em aposentadoria não são coisas que você vai querer fazer quando tiver seus cinquenta anos.

O ideal é poupar, de pouquinho a pouquinho, desde o início da sua vida profissional. Mas, se ainda não fez isso, não é preciso se preocupar: ainda dá para contornar a situação e garantir um futuro tranquilo, no qual pode se dedicar integralmente aos seus hobbies.

Que tipo de futuro você quer ter? Esse software da Target permite calcular exatamente quanto deve acumular para manter o padrão de vida ideal na melhor idade.

Onde você quer estar daqui a 5 anos? Montamos um quiz para ajudá-lo a seguir seus sonhos e criar metas reais!

Ser menos assertivo do que deveria

Tem um cliente que está sempre fazendo demandas mais complexas do que as anteriores, mas não está disposto a pagar por isso? Ou trabalha em parceria com alguém, todavia tem sempre que fazer mais tarefas que o seu colaborador?

Talvez esteja lhe faltando um pouco mais de assertividade. Ser assertivo é conseguir conversar com as pessoas e equilibrar o que elas esperam e o que você pode oferecer.

Desenvolver mais assertividade ajuda freelancers a manter-se sãos. Ela vai ajudá-lo a fechar contratos com clientes, conquistar novos parceiros e dar conta de todo o recado.

Nunca tirar férias

Qual foi a última vez que você tirou férias? Não estamos falando de fazer uma road trip ou de ir para Fernando de Noronha. Apenas o fato de parar de trabalhar por algumas semanas, mesmo que não faça a viagem dos seus sonhos, é o bastante para colocar a sua cabeça de volta no lugar e renovar as energias.

Não há nada mais comum do que freelancers não tirarem férias. E isso é prejudicial para a saúde e produtividade deles. Por isso, planeje-se e reserve pelo menos duas semanas no ano para não fazer uma tarefa sequer.

Pegar mais trabalho do que consegue entregar

Por último, precisamos falar sobre a quantidade de jobs que você acumula: sabia que isso faz mal? É, trabalhar demais, ou, pelo menos, ultrapassar aquele limite do que consegue fazer pontualmente e com qualidade não gera bons resultados.

Primeiro porque as suas entregas ficam aquém das expectativas. E, em seguida, por ficar exausto. Parar de aceitar todos os trabalhos que chegam até você, encontrando os limites do que consegue concluir, é imprescindível para ser um freelancer de sucesso.

Ser um freela melhor, ganhar mais dinheiro e viver uma vida equilibrada e produtiva são coisas que estão ao seu alcance. Mas parar de se sabotar é o único jeito de chegar lá. Por isso, confira quais desses erros comete todos os dias e acompanhe-os de perto para ver o quanto tem prejudicado você.

Além de conhecer os hábitos para eliminar da rotina listados aqui — e as dicas que lhe ensinamos para fugir deles — que tal utilizar recursos de autoconhecimento para descobrir exatamente o que tem atrasado a sua vida? Conheça a ferramenta Roda da Vida e aprenda a usá-la a seu favor!